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Telemedicina - por que é questão de tempo até que ela seja aprovada?

Mesmo sendo um dos maiores sistemas de saúde do mundo, o SUS no Brasil ainda tem uma série de batalhas por enfrentar no que diz respeito à sua governança fragmentada, problemas crônicos de burocracia e financiamento, além da má distribuição dos leitos no país. É o que mostra relatório do Banco Mundial sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.

O Conselho Federal de Medicina aponta também que mais de 30 mil desses leitos de internação foram fechados na rede pública de saúde em apenas oito anos. Em maio de 2010, contávamos com 336 mil deles para uso exclusivo do SUS. Em 2018, esse número baixou para 301 mil.

29/05/2019

Marketing em Saúde — Como Cuidar de Sua Presença Online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!

21/05/2019

Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.

17/05/2019

Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.

15/05/2019

Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.

29/04/2019

Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.

23/04/2019

Como usar a linguagem da mudança para motivar o paciente durante o tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

1/02/2019

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.

16/11/2018

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

6/11/2018

Regras de ouro para o sucesso de consultórios e centros de saúde

A rotina dos consultórios particulares e centros de saúde está longe de ser simples e, muito menos, de ter um modelo standard que funcione para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos, as que necessitam reservar uma hora inteira para cada consulta, ou que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com mais processos burocráticos - estes são só alguns exemplos.

30/10/2018