O cirurgião plástico incansável, que nasceu para sua profissão

Descobrir a carreira dos sonhos nem sempre é fácil, mas existem pessoas afortunadas, que fizeram essa escolha de forma tão bem-sucedida que irradiam convicção e paixão quando falam do seu trabalho. É o caso do Dr. André Giannini, cirurgião plástico que persegue incansavelmente o conhecimento, o aperfeiçoamento e a conexão com seus pacientes.

Leia mais

Bate-papo profissional: telemedicina pelo mundo e tendências para o Brasil


Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.

Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.

Leia mais

5 dicas para abrir um consultório de sucesso

 

Abrir um consultório de sucesso é um sonho de diversos profissionais de saúde, porém, o início dessa jornada ainda é nebuloso para muitos.

O curso de Medicina é um dos mais complexos em qualquer faculdade, mas sua grade curricular ainda deixa a desejar para os médicos que pretendem ter seu próprio consultório.

Leia mais

Software médico: um guia para escolher seu sistema ideal

Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.

Leia mais

Respondemos às dúvidas mais frequentes sobre Publicidade Médica

A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.

Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.

Leia mais

Agendamento online e presença digital: é um problema não oferecer?

O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.

Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário? 

Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.

Leia mais

Médico digital: como este oftalmologista expandiu sua presença online

Assumidamente um adepto da tecnologia, tanto na vida pessoal como profissional, o Oftalmologista Marcio Zapparoli criou seu perfil na Doctoralia há pouco mais de um ano e acredita ser um caminho sem volta na sua carreira –  que começou em 2004, quando ele concluiu a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

A predileção pela Oftalmologia veio logo no início da curso. Márcio conta que sempre procurou uma especialidade multifacetada e que lhe desse opções para diversificar os atendimentos entre clínico, cirúrgico e exames complementares e, nessa busca, a oftalmologia surgiu como a primeira opção.

Leia mais

4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.

Leia mais

Telemedicina ganha espaço - veja o guia para consultas à distância

Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.

Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas à distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas. 

Leia mais

Telemedicina em tempo de Covid-19: 6 boas práticas para compartilhar com pacientes

Liberada há menos de dois meses como uma resposta à pandemia de Covid-19, a Telemedicina ainda tem gerado dúvidas e estimulado muitos aprendizados entre pacientes e profissionais da saúde.

Justamente por se tratar de uma novidade, trouxemos algumas boas práticas para orientar os atendimentos online e garantir seu sucesso neste período de isolamento social. Para isso, fomos ouvir especialistas que já estão atendendo pela telemedicina, além de buscar referências internacionais, em países em que atendimento online já era realidade, como é o caso da Inglaterra, com NHS.

Leia mais

Fazendo a diferença também pela Telemedicina

O coloproctologista e cirurgião Danilo Munhóz da Silva iniciou na medicina há 14 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.

O profissional continua se reinventando durante a reclusão social e acaba de incorporar a Telemedicina no seu dia a dia para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.

Leia mais

5 dicas para migrar do prontuário de papel para o eletrônico

Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.

O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.

Leia mais

Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.

Leia mais

Após reconhecimento do CFM, Doctoralia disponibiliza Telemedicina


A rápida propagação da COVID-19 nos últimos dias elevou o estado de alerta da população e a demanda por atenção médica especializada. Diante desse desafio histórico no setor sanitário, o Ministério da Saúde publicou, no último 23 de março, a portaria 467/2020, disciplinando as normas da Telemedicina no Brasil.

Leia mais

Dicas - como outros especialistas têm resultados na Doctoralia

O que os especialistas de saúde, clínicas e hospitais fazem para usar a Doctoralia de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo seu potencial? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais recém-chegados à plataforma… e estamos prontos para dar algumas dicas importantes. ;)

Leia mais

Médico 5 estrelas: quais os aspectos mais valorizados pelos pacientes

Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.

Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países. 

Leia mais

6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.

Leia mais

Daniel Mandarino: um ginecologista que merece ser acompanhado de perto

O comprometimento e a atuação do ginecologista Daniel Pereira Mandarino merecem ser acompanhados de perto.

Neste bate-papo com a Doctoralia, o especialista contou como busca identificar e debater as notícias falsas trazidas por suas pacientes e como incentiva o diálogo e a conscientização durante os atendimentos. Fake news não são tabu no seu consultório. 

Leia mais

As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.

Leia mais

O comportamento do paciente digital: o que esperar para 2020?

Você sabia que a hashtag #Saúde está na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.

Leia mais

Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.

Leia mais

5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.

Leia mais

Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.

Leia mais

Aquisição e Retenção de pacientes - você usa as estratégias certas?

*Parte 1 de 2

Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.

Leia mais

Dia do Médico - uma homenagem da Doctoralia e dos pacientes

Todo ano a nossa equipe busca superar a maneira de agradecer aos médicos de todo o país pelos serviços que prestam pela vida. 

Em 2019, estendemos a palavra também aos pacientes, já que somos muitos os que queremos dizer obrigado e por diferentes razões . A seguir, deixamos nossa homenagem a todos os profissionais de medicina por mais um ano trabalhando pela saúde. Nosso muito obrigado! :)

Leia mais

5 pontos chave para oferecer a melhor experiência aos pacientes

Experiência do paciente é um indicador ainda pouco aplicado no Brasil, mas que cada vez mais pede a atenção dos profissionais de saúde pela sua influência nos tratamentos - e até mesmo no tempo de dor dos pacientes. Não é à toa que importantes hospitais públicos e privados no mundo já têm programas dedicados à experiência de seus clientes, como é o caso do Albert Einstein e do Sírio Libanês, que oferecem inclusive especializações profissionais nesta área.

Antes de mais nada é preciso saber que a experiência vai além da satisfação. Ela é a combinação de atendimento de qualidade, respeito pelo tempo e pelo histórico do paciente, acompanhamento durante o tratamento, fácil acesso à informação e à comunicação com o profissional e seu consultório.

Leia mais

O modelo que o levou a aumentar os atendimentos no consultório

No Dia da Secretária, 30 de setembro, o Dr. Antonio Hirt foi um dos especialistas que fez questão de demonstrar o quanto valoriza a figura da sua assistente - e o quanto ela faz toda a diferença para os atendimentos do consultório crescem.

Mas não foi apenas essa parceria que levou este Gastroenterologista de Curitiba a conquistar sua estabilidade profissional.

Leia mais

Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.

Leia mais

Tecnologias aplicadas à saúde

É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.

A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>

Leia mais

Como esse dermatologista se tornou um destaque na sua prática

Encontrar o Dr. André Lauth pela Internet é tarefa fácil para qualquer paciente. Basta uma busca rápida por seu nome no Google e vários sites aparecem disponíveis com referências do dermatologista.

Leia mais

Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 

73% dos participantes afirmaram ter recebido algum questionamento de seus pacientes no último ano que, ao final, descobriu-se tratar de boato.

Leia mais

A Doctoralia segue crescendo no Brasil! Conheça nosso novo escritório

A Doctoralia começou como uma startup na Espanha e hoje é parte do grupo Docplanner, holding da maior plataforma de saúde do mundo. Em 2017, trouxemos nossa sede física também para o Brasil e vamos ganhando cada vez mais espaço.

Saímos na frente como uma das primeiras plataformas a digitalizar as consultas médicas e lideramos um tendência que só vem se concretizando, porque ainda existe uma lacuna na comunicação entre o profissional de saúde e o paciente.

Leia mais

Da persistência ao sucesso na Ortopedia

A área de Traumatologia é conhecida pela rotina exigente dos profissionais. O tempo está fracionado entre os atendimentos clínicos e cirúrgicos, as cargas de trabalho são altas, assim como demanda por especialização. Nada que fuja à regra para doutor Murilo Oliveira de Almeida.

(Foi justamente aproveitando a pausa de um plantão que encontramos uma brecha para entrevistar ao especialista, às 7h30).

Leia mais

Por que sua reputação profissional importa tanto - e como conquistá-la?

O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.

O tema reputação ficou ainda mais forte depois que pegou carona com a Internet Agora, qualquer pessoa pode deixar uma opinião ao nosso respeito em redes sociais, sites especializados ou comunidades online e ela está disponível a quem quiser acessá-la, basta uma rápida busca gratuita.

Leia mais

Marketing em Saúde — como cuidar de sua presença online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!

Leia mais

Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.

Leia mais

Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.

Leia mais

Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.

Leia mais

Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.

Leia mais

Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

Leia mais

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.

Leia mais

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

Leia mais

Regras de ouro para o sucesso de consultórios e centros de saúde

A rotina dos consultórios particulares e centros de saúde está longe de ser simples e, muito menos, de ter um modelo standard que funcione para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos, as que necessitam reservar uma hora inteira para cada consulta, ou que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com mais processos burocráticos - estes são só alguns exemplos.

Leia mais

9 mitos sobre marketing médico. Por que você deve repensá-los

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.

Leia mais

Marketing médico na Internet: como criar sua estratégia?

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.

Leia mais

4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.

Leia mais

Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.

Leia mais

Novidades na agenda da Doctoralia

Há pouco tempo apresentamos no blog novidades na agenda da Doctoralia, criadas para melhorar processos nos consultórios, diminuir faltas e gerar mais consultas.

Mais do que uma agenda simples que armazena horários e contatos de pacientes, a Agenda Doctoralia já é usada como ferramenta de negócios em clínicas e consultórios de vários países e por isso sempre ganha atualizações e novos recursos para profissionais da saúde - justamente sobre o que falaremos a seguir.

Leia mais

Por que você deve se preocupar com a segurança dos dados dos pacientes

Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais. Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.

Entendido esse rumo, a Europa se antecipou ao restante do mundo e aprovou uma nova regulamentação internacional para a proteção desses dados pessoais, que entrou em vigor em maio de 2018. Dois anos depois, o Brasil também colocou em vigor sua Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia mais

Como ter mais visibilidade combinando Doctoralia e Google Meu Negócio

Graças ao Google Meu Negócio é possível conseguir mais visibilidade para seu consultório nos resultados de pesquisa do Google. Para o paciente, isso significa poder ver suas informações de contato assim que uma pesquisa é feita no buscador. Integrado ao seu perfil na Doctoralia, essa parceria potencializa as oportunidades de novas consultas.

Leia mais

Como reagir diante da opinião negativa de um paciente - veja exemplos

A opinião dos pacientes sobre o atendimento que você oferece é um dos fatores que mais influenciará novos pacientes a marcarem uma consulta. Isso porque todos nós queremos ter a segurança de estar nas mãos de um profissional, que resolva seus problemas de saúde, mas também os trate bem.

Mas e quando você recebe uma opinião negativa na Internet sobre seu trabalho?

Leia mais

7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.

No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.

Leia mais

Como verificamos a autenticidade de um especialista na Doctoralia

Na Doctoralia levamos muito a sério o nosso trabalho e a responsabilidade que temos com os pacientes - que acessam a plataforma em busca de informações confiáveis - e com os especialistas da saúde - que confiam em nós para promover seu trabalho e melhorar sua reputação.

Leia mais

Técnicas para se diferenciar na Doctoralia

Hoje muitos pacientes já buscam especialista pela Internet e fazem suas escolhas com base nas informações que encontram na rede, comparando diferentes profissionais e o que é dito sobre eles. Você já parou para pensar como pacientes em potencial te encontram e qual a primeira impressão que você gera em relação a outros consultórios da sua região?

Como se apresentar na Doctoralia, a maior plataforma do mundo para conectar profissionais da saúde e pacientes?

Leia mais

10 apps e ferramentas imperdíveis para especialistas autônomos

Neste post,  selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.

Leia mais

Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.

Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.

Leia mais

4 estratégias de marketing para clínicas odontológicas (+bônus)

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.

Leia mais

3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.

Leia mais

Como as mudanças no Facebook impactam a página do seu consultório

Todo início de ano Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, anuncia publicamente sua "meta de ano novo" - e em 2018 não foi diferente. No dia 11 de janeiro, o empresário comunicou em uma coletiva de imprensa que este ano estaria determinado a "consertar o Facebook" que, segundo ele, implica em corrigir os bugs para tornar a plataforma ainda melhor.

No entanto, esses ajustes envolvem mudanças maiores, que impactam principalmente o desempenho de marcas, empresas e, consequentemente, clínicas e consultórios.

Leia mais

Você está preparado para receber avaliações de pacientes na Internet?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As avaliações pela Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.

Leia mais

2017: O ano em que mais especialistas e pacientes se conectaram

Não poderíamos deixar de dedicar o último artigo de 2017 para agradecer aos especialistas da saúde. Mais do que nunca vocês estiveram presentes e participativos na Doctoralia, contribuindo para tornar as experiências de saúde mais humanas.

Prova disso é que a plataforma ficou ainda maior e seu tráfego aumentou em 45% no Brasil*: chegamos a média de 5 milhões de usuários ativos todos os meses e esse crescimento também impulsionou a popularidade de serviços como o “Pergunte ao Especialista” e “Opiniões”. Fechamos o ano com quase 75 mil perguntas respondidas e nosso time já validou mais de 344 mil opiniões de pacientes sobre o trabalho dos profissionais encontrados pela Doctoralia.

Leia mais

5 formas de aumentar as visitas ao seu perfil na Doctoralia

Para colaborar com a capacitação de médicos e gestores de clínicas e consultórios, a Doctoralia criou o Doctoralia Academy, uma plataforma com cursos, dicas, artigos e várias demonstrações de ferramentas criadas para os profissionais se conectarem cada vez mais aos pacientes.

A seguir, você confere algumas recomendações disponíveis no Doctoralia Academy para  melhorar o tráfego para seu perfil. Acompanhe-as a seguir!

Leia mais

Marketing digital para consultórios: conceitos importantes

Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.

A seguir falaremos sobre os principais deles e você verá porque é importante conhecê-los

Leia mais

Aprenda sobre sua concorrência na Internet e atraia mais pacientes

Nos negócios convencionais, analisar a concorrência é um exercício importante para conhecer melhor o mercado e saber como estar bem posicionado nele. Da mesma forma, conhecer quem são seus concorrentes no momento de entrar no universo digital te ajudará a definir as estratégias que irão te diferenciar e melhorar seu posicionamento.

Como já falamos aqui, o primeiro passo para construir sua identidade digital é buscar por você no Google. Desta forma, será possível conhecer o que o paciente encontra quando digita seu nome na Internet. Analisar a sua concorrência consiste em um exercício muito similar:

Leia mais

Dicas para seu blog de saúde

Hoje a Internet está repleta de blogs e sites especializados em saúde, mas sempre insistimos sobre a importância de buscar e recomendar os que tragam boas referências e sejam 100% confiáveis.

Por esse motivo, gostamos de ver como muitos especialistas já embarcaram no projeto de começar seu próprio canal e vem ajudando a melhorar as informações sobre saúde na Internet.

Leia mais

Use o boca-a-boca para promover seu consultório

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?

Leia mais

Ética médica na internet: cuidados para profissionais

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.

Leia mais

Conheça o mundo de oportunidades disponível na Agenda Doctoralia

Recentemente a Doctoralia lançou uma nova ferramenta para os profissionais da saúde: a Agenda Doctoralia. Trata-se de um recurso que facilita a gestão do consultório, pois reúne todas as consultas e dados dos pacientes em um mesmo sistema.

Por ter sido criada por especialistas da saúde, a Agenda Doctoralia também foi pensada para melhorar as experiências do paciente e do profissional, com recursos específicos para o mercado sanitário:

Leia mais

Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.

Leia mais

Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 

Leia mais

Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.

Leia mais

Guia completo para os melhores resultados com um perfil na Doctoralia

Para ter sucesso na plataforma como muitos profissionais, conheça e coloque em prática as dicas que realmente funcionam a favor de seus resultados.*

Em muitas ocasiões já falamos sobre os benefícios da Internet para os especialistas da saúde e neste artigo nos aprofundaremos nas práticas para manter um perfil atrativo na Doctoralia, já que se trata da plataforma online líder do segmento no Brasil.

A partir do momento em que cria um perfil, o especialista já começa a movimentar sua visibilidade e reputação 2.0. No entanto, é muito comum que páginas desatualizadas ou sem informação relevante despertem menos a atenção dos pacientes.

Leia mais

Dicas para criar conteúdos de sucesso para os pacientes

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.

Leia mais

5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.

Leia mais

Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads

Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes. 

Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados. 

Leia mais

Práticas para ter o gerenciamento e a receita do consultório em dia

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda

Leia mais

Como melhorar sua reputação médica pelas redes sociais

Graças à sua popularidade, as redes sociais se revelaram mais uma fonte importante no ambiente online para o consumo de informações. Consequentemente, tornaram-se também um complemento para divulgação do trabalho de profissionais de saúde por meio da geração de conteúdo.

Além de contribuir para melhorar as informações sobre saúde aos pacientes, um trabalho bem feito nessas plataformas fortalece a reputação online do especialista e ajuda a levar mais tráfego para seus canais, seja seu site ou até mesmo seu perfil na Doctoralia.

Leia mais

Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.

Leia mais

Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?

Leia mais

Foto profissional: 6 técnicas para transmitir sua melhor imagem


Em 40 milésimos de segundo já somos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa com base em sua foto de perfil - e essa primeira impressão tende a ser duradoura, mesmo depois que a conhecemos pessoalmente. É o que revela um estudo  conduzido pelo Psychological Science.

Quando transportamos os resultados deste estudo à realidade médica, isso significa ser mais ou menos atrativo a um potencial paciente na Internet. Como o contato pessoal não existe, o apelo visual ganha muito mais força, pois passa a ser nossa referência mais importante. 

Leia mais

Como criar um site barato e eficaz para seu consultório

Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.

Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos  74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!

Leia mais

Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

Atualmente, 9 entre cada 10 pacientes que buscam um especialista em saúde fazem consultas pela Internet. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.

Leia mais

Saiba como melhorar sua visibilidade médica na Internet

Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.

Leia mais

5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.

Leia mais

Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

Leia mais

O cirurgião plástico incansável, que nasceu para sua profissão

Descobrir a carreira dos sonhos nem sempre é fácil, mas existem pessoas afortunadas, que fizeram essa escolha de forma tão bem-sucedida que irradiam convicção e paixão quando falam do seu trabalho. É o caso do Dr. André Giannini, cirurgião plástico que persegue incansavelmente o conhecimento, o aperfeiçoamento e a conexão com seus pacientes.


Bate-papo profissional: telemedicina pelo mundo e tendências para o Brasil


Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.

Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.


5 dicas para abrir um consultório de sucesso

 

Abrir um consultório de sucesso é um sonho de diversos profissionais de saúde, porém, o início dessa jornada ainda é nebuloso para muitos.

O curso de Medicina é um dos mais complexos em qualquer faculdade, mas sua grade curricular ainda deixa a desejar para os médicos que pretendem ter seu próprio consultório.


Software médico: um guia para escolher seu sistema ideal

Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.


Respondemos às dúvidas mais frequentes sobre Publicidade Médica

A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.

Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.


Agendamento online e presença digital: é um problema não oferecer?

O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.

Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário? 

Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.


Médico digital: como este oftalmologista expandiu sua presença online

Assumidamente um adepto da tecnologia, tanto na vida pessoal como profissional, o Oftalmologista Marcio Zapparoli criou seu perfil na Doctoralia há pouco mais de um ano e acredita ser um caminho sem volta na sua carreira –  que começou em 2004, quando ele concluiu a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

A predileção pela Oftalmologia veio logo no início da curso. Márcio conta que sempre procurou uma especialidade multifacetada e que lhe desse opções para diversificar os atendimentos entre clínico, cirúrgico e exames complementares e, nessa busca, a oftalmologia surgiu como a primeira opção.


4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.


Telemedicina ganha espaço - veja o guia para consultas à distância

Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.

Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas à distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas. 


Telemedicina em tempo de Covid-19: 6 boas práticas para compartilhar com pacientes

Liberada há menos de dois meses como uma resposta à pandemia de Covid-19, a Telemedicina ainda tem gerado dúvidas e estimulado muitos aprendizados entre pacientes e profissionais da saúde.

Justamente por se tratar de uma novidade, trouxemos algumas boas práticas para orientar os atendimentos online e garantir seu sucesso neste período de isolamento social. Para isso, fomos ouvir especialistas que já estão atendendo pela telemedicina, além de buscar referências internacionais, em países em que atendimento online já era realidade, como é o caso da Inglaterra, com NHS.


Fazendo a diferença também pela Telemedicina

O coloproctologista e cirurgião Danilo Munhóz da Silva iniciou na medicina há 14 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.

O profissional continua se reinventando durante a reclusão social e acaba de incorporar a Telemedicina no seu dia a dia para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.


5 dicas para migrar do prontuário de papel para o eletrônico

Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.

O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.


Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.


Após reconhecimento do CFM, Doctoralia disponibiliza Telemedicina


A rápida propagação da COVID-19 nos últimos dias elevou o estado de alerta da população e a demanda por atenção médica especializada. Diante desse desafio histórico no setor sanitário, o Ministério da Saúde publicou, no último 23 de março, a portaria 467/2020, disciplinando as normas da Telemedicina no Brasil.


Dicas - como outros especialistas têm resultados na Doctoralia

O que os especialistas de saúde, clínicas e hospitais fazem para usar a Doctoralia de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo seu potencial? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais recém-chegados à plataforma… e estamos prontos para dar algumas dicas importantes. ;)


Médico 5 estrelas: quais os aspectos mais valorizados pelos pacientes

Quando alguém pesquisa sobre um produto ou um negócio local, as opiniões dos clientes ainda são fundamentais. E isso vale também para a busca por médicos e demais profissionais da saúde.

Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países. 


6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.


Daniel Mandarino: um ginecologista que merece ser acompanhado de perto

O comprometimento e a atuação do ginecologista Daniel Pereira Mandarino merecem ser acompanhados de perto.

Neste bate-papo com a Doctoralia, o especialista contou como busca identificar e debater as notícias falsas trazidas por suas pacientes e como incentiva o diálogo e a conscientização durante os atendimentos. Fake news não são tabu no seu consultório. 


As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.


O comportamento do paciente digital: o que esperar para 2020?

Você sabia que a hashtag #Saúde está na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.


Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.


5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.


Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.


Aquisição e Retenção de pacientes - você usa as estratégias certas?

*Parte 1 de 2

Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.


Dia do Médico - uma homenagem da Doctoralia e dos pacientes

Todo ano a nossa equipe busca superar a maneira de agradecer aos médicos de todo o país pelos serviços que prestam pela vida. 

Em 2019, estendemos a palavra também aos pacientes, já que somos muitos os que queremos dizer obrigado e por diferentes razões . A seguir, deixamos nossa homenagem a todos os profissionais de medicina por mais um ano trabalhando pela saúde. Nosso muito obrigado! :)


5 pontos chave para oferecer a melhor experiência aos pacientes

Experiência do paciente é um indicador ainda pouco aplicado no Brasil, mas que cada vez mais pede a atenção dos profissionais de saúde pela sua influência nos tratamentos - e até mesmo no tempo de dor dos pacientes. Não é à toa que importantes hospitais públicos e privados no mundo já têm programas dedicados à experiência de seus clientes, como é o caso do Albert Einstein e do Sírio Libanês, que oferecem inclusive especializações profissionais nesta área.

Antes de mais nada é preciso saber que a experiência vai além da satisfação. Ela é a combinação de atendimento de qualidade, respeito pelo tempo e pelo histórico do paciente, acompanhamento durante o tratamento, fácil acesso à informação e à comunicação com o profissional e seu consultório.


O modelo que o levou a aumentar os atendimentos no consultório

No Dia da Secretária, 30 de setembro, o Dr. Antonio Hirt foi um dos especialistas que fez questão de demonstrar o quanto valoriza a figura da sua assistente - e o quanto ela faz toda a diferença para os atendimentos do consultório crescem.

Mas não foi apenas essa parceria que levou este Gastroenterologista de Curitiba a conquistar sua estabilidade profissional.


Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.


Tecnologias aplicadas à saúde

É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.

A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>


Como esse dermatologista se tornou um destaque na sua prática

Encontrar o Dr. André Lauth pela Internet é tarefa fácil para qualquer paciente. Basta uma busca rápida por seu nome no Google e vários sites aparecem disponíveis com referências do dermatologista.


Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 

73% dos participantes afirmaram ter recebido algum questionamento de seus pacientes no último ano que, ao final, descobriu-se tratar de boato.


A Doctoralia segue crescendo no Brasil! Conheça nosso novo escritório

A Doctoralia começou como uma startup na Espanha e hoje é parte do grupo Docplanner, holding da maior plataforma de saúde do mundo. Em 2017, trouxemos nossa sede física também para o Brasil e vamos ganhando cada vez mais espaço.

Saímos na frente como uma das primeiras plataformas a digitalizar as consultas médicas e lideramos um tendência que só vem se concretizando, porque ainda existe uma lacuna na comunicação entre o profissional de saúde e o paciente.


Da persistência ao sucesso na Ortopedia

A área de Traumatologia é conhecida pela rotina exigente dos profissionais. O tempo está fracionado entre os atendimentos clínicos e cirúrgicos, as cargas de trabalho são altas, assim como demanda por especialização. Nada que fuja à regra para doutor Murilo Oliveira de Almeida.

(Foi justamente aproveitando a pausa de um plantão que encontramos uma brecha para entrevistar ao especialista, às 7h30).


Por que sua reputação profissional importa tanto - e como conquistá-la?

O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.

O tema reputação ficou ainda mais forte depois que pegou carona com a Internet Agora, qualquer pessoa pode deixar uma opinião ao nosso respeito em redes sociais, sites especializados ou comunidades online e ela está disponível a quem quiser acessá-la, basta uma rápida busca gratuita.


Marketing em Saúde — como cuidar de sua presença online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!


Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.


Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.


Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.


Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.


Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.


Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.


Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.


Regras de ouro para o sucesso de consultórios e centros de saúde

A rotina dos consultórios particulares e centros de saúde está longe de ser simples e, muito menos, de ter um modelo standard que funcione para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos, as que necessitam reservar uma hora inteira para cada consulta, ou que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com mais processos burocráticos - estes são só alguns exemplos.


9 mitos sobre marketing médico. Por que você deve repensá-los

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.


Marketing médico na Internet: como criar sua estratégia?

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.


4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.


Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.


Novidades na agenda da Doctoralia

Há pouco tempo apresentamos no blog novidades na agenda da Doctoralia, criadas para melhorar processos nos consultórios, diminuir faltas e gerar mais consultas.

Mais do que uma agenda simples que armazena horários e contatos de pacientes, a Agenda Doctoralia já é usada como ferramenta de negócios em clínicas e consultórios de vários países e por isso sempre ganha atualizações e novos recursos para profissionais da saúde - justamente sobre o que falaremos a seguir.


Por que você deve se preocupar com a segurança dos dados dos pacientes

Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais. Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.

Entendido esse rumo, a Europa se antecipou ao restante do mundo e aprovou uma nova regulamentação internacional para a proteção desses dados pessoais, que entrou em vigor em maio de 2018. Dois anos depois, o Brasil também colocou em vigor sua Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Como ter mais visibilidade combinando Doctoralia e Google Meu Negócio

Graças ao Google Meu Negócio é possível conseguir mais visibilidade para seu consultório nos resultados de pesquisa do Google. Para o paciente, isso significa poder ver suas informações de contato assim que uma pesquisa é feita no buscador. Integrado ao seu perfil na Doctoralia, essa parceria potencializa as oportunidades de novas consultas.


Como reagir diante da opinião negativa de um paciente - veja exemplos

A opinião dos pacientes sobre o atendimento que você oferece é um dos fatores que mais influenciará novos pacientes a marcarem uma consulta. Isso porque todos nós queremos ter a segurança de estar nas mãos de um profissional, que resolva seus problemas de saúde, mas também os trate bem.

Mas e quando você recebe uma opinião negativa na Internet sobre seu trabalho?


7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.

No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.


Como verificamos a autenticidade de um especialista na Doctoralia

Na Doctoralia levamos muito a sério o nosso trabalho e a responsabilidade que temos com os pacientes - que acessam a plataforma em busca de informações confiáveis - e com os especialistas da saúde - que confiam em nós para promover seu trabalho e melhorar sua reputação.


Técnicas para se diferenciar na Doctoralia

Hoje muitos pacientes já buscam especialista pela Internet e fazem suas escolhas com base nas informações que encontram na rede, comparando diferentes profissionais e o que é dito sobre eles. Você já parou para pensar como pacientes em potencial te encontram e qual a primeira impressão que você gera em relação a outros consultórios da sua região?

Como se apresentar na Doctoralia, a maior plataforma do mundo para conectar profissionais da saúde e pacientes?


10 apps e ferramentas imperdíveis para especialistas autônomos

Neste post,  selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.


Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.

Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.


4 estratégias de marketing para clínicas odontológicas (+bônus)

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.


3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.


Como as mudanças no Facebook impactam a página do seu consultório

Todo início de ano Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, anuncia publicamente sua "meta de ano novo" - e em 2018 não foi diferente. No dia 11 de janeiro, o empresário comunicou em uma coletiva de imprensa que este ano estaria determinado a "consertar o Facebook" que, segundo ele, implica em corrigir os bugs para tornar a plataforma ainda melhor.

No entanto, esses ajustes envolvem mudanças maiores, que impactam principalmente o desempenho de marcas, empresas e, consequentemente, clínicas e consultórios.


Você está preparado para receber avaliações de pacientes na Internet?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As avaliações pela Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.


2017: O ano em que mais especialistas e pacientes se conectaram

Não poderíamos deixar de dedicar o último artigo de 2017 para agradecer aos especialistas da saúde. Mais do que nunca vocês estiveram presentes e participativos na Doctoralia, contribuindo para tornar as experiências de saúde mais humanas.

Prova disso é que a plataforma ficou ainda maior e seu tráfego aumentou em 45% no Brasil*: chegamos a média de 5 milhões de usuários ativos todos os meses e esse crescimento também impulsionou a popularidade de serviços como o “Pergunte ao Especialista” e “Opiniões”. Fechamos o ano com quase 75 mil perguntas respondidas e nosso time já validou mais de 344 mil opiniões de pacientes sobre o trabalho dos profissionais encontrados pela Doctoralia.


5 formas de aumentar as visitas ao seu perfil na Doctoralia

Para colaborar com a capacitação de médicos e gestores de clínicas e consultórios, a Doctoralia criou o Doctoralia Academy, uma plataforma com cursos, dicas, artigos e várias demonstrações de ferramentas criadas para os profissionais se conectarem cada vez mais aos pacientes.

A seguir, você confere algumas recomendações disponíveis no Doctoralia Academy para  melhorar o tráfego para seu perfil. Acompanhe-as a seguir!


Marketing digital para consultórios: conceitos importantes

Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.

A seguir falaremos sobre os principais deles e você verá porque é importante conhecê-los


Aprenda sobre sua concorrência na Internet e atraia mais pacientes

Nos negócios convencionais, analisar a concorrência é um exercício importante para conhecer melhor o mercado e saber como estar bem posicionado nele. Da mesma forma, conhecer quem são seus concorrentes no momento de entrar no universo digital te ajudará a definir as estratégias que irão te diferenciar e melhorar seu posicionamento.

Como já falamos aqui, o primeiro passo para construir sua identidade digital é buscar por você no Google. Desta forma, será possível conhecer o que o paciente encontra quando digita seu nome na Internet. Analisar a sua concorrência consiste em um exercício muito similar:


Dicas para seu blog de saúde

Hoje a Internet está repleta de blogs e sites especializados em saúde, mas sempre insistimos sobre a importância de buscar e recomendar os que tragam boas referências e sejam 100% confiáveis.

Por esse motivo, gostamos de ver como muitos especialistas já embarcaram no projeto de começar seu próprio canal e vem ajudando a melhorar as informações sobre saúde na Internet.


Use o boca-a-boca para promover seu consultório

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?


Ética médica na internet: cuidados para profissionais

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.


Conheça o mundo de oportunidades disponível na Agenda Doctoralia

Recentemente a Doctoralia lançou uma nova ferramenta para os profissionais da saúde: a Agenda Doctoralia. Trata-se de um recurso que facilita a gestão do consultório, pois reúne todas as consultas e dados dos pacientes em um mesmo sistema.

Por ter sido criada por especialistas da saúde, a Agenda Doctoralia também foi pensada para melhorar as experiências do paciente e do profissional, com recursos específicos para o mercado sanitário:


Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.


Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 


Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.


Guia completo para os melhores resultados com um perfil na Doctoralia

Para ter sucesso na plataforma como muitos profissionais, conheça e coloque em prática as dicas que realmente funcionam a favor de seus resultados.*

Em muitas ocasiões já falamos sobre os benefícios da Internet para os especialistas da saúde e neste artigo nos aprofundaremos nas práticas para manter um perfil atrativo na Doctoralia, já que se trata da plataforma online líder do segmento no Brasil.

A partir do momento em que cria um perfil, o especialista já começa a movimentar sua visibilidade e reputação 2.0. No entanto, é muito comum que páginas desatualizadas ou sem informação relevante despertem menos a atenção dos pacientes.


Dicas para criar conteúdos de sucesso para os pacientes

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.


5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.


Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads

Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes. 

Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados. 


Práticas para ter o gerenciamento e a receita do consultório em dia

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda


Como melhorar sua reputação médica pelas redes sociais

Graças à sua popularidade, as redes sociais se revelaram mais uma fonte importante no ambiente online para o consumo de informações. Consequentemente, tornaram-se também um complemento para divulgação do trabalho de profissionais de saúde por meio da geração de conteúdo.

Além de contribuir para melhorar as informações sobre saúde aos pacientes, um trabalho bem feito nessas plataformas fortalece a reputação online do especialista e ajuda a levar mais tráfego para seus canais, seja seu site ou até mesmo seu perfil na Doctoralia.


Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.


Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?


Foto profissional: 6 técnicas para transmitir sua melhor imagem


Em 40 milésimos de segundo já somos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa com base em sua foto de perfil - e essa primeira impressão tende a ser duradoura, mesmo depois que a conhecemos pessoalmente. É o que revela um estudo  conduzido pelo Psychological Science.

Quando transportamos os resultados deste estudo à realidade médica, isso significa ser mais ou menos atrativo a um potencial paciente na Internet. Como o contato pessoal não existe, o apelo visual ganha muito mais força, pois passa a ser nossa referência mais importante. 


Como criar um site barato e eficaz para seu consultório

Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.

Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos  74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!


Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

Atualmente, 9 entre cada 10 pacientes que buscam um especialista em saúde fazem consultas pela Internet. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.


Saiba como melhorar sua visibilidade médica na Internet

Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.


5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.


Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!


Artigos mais lidos