mar 28, 2024

Marketing médico: o que é, qual a importância e como fazer dentro das regras?

O marketing médico é o que garante que médicos, clínicas, consultórios e hospitais divulguem seus serviços e trabalhem desenvolvendo e reforçando suas marcas. No entanto, é importante que isso seja feito respeitando algumas regras devidamente definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Leia mais

mar 28, 2024

Marketing médico: o que é, qual a importância e como fazer dentro das regras?

O marketing médico é o que garante que médicos, clínicas, consultórios e hospitais divulguem seus serviços e trabalhem desenvolvendo e reforçando suas marcas. No entanto, é importante que isso seja feito respeitando algumas regras devidamente definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


mar 20, 2024

Visibilidade online: 6 dicas para se destacar nos resultados de pesquisa

O que não está na internet, não existe. Estamos à beira de uma mudança de geração em que o mundo online é o verdadeiro protagonista!


mar 19, 2024

Saiba como melhorar sua visibilidade médica na Internet

Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.


mar 04, 2024

Foto profissional: 6 técnicas para transmitir sua melhor imagem

Em 40 milésimos de segundo já somos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa com base em sua foto de perfil - e essa primeira impressão tende a ser duradoura, mesmo depois que a conhecemos pessoalmente. É o que revela um estudo  publicado pelo Psychological Science.


Descubra as principais tendências de Marketing Médico para 2024

A área da saúde está em constante evolução, e o marketing médico não fica para trás. Em 2024, as tendências de marketing para profissionais da saúde prometem revolucionar a maneira como médicos, clínicas e consultórios se conectam com seus pacientes, utilizando tecnologia de ponta e estratégias inovadoras. Mas, como se manter atualizado e garantir que sua prática esteja à frente no mercado digital?


CFM moderniza resolução da Publicidade Médica

Após um processo de mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprimorou suas diretrizes para a publicidade médica, proporcionando aos médicos mais abertura para compartilhar suas práticas e serviços. A Resolução CFM nº 2.336/2023, entrou em vigor no dia 11 de março e redefine as regras que moldam a comunicação entre os médicos e a sociedade.


ago 06, 2021

Como aparecer na busca do Google com seu consultório médico: 10 estratégias

É inegável que o Google encurtou a jornada do paciente e se tornou a principal fonte de pesquisa por especialistas em saúde. Como a vitrine mais concorrida do mundo, o buscador recebe diariamente milhares de usuários. Só para se ter ideia: são cerca de 94.196 buscas por segundo, de acordo com o Internet Live Stats. Assim sendo, não é novidade que é preciso estar nele para ser encontrado pelos pacientes. Logo, a pergunta é: como aparecer na busca do Google com seu consultório médico?


jul 20, 2021

Como aproveitar o potencial das suas redes sociais

 

O clichê por muitas vezes se torna necessário, por isso este artigo inicia com a seguinte afirmação: hoje as redes sociais são fundamentais para qualquer figura pública. Dito esta frase, é preciso compreender o motivo que torna esse meio tão importante para quem, de certa forma, mantém-se em contato com outras pessoas. 


jun 11, 2021

15 dicas de como atrair pacientes sem parecer invasivo

 

A pandemia mudou a experiência em saúde como nunca antes visto. Com o isolamento social, as consultas presenciais se tornaram menos frequentes. No entanto, a busca por soluções tecnológicas como Prontuário Eletrônico e Telemedicina foi impulsionada. Com esse novo cenário, uma dúvida se tornou comum entre muitos especialistas: como atrair pacientes mesmo em tempos tão desafiadores?


out 29, 2020

Os 4 erros que te impedem de atrair pacientes pela internet

Neste artigo vamos analisar alguns dos erros mais comuns e que mais atrapalham profissionais de saúde na hora de captar pacientes pela Internet. 

Será que você cometeu algum deles? Se esse for o caso, não se preocupe! Nós também daremos as chaves para solucioná-los!


set 21, 2020

Guia: crie o plano de marketing do consultório em 7 passos

O plano de marketing é uma diretiva importante para clínicas, consultórios e profissionais de saúde autônomos conquistarem seu espaço no mercado. Neste artigo, você encontrará os 7 passos para criar e colocar em prática o plano customizado para o seu negócio. 


set 07, 2020

Você é um médico com influência online? *Bônus: teste sua presença digital

Blogueiros, youtubers e instagramers invadiram nossa vida nos últimos anos e hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha admiração por uma dessas figuras que cresceram na internet.

Basta pensar no seu feed do Instagram: quem é a personalidade que você adora seguir e que se tornou a sua referência para determinado tema? Que mesmo sem conhecer pessoalmente, fala de assuntos que se encaixam perfeitamente com o seu momento de vida?


jul 09, 2020

Respondemos às dúvidas mais frequentes sobre Publicidade Médica

A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.

Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.


abr 08, 2020

Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.


jan 09, 2020

As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.


dez 05, 2019

Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.


nov 07, 2019

Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.


out 25, 2019

Aquisição e Retenção de pacientes - você usa as estratégias certas?

*Parte 1 de 2

Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.

eBook Como facilitar a jornada do paciente


jun 27, 2019

Por que sua reputação profissional importa tanto - e como conquistá-la?

O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.


mai 21, 2019

Marketing em Saúde — como cuidar de sua presença online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!


abr 02, 2019

Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

 

Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos.

Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.


dez 28, 2018

[Especial profissionais da saúde] 5 tendências no online para 2019

Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.


nov 30, 2018

Redes sociais para profissionais da saúde: perdas e ganhos

 

Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.


nov 16, 2018

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016.


nov 06, 2018

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.


out 04, 2018

9 mitos sobre marketing médico. Por que você deve repensá-los

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.


jul 27, 2018

Marketing médico na Internet: como criar sua estratégia?

O uso crescente da Internet para a busca de médicos e informações sobre saúde demandou dos especialistas não apenas a necessidade de produzir conteúdos de qualidade, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.


abr 20, 2018

Como ter mais visibilidade combinando Doctoralia e Google Meu Negócio

Graças ao Google Meu Negócio é possível conseguir mais visibilidade para seu consultório nos resultados de pesquisa do Google. Para o paciente, isso significa poder ver suas informações de contato assim que uma pesquisa é feita no buscador. Integrado ao seu perfil na Doctoralia, essa parceria potencializa as oportunidades de novas consultas.


abr 05, 2018

Exemplos de como reagir diante da opinião negativa de um paciente

A opinião dos pacientes sobre o atendimento que você oferece é um dos fatores que mais influenciará novos pacientes a marcarem uma consulta. Isso porque todos nós queremos ter a segurança de estar nas mãos de um profissional, que resolva seus problemas de saúde, mas também os trate bem.

Mas e quando você recebe uma opinião negativa na Internet sobre seu trabalho?


mar 26, 2018

7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.

No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.

👉 Aproveite para baixar o combo gratuito com conteúdos e ferramentas digitais para aprimorar o marketing do seu consultório:

Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde


fev 19, 2018

Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.

Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.


fev 13, 2018

4 estratégias de marketing para clínicas odontológicas + bônus track

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.


jan 26, 2018

Como mudanças no Facebook impactam a página do seu consultório

Todo início de ano Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, anuncia publicamente sua "meta de ano novo" - e em 2018 não foi diferente. No dia 11 de janeiro, o empresário comunicou em uma coletiva de imprensa que este ano estaria determinado a "consertar o Facebook" que, segundo ele, implica em corrigir os bugs para tornar a plataforma ainda melhor.

No entanto, esses ajustes envolvem mudanças maiores, que impactam principalmente o desempenho de marcas, empresas e, consequentemente, clínicas e consultórios.


dez 13, 2017

Marketing digital para consultórios: conceitos importantes

Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.

Veja a seguir porque é importante conhecê-los:

👉 Antes de continuar a leitura, sugerimos o download gratuito do Combo de Marketing para Profissionais da Saúde, com dicas para potencializar a visibilidade do seu consultório:

Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde


nov 28, 2017

Aprenda sobre sua concorrência na Internet e atraia mais pacientes

Nos negócios convencionais, analisar a concorrência é um exercício importante para conhecer melhor o mercado e saber como estar bem posicionado nele. Da mesma forma, conhecer quem são seus concorrentes no momento de entrar no universo digital te ajudará a definir as estratégias que irão te diferenciar e melhorar seu posicionamento.

Como já falamos aqui, o primeiro passo para construir sua identidade digital é buscar por você no Google. Desta forma, será possível conhecer o que o paciente encontra quando digita seu nome na Internet. Analisar a sua concorrência consiste em um exercício muito similar:


nov 17, 2017

Dicas para criar e manter um blog de saúde

Hoje a Internet está repleta de blogs e sites especializados em saúde, mas sempre insistimos sobre a importância de buscar e recomendar os que tragam boas referências e sejam 100% confiáveis.

Por esse motivo, gostamos de ver como muitos especialistas já embarcaram no projeto de começar seu próprio canal e vem ajudando a melhorar as informações sobre saúde na Internet.


nov 07, 2017

Use o boca-a-boca para promover seu consultório

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?


out 13, 2017

Ética médica na internet: cuidados para profissionais

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.


ago 25, 2017

Como criar conteúdos de sucesso para os pacientes

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.


ago 11, 2017

5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.


ago 04, 2017

Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads

Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes. 

Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados.

👉 Baixe grátis:

Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde 


jul 17, 2017

Como melhorar sua reputação médica pelas redes sociais

Graças à sua popularidade, as redes sociais se revelaram mais uma fonte importante no ambiente online para o consumo de informações. Consequentemente, tornaram-se também um complemento para divulgação do trabalho de profissionais de saúde por meio da geração de conteúdo.

Além de contribuir para melhorar as informações sobre saúde aos pacientes, um trabalho bem feito nessas plataformas fortalece a reputação online do especialista e ajuda a levar mais tráfego para seus canais, seja seu site ou até mesmo seu perfil na Doctoralia.


jul 05, 2017

Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.


jun 08, 2017

Como criar um site barato e eficaz para seu consultório

Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.

Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos  74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!


jun 02, 2017

Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

Atualmente, 9 entre cada 10 usuários de internet já buscaram um especialista e/ou informações sobre saúde online. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.


mai 05, 2017

7 dicas para sua identidade médica na internet

Nos últimos anos, a Internet tornou-se um canal de comunicação por excelência para qualquer profissional, incluso para aqueles que se dedicam à saúde, por que não? De fato, cada vez mais especialistas aproveitam as vantagens da rede para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, melhorar seu branding pessoal ou incrementar sua agenda de contatos.


Artigos mais lidos