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A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o bom entendimento do diagnóstico e o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída pela experiência geral proporcionada pelo especialista.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções para escolher o profissional. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?

Um estudo realizado pela Royal Philips demonstra que pacientes e profissionais acreditam em tecnologias conectadas para melhorar a saúde. Por isso, uma das dicas básicas é: use a tecnologia ao seu favor. Outra recomendação é cuidar de todo o ciclo que te conecta ao paciente antes, durante e após a consulta. Comentaremos mais sobre esses dois temas a seguir:

fidelizacaode pacientes1.pngAntes da consulta:

  • Ofereça agendamento online: estudos apontam que muitos pacientes já preferem usar Internet ao invés do telefone. Ao possibilitar a marcação online de consultas, você oferece um benefício cômodo e disponível 24 horas por dia, além de agregar valor ao seu consultório com um serviço moderno e organizado.
  • Facilite a localização: ter um site com o endereço do seu consultório conectado ao Google Maps é outro recurso que simplifica a vida do paciente. Se você não tem um página web, indique o seu perfil da Doctoralia, que também oferece esse recurso integrado.
  • Lembre-o antes da consulta: para diminuir as taxas de ausência no consultório e assegurar que a consulta seja produtiva, prepare o paciente. Envie um lembrete facilitando seu endereço, horário da consulta e peça possíveis exames ou diagnósticos anteriores.

Se você tem um perfil na Doctoralia já pode oferecer  agendamento online e lembrete via SMS aos pacientes. Encontre mais informações aqui.


fidelizacaode pacientes2.pngDurante a consulta:

  • Trabalhe em equipe: a estrutura do consultório e de sua equipe também influenciam a experiência. Treine seus colaboradores para conhecerem seus diferenciais, saberem lidar com reclamações e motive-os para garantir o bom atendimento. E não se esqueça de preservar o ambiente agradável na sala de espera, com facilidades como água e wi-fi, por exemplo.
  • Não deixe dúvidas: seu momento com o paciente é, claro, o mais importante. Além de seu conhecimento profissional, uma das condições essenciais para garantir a satisfação é: nunca deixe o paciente sair com dúvidas. Assegure-se que ele saiba o que está sendo prescrito; se o tempo é curto, ofereça materiais complementares para leitura - podem inclusive ser artigos escritos por você - e esclareça o que fazer caso ele tenha dúvidas após a visita ou não apresente melhoras. Toda iniciativa que vise a educação sanitária é importante e depende muito dos especialistas.

fidelizacaode pacientes3.pngApós a Consulta:

  • Bom atendimento além do consultório: Um e-mail ou SMS ao final da consulta podem surpreender positivamente. Use essas ferramentas para reforçar como o paciente pode tirar possíveis dúvidas, incentive-o a deixar uma avaliação da consulta e informe caso haja data para retorno. Essas atitudes não apenas aumentam a confiança como também ajudam a garantir que o tratamento seja feito corretamente.
  • Monitore a satisfação - conhecer a opinião do paciente também é importante para medir o que está funcionando. Você pode criar uma pesquisa de opinião e disponibilizá-la em um tablet na recepção, por exemplo. A metodologia NPS é uma boa referência e você pode utilizar aplicativos de pesquisa gratuitos para aplicá-la, como o Survey Monkey, por exemplo.

Ao melhorar a relação com o paciente você não apenas o fideliza, como também aumenta as chances de sucesso do tratamento e gera mais qualidade ao serviço sanitário.

Se você se interessa em melhorar a comunicação com o paciente pela Internet, também recomendamos esse artigo. E se gostou, compartilhe em suas redes sociais!!