O trabalho realizado por secretárias é essencial para o sucesso de qualquer consultório ou clínica. Mais do que uma função de recepção, essas profissionais são responsáveis por cuidar do dia a dia da instituição de saúde.
Ter que administrar as próprias finanças, seja operando o próprio consultório ou trabalhando para um, é uma necessidade constante no dia a dia dos médicos. Mas, apesar de ser uma atividade básica, a gestão financeira é um desafio para muitos profissionais de saúde. Afinal, cursos de medicina e de outras práticas de saúde raramente dão conta desse tema.
Finalmente, a vacina que tanto esperamos em 2020 está a caminho e isso já nos faz entrar em 2021 com perspectivas melhores.
O termo healthtech ainda é vago para muita gente, porque realmente se trata de um conceito novo, mas já está mais presente na vida de profissionais de saúde e de pacientes do que imaginamos. Inclusive, é possível que você já utilize recursos oferecidos por essas healthtechs e nem saiba.
O ano de 2020 certamente vai receber uma retrospectiva sui generis. A pandemia transformou o mundo que conhecíamos até então e a situação anômala, que muitos acreditavam que se resolveria em poucos meses, deu sinais de que vai se manter mais tempo do que gostaríamos.
O veto do Senado ao adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surpreendeu o mercado no último dia 26 de agosto e, após aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova LGPD entrou em vigor no país no dia 18 de setembro.
Muitas empresas e profissionais autônomos que tratam dados pessoais, no entanto, ainda não agem em conformidade com a LGPD, como mostra uma pesquisa da Akamai Technologies. A instituição ouviu mais de 400 organizações que atuam no Brasil e detectou que 64% não estão preparadas para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.
Apesar de não ser um formato novo, o podcast só explodiu nos últimos anos, com a popularização de plataformas de streaming como o Spotify e o Apple Podcast. É provável também que tenha ganhado fama por ser uma mídia fácil de ser consumida enquanto fazemos outra atividade em paralelo. Ideal para uma geração como a nossa, que sofre com a falta de tempo, não é mesmo?
A verdade é que, desde que se tornou popular, muitos médicos passaram a se aventurar pelo universo dos podcasts. O formato, que já vinha sendo bastante explorado em países com Estados Unidos e a Inglaterra, agora começa a ganhar expressividade também entre profissionais no Brasil.
Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.
Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.
Abrir um consultório de sucesso é um sonho de diversos profissionais de saúde, porém, o início dessa jornada ainda é nebuloso para muitos.
O curso de Medicina é um dos mais complexos em qualquer faculdade, mas sua grade curricular ainda deixa a desejar para os médicos que pretendem ter seu próprio consultório.
Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.
O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.
Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário?
Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.
Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.
Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas à distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas.
Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.
O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.
Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.
É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.
A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>
A tecnologia chegou para agregar valor na saúde sob muitos aspectos, sempre quando aliada ao trabalho dos profissionais de área - e a Doctoralia está engajada em orientar seus pacientes dessa importância.
Neste artigo listamos, aplicativos de saúde com diferentes focos, tanto para ajudar o atendimento e diagnóstico do paciente, como a gestão do consultório e os próprios pacientes durante o tratamento:
Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.
Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...
Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.
A rotina dos consultórios particulares e centros de saúde está longe de ser simples e, muito menos, de ter um modelo standard que funcione para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.
Existem especialidades que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos, as que necessitam reservar uma hora inteira para cada consulta, ou que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com mais processos burocráticos - estes são só alguns exemplos.
Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.
Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais.
Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.
Neste post, selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.
Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.
Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.
Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.
No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes.
Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.
Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda.
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!
Artigos mais lidos
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!