Empoderamento do paciente como seu hospital pode oferecer uma excelente experiência digital - Doctoralia

A internet passou a ser fundamental na realização de ações corriqueiras, como reservar um quarto de hotel, pedir comida, solicitar transporte e até mesmo agendar uma consulta médica. Nesse contexto, hospitais e clínicas estão tendo que adaptar suas operações para atender às expectativas de um paciente mais exigente, bem informado e, portanto, empoderado.

Devido ao fácil acesso a informações, ao auxílio de aplicativos que incentivam o autocuidado e ao compartilhamento de experiências em tempo real, o paciente passa a sentir a necessidade de assumir o papel de protagonista do próprio tratamento, enxergando o médico como um consultor e compartilhando com ele a responsabilidade pela sua saúde.

O que é empoderamento do paciente?

A organização European Patients Forum define empoderamento do paciente como um processo que ajuda as pessoas a obterem controle sobre suas próprias vidas, além de aumentar a capacidade de agirem sobre questões que elas mesmas consideram importantes.

Como resposta ao desejo do paciente digital de se envolver nas decisões referentes ao diagnóstico e tratamento, os hospitais, clínicas e consultórios devem promover a criação e a implementação de estratégias, políticas e serviços de saúde que capacitem o público a pensar criticamente, gerir sua condição de acordo com a sua preferência e agir com autonomia.

Com isso, institui-se um novo modelo de tomada de decisão compartilhada, no qual o paciente empoderado é tão ativo em seus cuidados de saúde quanto o médico.

Como adaptar seu hospital ou clínica às exigências do paciente empoderado?

Empoderamento do paciente - Doctoralia

O preparo de toda a equipe, incluindo os especialistas, é essencial para que ela contribua com o enriquecimento do conhecimento do paciente e o motive a realizar a tomada de decisão compartilhada.

Além disso, a tecnologia é uma excelente ferramenta para aperfeiçoar a experiência do paciente e torná-la digital, agilizando o contato, oferecendo autonomia e aproximando as pessoas da instituição de saúde. 

Contar com um CRM (Customer Relationship Management) avançado, integrado com diversos serviços e focado na jornada do paciente traz inúmeros benefícios para o relacionamento entre centros médicos e seus pacientes. Um destaque no mercado é o TuoTempo, ferramenta da Doctoralia que otimiza a gestão do negócio e entrega diferenciais competitivos relevantes, especialmente para clínicas e hospitais acima de 20 doutores.

Como seu hospital pode oferecer uma experiência digital - Doctoralia


SAIBA MAIS SOBRE TUOTEMPO


Confira a seguir 5 ações que devem ser implementadas em seu hospital ou clínica agora mesmo para empoderar e encantar seu paciente:

  • Humanize o atendimento

Aplicar um método de tratamento mais humano, acolhedor e centrado na pessoa também é uma forma de empoderar o paciente, já que o deixa mais confortável para tirar dúvidas e o motiva a compreender a fundo seu quadro clínico. 

Por mais que possa parecer contraditório, a tecnologia é uma grande aliada na humanização de processos. Funcionalidades como o envio de lembretes de consulta, notificações, campanhas de marketing e pesquisas de satisfação – oferecidas pelo software TuoTempo –, otimizam o tempo da equipe, permitindo que ela dedique mais atenção às pessoas e torne o atendimento mais prestativo. 

Além disso, TuoTempo é a única solução do mercado que combina e-mail, SMS, notificações push via aplicativo e mensagens de voz para uma comunicação inteligente.

  • Disponibilize o histórico médico online

Quando a pessoa conhece bem o próprio organismo e entende sua condição, a tomada de decisões é facilitada. Assim como o médico analisa o histórico clínico do paciente para sugerir o tratamento, é importante que o paciente também possa acessar as informações mais relevantes sobre sua saúde. 

Além de centralizar os dados de seus pacientes em um dossiê totalmente seguro, o TuoTempo permite que o paciente compartilhe resultados de exames e seu histórico de consultas, além de acessar receitas e documentos em PDF. 

  • Facilite o acesso à informação confiável

Empoderamento do paciente. Como sua clínica pode oferecer uma experiência digital - Doctoralia

Cerca de 90% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet. Diante desse comportamento, cabe ao médico orientar o paciente para que ele selecione fontes confiáveis, sendo capaz de interpretar as informações e aplicá-las da melhor maneira em seu dia a dia. 

Uma sugestão interessante é a organização de eventos e a promoção de aulas, cursos e treinamentos —  presenciais ou digitais —, focados na divulgação de dados relevantes e de orientações sobre hábitos saudáveis, quadros clínicos delicados e patologias comuns. 

Assim, as pessoas terão conhecimento suficiente para assumir o protagonismo em seu tratamento e confiarão no profissional da saúde para, juntos, buscarem uma vida mais saudável.

  • Ofereça mais autonomia ao paciente

Permitir que o cliente tenha liberdade para acessar suas informações a qualquer momento e realizar ações como agendamento ou cancelamento de consultas pela internet contribui com a qualidade da experiência. TuoTempo oferece a centros de saúde um aplicativo personalizado com a sua marca, onde os pacientes têm diversos benefícios, como prioridade na lista de espera e check-in ao chegar.

O CRM da Doctoralia permite que tanto o app como o site do seu estabelecimento ofereçam um módulo de agendamento online adaptado às suas necessidades, descomplicando o gerenciamento das listas de espera. Através do aplicativo, os pacientes também podem ver quantas pessoas estão em sua frente na fila para o atendimento e receber uma estimativa do tempo de espera.

Além disso, a ferramenta apresenta a opção de pagamento online 100% seguro, com a possibilidade de salvar os dados do cartão de crédito e fazer o reembolso imediato no caso de cancelamento de serviços. 

  • Foque em personalização

Uma das expectativas do paciente digital é receber um serviço personalizado, desde o agendamento até a saída do estabelecimento. Com o TuoTempo, seu hospital ou clínica pode criar campanhas de marketing eficientes e direcionadas para a audiência certa.

O público pode ser impactado por emails, SMS ou notificações push no app, e, para que ele se sinta ouvido, questionários de satisfação podem ser enviados como fonte valiosa de feedback sobre seus serviços.


Conheça a ferramenta de gestão e relacionamento que ajudará seu centro médico a empoderar e conquistar os pacientes