As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

5 tendencias poderosas de marketing na saude para 2020 - Doctoralia

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.

E o que esperar neste 2020 quando se trata de marketing digital em saúde? Quais são as estratégias que farão a diferença? Como estar preparado para todas as mudanças que chegarão? É o que contaremos neste artigo!

5 tendências de marketing para 2020 na área da saúde 

bullet point1) Mindful marketing: o poder do agora

A maioria dos profissionais de saúde comete o mesmo equívoco: se concentram demais em estratégias para o futuro e se descuidam do que está acontecendo no momento presente

É justamente onde se aplica o mindful marketing ou marketing consciente, uma tendência que chega com força este ano e se reflete em posicionar os pacientes e suas necessidades no centro de tudo, tendo o presente como base.

Quer dizer que você deve deixar de planejar a longo prazo? Claro que não! Preparar-se para o futuro é muito importante - e para isso você precisará de um plano de marketing digital adaptado aos seus objetivos. Entretanto, também é importante considerar os acontecimentos do dia a dia para se adaptar às novas gerações de pacientes. Eles estão em busca de um especialista diariamente e você deve estar presente nos resultados dessas buscas, que mudam todos os dias.

ico-object-bulb-turquoiseComo aproveitar?

Pense o que acontece cada vez que um novo paciente visita seu perfil na Doctoralia ou em uma rede social: ele encontra informação relevante sobre você e seus endereços de atendimento atualizados? Pode achar opiniões recentes dos pacientes que já se consultaram com você, assim como ver os horários disponíveis de seu consultório ou clínica?

Se sua resposta foi não, esse é o momento de completar ao máximo o seu perfil na Doctoralia. Isso porque um perfil completo te ajudará a aproveitar o imediatismo que a internet oferece quando o paciente busca um profissional.

Além disso, se atente ao que está acontecendo agora. Por exemplo: quando uma pergunta da sua especialidade é enviada para o Pergunte ao Especialista, um paciente escreve uma opinião sobre o atendimento que recebeu ou te deixam um comentário nas redes sociais... procure respondê-los no mesmo dia para promover conversas em tempo real. Aproveite o imediatismo da internet! 

bullet point2) A saúde sob demanda ganhará espaço

Entre as tendências que marcarão a medicina nesta nova década também se confirma o estabelecimento de plataformas especializadas em saúde, como é o caso da Doctoralia, das comunidades virtuais e, com força total, do conceito de saúde sob demanda, que inclui serviços como a telemedicina, chat online e envio de dúvidas por mensagem privada. Tudo surgindo com a proposta de melhorar um aspecto-chave: a experiência do paciente.

Para entender melhor o conceito de saúde sob demanda precisamos aceitar que a área sanitária está sob grandes transformações. Os Millennials (geração que nasceu de 1980 a 1995) já são milhares e cada vez mais se preocupam com a saúde, buscando rapidez e autenticidade quando procuram um profissional.

Hoje, o que não se encontra na internet não existe. Por isso, trabalhar sua visibilidade online continua sendo importante para um usuário te encontrar quando buscar um profissional na sua prática e cidade.

Mas nem tudo acaba aí: uma vez que tenha visibilidade, também é preciso trabalhar para gerar um impacto positivo entre esses usuários, algo que se consegue com boa reputação. Nesse ponto é que as opiniões cobram sua importância. Sem opiniões reais, não existe credibilidade na internet.

Por isso, mais uma vez, ter presença em plataformas especializadas e que  permitem melhorar sua comunicação com os pacientes já é um valor diferenciado para destacar profissionais e centros dentro em sua prática. 

 ico-object-bulb-turquoiseComo aproveitar?  No marketing existe uma regra de ouro: se você deseja que os usuários realizem determinada ação, você precisa dizer a eles. Por exemplo, “clique aqui” ou “compre agora”.

Partindo dessa regra, por que não enviar lembretes aos pacientes para que, uma vez que tenham passado por uma consulta com você, publiquem uma opinião sobre a experiência?

Se você já tem um perfil completo na Doctoralia, um excelente próximo passo pode ser promover estas opiniões de maneira automática, pela Agenda Doctoralia.

Que tal aproveitar este começo de ano para se adaptar às novas tendências, solicitar mais avaliações de seus pacientes e divulgar as que você já tem? Neste artigo, você encontra maneiras para promovê-las ainda mais.

bullet point3) E-mail marketing, estratégia estrela 

Nos últimos anos, o e-mail marketing se tornou uma das práticas menos invasivas e mais baratas para as campanhas de marketing. Em 2020, essa ferramenta deverá dar um passo além e colaborar também com a estratégia de fidelizar pacientes.

Sem sombra de dúvidas, o e-mail marketing continuará sendo uma via amigável para contato e conexão com novos usuários e, acima de tudo, com pacientes que visitaram alguma vez sua clínica ou consultório.

O certo é que não existe motivo para não usar o e-mail marketing como ferramenta de fidelização e retenção. Fidelizar um paciente para que ele retorne ao seu consultório ou para que te recomende é muito mais barato do que adquirir um paciente novo.

ico-object-bulb-turquoiseComo aproveitar?  Hoje, 94,2% dos brasileiros com acesso à internet trocam textos e imagens. Foi o que comprovou um estudo divulgado pelo IBGE em 2018. Desses usuários, quase 65% acessaram o e-mail no período da pesquisa.

Então, por que não aproveitar para manter contato com os pacientes através dos canais em que eles estão? Dentro da ferramenta de “Campanhas a pacientes”, disponível de forma gratuita para usuários da Agenda Doctoralia, você tem a opção de personalizar e enviar campanhas por e-mail a grupos segmentados de pacientes. Resumindo: seja presente entre seus pacientes e eles serão presentes no seu consultório.

Se você deseja saber mais sobre a funcionalidade de Campanhas a pacientes, solicite aqui mais informações.

bullet point4) Os pacientes estarão mais ativos

Ficaram para trás os anos em que os médicos decidiam sozinhos a saúde das pessoas. Sem sombra de dúvidas, os pacientes começaram a ter papel muito mais ativo em todas as questões relacionadas à sua saúde depois que tiveram mais acesso à informação.

O paciente desta nova década se caracteriza por buscar mais imediatismo, assim como por informar-se mais antes, durante e depois das consultas. Ele está muito mais empoderado e participativo nas decisões, como comentamos neste artigo.

As pessoas já não acessam a internet só para procurar um especialista, mas também valorizam clínicas e consultórios que estão ativos no ambiente online. Profissionais que apostam em estar mais visíveis no mundo digital certamente sairão ganhando neste novo cenário.

ico-object-bulb-turquoiseComo aproveitar? Como já falamos, estar visível na internet é essencial. Neste sentido, se você já conta com um perfil na Doctoralia, ou em outra plataforma de saúde, e o mantém atualizado, já está saindo com vantagem. A Doctoralia desfruta de excelente posicionamento nos principais buscadores, como o Google, e, quanto mais você completa seu perfil, mais oportunidades terá de aparecer entre os resultados das buscas dos pacientes.

Nunca deixe de oferecer um canal privado para os pacientes tirarem dúvidas antes de marcar a consulta. É muito comum que eles precisem de mais informações sobre valores, tratamentos que você realiza, convênios e endereços em que atende e essa também é uma grande demanda no ambiente digital.

bullet point5) A transformação digital está nos detalhes

Os detalhes sempre fazem a diferença e estarão mais presentes do que nunca nesta nova década.

Devemos ter claro que os pacientes fazem cada vez mais buscas pelo telefone celular, por exemplo. Por isso, estender os canais do seu consultório para a internet e adaptá-los para todos os dispositivos (tablet, celular, etc) já deixou de ser uma possibilidade, tornando-se um aspecto crucial para potencializar seu negócio.

A visibilidade será importante, como também o fato de manter canais atualizados e sites adaptados a todos os dispositivos. Tudo deverá girar em torno de oferecer a melhor experiência para os usuários e promover a boa relação entre pacientes e especialistas.

ico-object-bulb-turquoiseComo aproveitar? Se você ainda não tem um site próprio e não está trabalhando a sua presença na internet, chegou o momento.

Contar a sua história no ambiente online ajuda a gerar confiança e credibilidade entre os pacientes que procuram por você, e não apenas isso: hoje as pessoas já querem confirmação imediata quando vão marcar consulta, a qualquer hora do dia ou da noite. A boa notícia? Se você já oferece um sistema de agendamento online nos seus canais, facilitará a jornada dos pacientes. Eles poderão ver seus horários disponíveis e marcar a consulta no mesmo instante, assim como receber a confirmação imediata por mensagem, aumentando as chances de que eles marquem a consulta com você. 

Se você não sabe por onde começar, recomendamos ler mais sobre a Agenda Doctoralia, o software desenvolvido para facilitar a gestão do consultório, ao mesmo tempo em que ajuda profissionais a oferecerem uma experiência memorável aos pacientes.


 Procura uma ferramenta integrada para alavancar toda a sua estratégia de marketing e negócios em 2020? Solicite aqui mais informações.


 Como pudemos ver, todas as principais tendências para 2020 têm algo em comum: elas giram em torno da experiência do paciente, aspecto em que os profissionais mais devem concentrar seus esforços. É o momento de começar a se preparar!