O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.
Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.
Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.
Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.
Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.
Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.
Liberada há pouco tempo como uma resposta à pandemia de Covid-19, a Telemedicina ainda tem gerado dúvidas e estimulado muitos aprendizados entre pacientes e profissionais da saúde.
Justamente por se tratar de uma novidade, trouxemos algumas boas práticas para orientar os atendimentos online e garantir seu sucesso neste período de isolamento social. Para isso, fomos ouvir especialistas que já estão atendendo pela telemedicina, além de buscar referências internacionais, em países em que atendimento online já era realidade, como é o caso da Inglaterra, com NHS.
Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.
Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países.
Você sabia que a hashtag #Saúde esteve na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online.
A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.
Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.
Experiência do paciente é um indicador ainda pouco aplicado no Brasil, mas que cada vez mais pede a atenção dos profissionais de saúde pela sua influência nos tratamentos - e até mesmo no tempo de dor dos pacientes.
Não é à toa que importantes hospitais públicos e privados no mundo já têm programas dedicados à experiência de seus clientes, como é o caso do Albert Einstein e do Sírio Libanês, que oferecem inclusive especializações profissionais nesta área.
O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.
Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.
As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante:
Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.
Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.
Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.
As avaliações pela Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.
Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.
A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.
No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?
Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.
As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.
Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!
Artigos mais lidos
Receba as melhores dicas para seu consultório crescer!