out 21, 2020

Novos recursos para médicos disponibilizados durante a pandemia

Se você acessar doctoralia.com.br e limitar sua navegação à página principal, talvez imagine que a plataforma é apenas um buscador de médicos e profissionais de saúde. Mas, na verdade, essa é só a pontinha do iceberg.

Leia mais

O cirurgião plástico incansável, que nasceu para sua profissão

Descobrir a carreira dos sonhos nem sempre é fácil, mas existem pessoas afortunadas, que fizeram essa escolha de forma tão bem-sucedida que irradiam convicção e paixão quando falam do seu trabalho. É o caso do Dr. André Giannini, cirurgião plástico que persegue incansavelmente o conhecimento, o aperfeiçoamento e a conexão com seus pacientes.

Leia mais

set 21, 2020

Guia: crie o plano de marketing do consultório em 7 passos

O plano de marketing é uma diretiva importante para clínicas, consultórios e profissionais de saúde autônomos conquistarem seu espaço no mercado. Neste artigo, você encontrará os 7 passos para criar e colocar em prática o plano customizado para o seu negócio. 

Leia mais

Entenda o impacto da LGPD para médicos e demais profissionais da saúde

O veto do Senado ao adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surpreendeu o mercado no último dia 26 de agosto e, após aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova LGPD entrou em vigor no país no dia 18 de setembro.

Muitas empresas e profissionais autônomos que tratam dados pessoais, no entanto, ainda não agem em conformidade com a LGPD, como mostra uma pesquisa da Akamai Technologies. A instituição ouviu mais de 400 organizações que atuam no Brasil e detectou que 64% não estão preparadas para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Leia mais

set 07, 2020

Você é um médico com influência online? *Bônus: teste sua presença digital

Blogueiros, youtubers e instagramers invadiram nossa vida nos últimos anos e hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha admiração por uma dessas figuras que cresceram na internet.

Basta pensar no seu feed do Instagram: quem é a personalidade que você adora seguir e que se tornou a sua referência para determinado tema? Que mesmo sem conhecer pessoalmente, fala de assuntos que se encaixam perfeitamente com o seu momento de vida?

Leia mais

Os melhores podcasts para profissionais da saúde

Apesar de não ser um formato novo, o podcast só explodiu nos últimos anos, com a popularização de plataformas de streaming como o Spotify e o Apple Podcast. É provável também que tenha ganhado fama por ser uma mídia fácil de ser consumida enquanto fazemos outra atividade em paralelo. Ideal para uma geração como a nossa, que sofre com a falta de tempo, não é mesmo?

A verdade é que, desde que se tornou popular, muitos médicos passaram a se aventurar pelo universo dos podcasts. O formato, que já vinha sendo bastante explorado em países com Estados Unidos e a Inglaterra, agora começa a ganhar expressividade também entre profissionais no Brasil.

Leia mais

Bate-papo profissional: telemedicina pelo mundo e tendências para o Brasil


Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.

Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.

Leia mais

Software médico: um guia para escolher seu sistema ideal

Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.

Leia mais

Respondemos às dúvidas mais frequentes sobre Publicidade Médica

A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.

Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.

Leia mais

Médico digital: como este oftalmologista expandiu sua presença online

Assumidamente um adepto da tecnologia, tanto na vida pessoal como profissional, o Oftalmologista Marcio Zapparoli criou seu perfil na Doctoralia há pouco mais de um ano e acredita ser um caminho sem volta na sua carreira –  que começou em 2004, quando ele concluiu a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

A predileção pela Oftalmologia veio logo no início da curso. Márcio conta que sempre procurou uma especialidade multifacetada e que lhe desse opções para diversificar os atendimentos entre clínico, cirúrgico e exames complementares e, nessa busca, a oftalmologia surgiu como a primeira opção.

Leia mais

4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.

Leia mais

Telemedicina ganha espaço - veja o guia para consultas à distância

Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.

Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas à distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas. 

Leia mais

Telemedicina em tempo de Covid-19: 6 boas práticas para compartilhar com pacientes

Liberada há menos de dois meses como uma resposta à pandemia de Covid-19, a Telemedicina ainda tem gerado dúvidas e estimulado muitos aprendizados entre pacientes e profissionais da saúde.

Justamente por se tratar de uma novidade, trouxemos algumas boas práticas para orientar os atendimentos online e garantir seu sucesso neste período de isolamento social. Para isso, fomos ouvir especialistas que já estão atendendo pela telemedicina, além de buscar referências internacionais, em países em que atendimento online já era realidade, como é o caso da Inglaterra, com NHS.

Leia mais

Fazendo a diferença também pela Telemedicina

O coloproctologista e cirurgião Danilo Munhóz da Silva iniciou na medicina há 14 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.

O profissional continua se reinventando durante a reclusão social e acaba de incorporar a Telemedicina no seu dia a dia para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.

Leia mais

5 dicas para migrar do prontuário de papel para o eletrônico

Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.

O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.

Leia mais

Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.

Leia mais

Após reconhecimento do CFM, Doctoralia disponibiliza Telemedicina


A rápida propagação da COVID-19 nos últimos dias elevou o estado de alerta da população e a demanda por atenção médica especializada. Diante desse desafio histórico no setor sanitário, o Ministério da Saúde publicou, no último 23 de março, a portaria 467/2020, disciplinando as normas da Telemedicina no Brasil.

Leia mais

Dicas - como outros especialistas têm resultados na Doctoralia

O que os especialistas de saúde, clínicas e hospitais fazem para usar a Doctoralia de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo seu potencial? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais recém-chegados à plataforma… e estamos prontos para dar algumas dicas importantes. ;)

Leia mais

6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.

Leia mais

Daniel Mandarino: um ginecologista que merece ser acompanhado de perto

O comprometimento e a atuação do ginecologista Daniel Pereira Mandarino merecem ser acompanhados de perto.

Neste bate-papo com a Doctoralia, o especialista contou como busca identificar e debater as notícias falsas trazidas por suas pacientes e como incentiva o diálogo e a conscientização durante os atendimentos. Fake news não são tabu no seu consultório. 

Leia mais

As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.

Leia mais

O comportamento do paciente digital: o que esperar para 2020?

Você sabia que a hashtag #Saúde está na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.

Leia mais

Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.

Leia mais

5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.

Leia mais

Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.

Leia mais

Aquisição e Retenção de pacientes - você usa as estratégias certas?

*Parte 1 de 2

Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.

Leia mais

Dia do Médico - uma homenagem da Doctoralia e dos pacientes

Todo ano a nossa equipe busca superar a maneira de agradecer aos médicos de todo o país pelos serviços que prestam pela vida. 

Em 2019, estendemos a palavra também aos pacientes, já que somos muitos os que queremos dizer obrigado e por diferentes razões . A seguir, deixamos nossa homenagem a todos os profissionais de medicina por mais um ano trabalhando pela saúde. Nosso muito obrigado! :)

Leia mais

5 pontos chave para oferecer a melhor experiência aos pacientes

Experiência do paciente é um indicador ainda pouco aplicado no Brasil, mas que cada vez mais pede a atenção dos profissionais de saúde pela sua influência nos tratamentos - e até mesmo no tempo de dor dos pacientes. Não é à toa que importantes hospitais públicos e privados no mundo já têm programas dedicados à experiência de seus clientes, como é o caso do Albert Einstein e do Sírio Libanês, que oferecem inclusive especializações profissionais nesta área.

Antes de mais nada é preciso saber que a experiência vai além da satisfação. Ela é a combinação de atendimento de qualidade, respeito pelo tempo e pelo histórico do paciente, acompanhamento durante o tratamento, fácil acesso à informação e à comunicação com o profissional e seu consultório.

Leia mais

O modelo que o levou a aumentar os atendimentos no consultório

No Dia da Secretária, 30 de setembro, o Dr. Antonio Hirt foi um dos especialistas que fez questão de demonstrar o quanto valoriza a figura da sua assistente - e o quanto ela faz toda a diferença para os atendimentos do consultório crescem.

Mas não foi apenas essa parceria que levou este Gastroenterologista de Curitiba a conquistar sua estabilidade profissional.

Leia mais

Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.

Leia mais

Tecnologias aplicadas à saúde

É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.

A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>

Leia mais

Como esse dermatologista se tornou um destaque na sua prática

Encontrar o Dr. André Lauth pela Internet é tarefa fácil para qualquer paciente. Basta uma busca rápida por seu nome no Google e vários sites aparecem disponíveis com referências do dermatologista.

Leia mais

Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 

73% dos participantes afirmaram ter recebido algum questionamento de seus pacientes no último ano que, ao final, descobriu-se tratar de boato.

Leia mais

A Doctoralia segue crescendo no Brasil! Conheça nosso novo escritório

A Doctoralia começou como uma startup na Espanha e hoje é parte do grupo Docplanner, holding da maior plataforma de saúde do mundo. Em 2017, trouxemos nossa sede física também para o Brasil e vamos ganhando cada vez mais espaço.

Saímos na frente como uma das primeiras plataformas a digitalizar as consultas médicas e lideramos um tendência que só vem se concretizando, porque ainda existe uma lacuna na comunicação entre o profissional de saúde e o paciente.

Leia mais

Da persistência ao sucesso na Ortopedia

A área de Traumatologia é conhecida pela rotina exigente dos profissionais. O tempo está fracionado entre os atendimentos clínicos e cirúrgicos, as cargas de trabalho são altas, assim como demanda por especialização. Nada que fuja à regra para doutor Murilo Oliveira de Almeida.

(Foi justamente aproveitando a pausa de um plantão que encontramos uma brecha para entrevistar ao especialista, às 7h30).

Leia mais

13 aplicativos de saúde para especialistas e seus pacientes

A tecnologia chegou para agregar valor na saúde sob muitos aspectos, sempre quando aliada ao trabalho dos profissionais de área - e a Doctoralia está engajada em orientar seus pacientes dessa importância.

Neste artigo listamos, aplicativos de saúde com diferentes focos, tanto para ajudar o atendimento e diagnóstico do paciente, como a gestão do consultório e os próprios pacientes durante o tratamento:

Leia mais

Por que sua reputação profissional importa tanto - e como conquistá-la?

O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.

O tema reputação ficou ainda mais forte depois que pegou carona com a Internet Agora, qualquer pessoa pode deixar uma opinião ao nosso respeito em redes sociais, sites especializados ou comunidades online e ela está disponível a quem quiser acessá-la, basta uma rápida busca gratuita.

Leia mais

Marketing em Saúde — como cuidar de sua presença online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!

Leia mais

Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.

Leia mais

Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.

Leia mais

Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.

Leia mais

Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.

Leia mais

abr 02, 2019

Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

 

Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos. Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Com o acesso à Internet, essa forma de promoção ficou ainda mais potente. Não estamos mais limitados a falar apenas sobre outras pessoas, mas passamos também a compartilhar nossa impressão sobre as marcas, empresas e profissionais, inclusive no setor da saúde.

Leia mais

Ginecologista fala sobre sua fórmula do sucesso no consultório

 

"Uma excelente médica"; "Comprometida com bem estar.."; "Super dedicada e profissional"...Essas são algumas das opiniões de pacientes que a Ginecologista curitibana, Dulce Cristina Pereira Henriques, coleciona em seu perfil público na Doctoralia.

Com mais de 30 anos dedicados à saúde, Dulce é daquelas especialistas que chamam a atenção pela empatia e pelo empenho que dedica no atendimento às suas pacientes, sempre buscando maneiras de se modernizar para fazer a diferença como profissional. Nesta entrevista, ela compartilha sua visão sobre a profissão, o mercado e revela alguns segredos de como conquistou uma reputação cuidadosamente admirável.

Leia mais

Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

Leia mais

jan 12, 2019

Tudo sobre a nova geração da Doctoralia

É com muito prazer que compartilhamos a nova versão da Doctoralia. Nossa equipe fez um grande trabalho e começamos 2019 com uma plataforma ainda melhor!

A partir de agora, especialistas da saúde contam com um perfil mais atrativo e moderno e os pacientes podem encontrar informações de maneira mais simples e marcar consultas com mais facilidade e comodidade.

Leia mais

dez 28, 2018

[Especial profissionais da saúde] 5 tendências no online para 2019

 

Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.

Mas 2019 não para por aí: os pacientes terão ainda mais voz e autonomia para decidir o que querem, como e quando querem. E mais do que nunca, precisam ser escutados pelos profissionais que esperam se conectar de formas verdadeiramente efetivas.

Com isso em mente, conheça as 5 tendências apontadas pelos gurus do marketing online que virão com força no mercado de saúde em 2019.

Leia mais

O que estabelecimentos de saúde devem saber sobre a geração do smartphone?

Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.

Leia mais

nov 30, 2018

Redes sociais para profissionais da saúde: perdas e ganhos

 

Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.

Mas qual a relevância das redes sociais para os profissionais da saúde?

Essa é uma pergunta que muitos especialistas se fazem e também fazem aos consultores da Doctoralia, por isso preparamos este post. A seguir você vai conhecer mais sobre o papel das redes sociais para o marketing dos especialistas, que tipo de resultados você pode esperar e o que deve considerar para montar sua estratégia nessas plataformas.

Leia mais

Como é ser um dermatologista na era digital

Aos 32 anos, o dermatologista Luiz Alberto Bomjardim Pôrto já é parte da geração de especialistas que são nativos digitais. Seu envolvimento com a Internet começou muito antes da medicina, se intensificou na faculdade e, naturalmente, se tornou uma ferramenta de trabalho e de comunicação com os pacientes.

Atualmente, Luiz vive um novo momento na carreira. Depois de passar por estágios na Dinamarca, Áustria e Estados Unidos, concluiu sua residência médica (antes trabalhou também como médico generalista) e atua como dermatologista em um consultório particular.

Leia mais

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.

Leia mais

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

Leia mais

Neurologista renomado conta como impulsionou a carreira

Willian Rezende do Carmo é Neurologista no Corpo Clínico do Sírio-Libanês e do BP Mirante e proprietário da Clínica Regenerati, em São Paulo, que hoje atua com 16 especialistas e 10 funcionários. Dono de um currículo e de uma reputação respeitáveis, o especialista mineiro nos contou como deu uma guinada em sua carreira e chegou à sua posição atual.

Leia mais

9 mitos sobre marketing médico. Por que você deve repensá-los

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.

Leia mais

Marketing médico na Internet: como criar sua estratégia?

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.

Leia mais

4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.

Leia mais

Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.

Leia mais

Novidades na agenda da Doctoralia

Há pouco tempo apresentamos no blog novidades na agenda da Doctoralia, criadas para melhorar processos nos consultórios, diminuir faltas e gerar mais consultas.

Mais do que uma agenda simples que armazena horários e contatos de pacientes, a Agenda Doctoralia já é usada como ferramenta de negócios em clínicas e consultórios de vários países e por isso sempre ganha atualizações e novos recursos para profissionais da saúde - justamente sobre o que falaremos a seguir.

Leia mais

Por que você deve se preocupar com a segurança dos dados dos pacientes

Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais. Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.

Entendido esse rumo, a Europa se antecipou ao restante do mundo e aprovou uma nova regulamentação internacional para a proteção desses dados pessoais, que entrou em vigor em maio de 2018. Dois anos depois, o Brasil também colocou em vigor sua Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia mais

Como ter mais visibilidade combinando Doctoralia e Google Meu Negócio

Graças ao Google Meu Negócio é possível conseguir mais visibilidade para seu consultório nos resultados de pesquisa do Google. Para o paciente, isso significa poder ver suas informações de contato assim que uma pesquisa é feita no buscador. Integrado ao seu perfil na Doctoralia, essa parceria potencializa as oportunidades de novas consultas.

Leia mais

Como reagir diante da opinião negativa de um paciente - veja exemplos

A opinião dos pacientes sobre o atendimento que você oferece é um dos fatores que mais influenciará novos pacientes a marcarem uma consulta. Isso porque todos nós queremos ter a segurança de estar nas mãos de um profissional, que resolva seus problemas de saúde, mas também os trate bem.

Mas e quando você recebe uma opinião negativa na Internet sobre seu trabalho?

Leia mais

7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.

No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.

Leia mais

Como verificamos a autenticidade de um especialista na Doctoralia

Na Doctoralia levamos muito a sério o nosso trabalho e a responsabilidade que temos com os pacientes - que acessam a plataforma em busca de informações confiáveis - e com os especialistas da saúde - que confiam em nós para promover seu trabalho e melhorar sua reputação.

Leia mais

Como essa dentista conquistou um mercado repleto de desafios

A dentista Maura Ribeiro tem desafios grandes de profissão: especializada em Periodontia, Prótese e Implantodontia,  ela enfrenta o mercado competitivo de uma cidade grande, que a cada ano recebe mais profissionais recém-formados por uma das duas universidades locais de Odontologia, em Natal (RN). Mesmo assim, Maura já atua há mais de 30 anos na profissão e segue inovando e investindo em conhecimento para fidelizar sua clientela e atrair novos pacientes.

Leia mais

Técnicas para se diferenciar na Doctoralia

Hoje muitos pacientes já buscam especialista pela Internet e fazem suas escolhas com base nas informações que encontram na rede, comparando diferentes profissionais e o que é dito sobre eles. Você já parou para pensar como pacientes em potencial te encontram e qual a primeira impressão que você gera em relação a outros consultórios da sua região?

Como se apresentar na Doctoralia, a maior plataforma do mundo para conectar profissionais da saúde e pacientes?

Leia mais

10 apps e ferramentas imperdíveis para especialistas autônomos

Neste post,  selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.

Leia mais

Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.

Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.

Leia mais

4 estratégias de marketing para clínicas odontológicas (+bônus)

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.

Leia mais

3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.

Leia mais

Você está preparado para receber avaliações de pacientes na Internet?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As avaliações pela Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.

Leia mais

2017: O ano em que mais especialistas e pacientes se conectaram

Não poderíamos deixar de dedicar o último artigo de 2017 para agradecer aos especialistas da saúde. Mais do que nunca vocês estiveram presentes e participativos na Doctoralia, contribuindo para tornar as experiências de saúde mais humanas.

Prova disso é que a plataforma ficou ainda maior e seu tráfego aumentou em 45% no Brasil*: chegamos a média de 5 milhões de usuários ativos todos os meses e esse crescimento também impulsionou a popularidade de serviços como o “Pergunte ao Especialista” e “Opiniões”. Fechamos o ano com quase 75 mil perguntas respondidas e nosso time já validou mais de 344 mil opiniões de pacientes sobre o trabalho dos profissionais encontrados pela Doctoralia.

Leia mais

Use o boca-a-boca para promover seu consultório

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?

Leia mais

out 27, 2017

Pesquisa Doctoralia - PACIENTE 3.0

Os brasileiros já podem ser considerados pacientes 3.0 devido ao ótimo uso que fazem das novas tecnologias em benefício de sua saúde.

Foi o que descobrimos na pesquisa realizada pela Doctoralia, do grupo Docplanner, feita simultaneamente com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Polônia, Turquia e Itália, e três da marca Doctoralia: Espanha, México e Brasil.

Leia mais

Como a Internet aprimorou ainda mais seu Centro Médico

Até que ponto o nível de atenção oferecida ao paciente se reflete na reputação de um especialista da saúde?

Dr. Gustavo Affonso Ferreira atua como Urologista há quase 30 anos em Campinas. Montou seu consultório sozinho, sem influência da família - também médica - e conta que a chegada de pacientes não foi instantânea no início da carreira, como acontece com boa parte dos profissionais: “Venho de uma família de médicos, mas posso dizer que esse fato não influenciou minha trajetória, porque cada um é dedicado a uma especialidade diferente”.

Leia mais

Ética médica na internet: cuidados para profissionais

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.

Leia mais

Conheça o mundo de oportunidades disponível na Agenda Doctoralia

Recentemente a Doctoralia lançou uma nova ferramenta para os profissionais da saúde: a Agenda Doctoralia. Trata-se de um recurso que facilita a gestão do consultório, pois reúne todas as consultas e dados dos pacientes em um mesmo sistema.

Por ter sido criada por especialistas da saúde, a Agenda Doctoralia também foi pensada para melhorar as experiências do paciente e do profissional, com recursos específicos para o mercado sanitário:

Leia mais

Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.

Leia mais

Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 

Leia mais

Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.

Leia mais

Guia completo para os melhores resultados com um perfil na Doctoralia

Para ter sucesso na plataforma como muitos profissionais, conheça e coloque em prática as dicas que realmente funcionam a favor de seus resultados.*

Em muitas ocasiões já falamos sobre os benefícios da Internet para os especialistas da saúde e neste artigo nos aprofundaremos nas práticas para manter um perfil atrativo na Doctoralia, já que se trata da plataforma online líder do segmento no Brasil.

A partir do momento em que cria um perfil, o especialista já começa a movimentar sua visibilidade e reputação 2.0. No entanto, é muito comum que páginas desatualizadas ou sem informação relevante despertem menos a atenção dos pacientes.

Leia mais

Dicas para criar conteúdos de sucesso para os pacientes

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.

Leia mais

Infectologista conta como conquistou sua boa reputação médica

A Infectologista Naihma Salum Fontana vem de uma família de médicos. Os pais são professores universitários e, junto com o pai e o irmão, Naihma coordena uma clínica na cidade de Sorocaba e recentemente concluiu uma subespecialização na Universidade de São Paulo.

Mesmo com toda essa bagagem, a especialista acredita que uma boa reputação médica é construída sob as recomendações de pacientes bem atendidos e complementa que muitos pacientes chegaram ao seu consultório por meio da Doctoralia.

Leia mais

5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.

Leia mais

Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads

Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes. 

Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados. 

Leia mais

Práticas para ter o gerenciamento e a receita do consultório em dia

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda

Leia mais

Referência aos profissionais que buscam bom desempenho na Doctoralia

Ele está na Doctoralia há mais de 7 anos e conquistou um perfil de destaque na sua especialidade. O Otorrino Sandro Sérgio Muniz da Silva é mais uma das referências para profissionais buscam bons exemplos de como melhorar seu desempenho e reputação na plataforma, por meio de um perfil completo e bem cuidado. Vale a pena sua perspectiva nesta entrevista.

Leia mais

Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.

Leia mais

Foto profissional: 6 técnicas para transmitir sua melhor imagem


Em 40 milésimos de segundo já somos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa com base em sua foto de perfil - e essa primeira impressão tende a ser duradoura, mesmo depois que a conhecemos pessoalmente. É o que revela um estudo  conduzido pelo Psychological Science.

Quando transportamos os resultados deste estudo à realidade médica, isso significa ser mais ou menos atrativo a um potencial paciente na Internet. Como o contato pessoal não existe, o apelo visual ganha muito mais força, pois passa a ser nossa referência mais importante. 

Leia mais

Especialista em eHealth defende interação médico-paciente no digital

O alemão Eugene Borukhovich é reconhecido internacionalmente como especialista em eHealth e Inovação e colabora com algumas startups de saúde e tecnologia e laboratórios farmacêuticos, como o espanhol Almirall.

Em Barcelona, Eugene concedeu uma entrevista ao Blog de Especialistas da Doctoralia para falar sobre a atual revolução da medicina e sua visão sobre estar na Internet hoje como profissional da saúde.

Leia mais

Como criar um site barato e eficaz para seu consultório

Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.

Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos  74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!

Leia mais

Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

Atualmente, 9 entre cada 10 pacientes que buscam um especialista em saúde fazem consultas pela Internet. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.

Leia mais

Saiba como melhorar sua visibilidade médica na Internet

Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.

Leia mais

Especialista compartilha seus aprendizados e êxitos na Doctoralia

Nesta seção compartilharemos as experiências e aprendizados dos especialistas em saúde na Doctoralia. Acima de tudo, queremos encorajá-los a manter um perfil ativo no site para estarem cada vez mais conectados a novos pacientes e gerarem experiências de saúde mais humanas.

Leia mais

5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.

Leia mais

Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

Leia mais

mai 05, 2017

7 dicas para sua identidade médica na internet

Nos últimos anos, a Internet tornou-se um canal de comunicação por excelência para qualquer profissional, incluso para aqueles que se dedicam à saúde, por que não? De fato, cada vez mais especialistas aproveitam as vantagens da rede para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, melhorar seu branding pessoal ou incrementar sua agenda de contatos.

Leia mais

out 21, 2020

Novos recursos para médicos disponibilizados durante a pandemia

Se você acessar doctoralia.com.br e limitar sua navegação à página principal, talvez imagine que a plataforma é apenas um buscador de médicos e profissionais de saúde. Mas, na verdade, essa é só a pontinha do iceberg.


O cirurgião plástico incansável, que nasceu para sua profissão

Descobrir a carreira dos sonhos nem sempre é fácil, mas existem pessoas afortunadas, que fizeram essa escolha de forma tão bem-sucedida que irradiam convicção e paixão quando falam do seu trabalho. É o caso do Dr. André Giannini, cirurgião plástico que persegue incansavelmente o conhecimento, o aperfeiçoamento e a conexão com seus pacientes.


set 21, 2020

Guia: crie o plano de marketing do consultório em 7 passos

O plano de marketing é uma diretiva importante para clínicas, consultórios e profissionais de saúde autônomos conquistarem seu espaço no mercado. Neste artigo, você encontrará os 7 passos para criar e colocar em prática o plano customizado para o seu negócio. 


Entenda o impacto da LGPD para médicos e demais profissionais da saúde

O veto do Senado ao adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surpreendeu o mercado no último dia 26 de agosto e, após aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova LGPD entrou em vigor no país no dia 18 de setembro.

Muitas empresas e profissionais autônomos que tratam dados pessoais, no entanto, ainda não agem em conformidade com a LGPD, como mostra uma pesquisa da Akamai Technologies. A instituição ouviu mais de 400 organizações que atuam no Brasil e detectou que 64% não estão preparadas para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.


set 07, 2020

Você é um médico com influência online? *Bônus: teste sua presença digital

Blogueiros, youtubers e instagramers invadiram nossa vida nos últimos anos e hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha admiração por uma dessas figuras que cresceram na internet.

Basta pensar no seu feed do Instagram: quem é a personalidade que você adora seguir e que se tornou a sua referência para determinado tema? Que mesmo sem conhecer pessoalmente, fala de assuntos que se encaixam perfeitamente com o seu momento de vida?


Os melhores podcasts para profissionais da saúde

Apesar de não ser um formato novo, o podcast só explodiu nos últimos anos, com a popularização de plataformas de streaming como o Spotify e o Apple Podcast. É provável também que tenha ganhado fama por ser uma mídia fácil de ser consumida enquanto fazemos outra atividade em paralelo. Ideal para uma geração como a nossa, que sofre com a falta de tempo, não é mesmo?

A verdade é que, desde que se tornou popular, muitos médicos passaram a se aventurar pelo universo dos podcasts. O formato, que já vinha sendo bastante explorado em países com Estados Unidos e a Inglaterra, agora começa a ganhar expressividade também entre profissionais no Brasil.


Bate-papo profissional: telemedicina pelo mundo e tendências para o Brasil


Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.

Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.


Software médico: um guia para escolher seu sistema ideal

Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.


Respondemos às dúvidas mais frequentes sobre Publicidade Médica

A discussão sobre publicidade médica e a promoção de clínicas e centros médicos não poderia ser mais atual. Além de novas práticas de divulgação incorporadas todos os anos ao mercado, a recente pandemia e o isolamento social obrigaram muitos profissionais de saúde a recriarem a sua forma de se aproximar dos pacientes.

Como na Doctoralia também recebemos muitas dúvidas sobre o tema, dedicamos este artigo para responder às perguntas mais comuns enviadas pelos profissionais cadastrados.


Médico digital: como este oftalmologista expandiu sua presença online

Assumidamente um adepto da tecnologia, tanto na vida pessoal como profissional, o Oftalmologista Marcio Zapparoli criou seu perfil na Doctoralia há pouco mais de um ano e acredita ser um caminho sem volta na sua carreira –  que começou em 2004, quando ele concluiu a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

A predileção pela Oftalmologia veio logo no início da curso. Márcio conta que sempre procurou uma especialidade multifacetada e que lhe desse opções para diversificar os atendimentos entre clínico, cirúrgico e exames complementares e, nessa busca, a oftalmologia surgiu como a primeira opção.


4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.


Telemedicina ganha espaço - veja o guia para consultas à distância

Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.

Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas à distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas. 


Telemedicina em tempo de Covid-19: 6 boas práticas para compartilhar com pacientes

Liberada há menos de dois meses como uma resposta à pandemia de Covid-19, a Telemedicina ainda tem gerado dúvidas e estimulado muitos aprendizados entre pacientes e profissionais da saúde.

Justamente por se tratar de uma novidade, trouxemos algumas boas práticas para orientar os atendimentos online e garantir seu sucesso neste período de isolamento social. Para isso, fomos ouvir especialistas que já estão atendendo pela telemedicina, além de buscar referências internacionais, em países em que atendimento online já era realidade, como é o caso da Inglaterra, com NHS.


Fazendo a diferença também pela Telemedicina

O coloproctologista e cirurgião Danilo Munhóz da Silva iniciou na medicina há 14 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.

O profissional continua se reinventando durante a reclusão social e acaba de incorporar a Telemedicina no seu dia a dia para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.


5 dicas para migrar do prontuário de papel para o eletrônico

Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.

O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.


Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.


Após reconhecimento do CFM, Doctoralia disponibiliza Telemedicina


A rápida propagação da COVID-19 nos últimos dias elevou o estado de alerta da população e a demanda por atenção médica especializada. Diante desse desafio histórico no setor sanitário, o Ministério da Saúde publicou, no último 23 de março, a portaria 467/2020, disciplinando as normas da Telemedicina no Brasil.


Dicas - como outros especialistas têm resultados na Doctoralia

O que os especialistas de saúde, clínicas e hospitais fazem para usar a Doctoralia de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo seu potencial? Essa é uma pergunta comum entre os profissionais recém-chegados à plataforma… e estamos prontos para dar algumas dicas importantes. ;)


6 informações básicas que pacientes esperam encontrar sobre o médico

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.


Daniel Mandarino: um ginecologista que merece ser acompanhado de perto

O comprometimento e a atuação do ginecologista Daniel Pereira Mandarino merecem ser acompanhados de perto.

Neste bate-papo com a Doctoralia, o especialista contou como busca identificar e debater as notícias falsas trazidas por suas pacientes e como incentiva o diálogo e a conscientização durante os atendimentos. Fake news não são tabu no seu consultório. 


As tendências mais poderosas de marketing para pacientes em 2020

Se existe um setor que traz muita novidade todos os anos, sem dúvidas é o do marketing digital. A cada ciclo de 365 dias, muitas soluções surgem e prometem revolucionar a forma como oferecermos serviços pela Internet e transformamos a experiência de nossos clientes. E é claro que 2020 não deverá ser uma exceção, inclusive na área da saúde.

Ao que tudo indica, em 2020 o paciente será ainda mais participativo e exigente com tudo o que diz respeito à sua saúde. Por isso, é urgente que especialistas e gestores de saúde estejam preparados para uma nova realidade de serviços, proporcionando mais simplicidade nos processos, fluidez nas comunicações e facilidade no acesso a informações de qualidade.


O comportamento do paciente digital: o que esperar para 2020?

Você sabia que a hashtag #Saúde está na lista das mais usadas pelos brasileiros em 2019? Isso porque o tema está mais em alta do que nunca no ambiente online. 

A cada 20 pesquisas feitas no Google, 1 já é sobre saúde; as buscas feitas por pacientes que marcaram uma consulta durante o ano foram 3 vezes maior do que entre pacientes que não visitaram um especialista; e o número de brasileiros que acessou a Doctoralia para encontrar um profissional de saúde também aumentou, superando os 10 milhões de usuários únicos ao mês.


Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.


5 erros mais comuns para os pacientes e como resolvê-los

Analisamos os erros mais comuns entre profissionais de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum no seu consultório? Bom, se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.


Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.


Aquisição e Retenção de pacientes - você usa as estratégias certas?

*Parte 1 de 2

Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.


Dia do Médico - uma homenagem da Doctoralia e dos pacientes

Todo ano a nossa equipe busca superar a maneira de agradecer aos médicos de todo o país pelos serviços que prestam pela vida. 

Em 2019, estendemos a palavra também aos pacientes, já que somos muitos os que queremos dizer obrigado e por diferentes razões . A seguir, deixamos nossa homenagem a todos os profissionais de medicina por mais um ano trabalhando pela saúde. Nosso muito obrigado! :)


5 pontos chave para oferecer a melhor experiência aos pacientes

Experiência do paciente é um indicador ainda pouco aplicado no Brasil, mas que cada vez mais pede a atenção dos profissionais de saúde pela sua influência nos tratamentos - e até mesmo no tempo de dor dos pacientes. Não é à toa que importantes hospitais públicos e privados no mundo já têm programas dedicados à experiência de seus clientes, como é o caso do Albert Einstein e do Sírio Libanês, que oferecem inclusive especializações profissionais nesta área.

Antes de mais nada é preciso saber que a experiência vai além da satisfação. Ela é a combinação de atendimento de qualidade, respeito pelo tempo e pelo histórico do paciente, acompanhamento durante o tratamento, fácil acesso à informação e à comunicação com o profissional e seu consultório.


O modelo que o levou a aumentar os atendimentos no consultório

No Dia da Secretária, 30 de setembro, o Dr. Antonio Hirt foi um dos especialistas que fez questão de demonstrar o quanto valoriza a figura da sua assistente - e o quanto ela faz toda a diferença para os atendimentos do consultório crescem.

Mas não foi apenas essa parceria que levou este Gastroenterologista de Curitiba a conquistar sua estabilidade profissional.


Chaves para triunfar com o Customer Centric em consultórios médicos

O conceito Customer Centric está relacionado a colocar o cliente no centro de nossa estratégia de negócio. Parece óbvio, não? Mas muitos profissionais na saúde ainda não trabalham com isso em mente e deixam escapar um preceito essencial de seu trabalho.

Foco no cliente, muitas vezes, é o que vai nos diferenciar de outros especialistas da área e o que nos tornará lembrados e considerados pelos pacientes.


Tecnologias aplicadas à saúde

É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.

A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>


Como esse dermatologista se tornou um destaque na sua prática

Encontrar o Dr. André Lauth pela Internet é tarefa fácil para qualquer paciente. Basta uma busca rápida por seu nome no Google e vários sites aparecem disponíveis com referências do dermatologista.


Fake news: como ela afeta o trabalho dos profissionais de saúde?

As fake news são a nova "epidemia” na área da saúde. Recentemente, a Doctoralia entrevistou 570 especialistas cadastrados na plataforma para saber como esse tema tem se manifestado nos consultórios e comprovou que a proliferação é preocupante: 

73% dos participantes afirmaram ter recebido algum questionamento de seus pacientes no último ano que, ao final, descobriu-se tratar de boato.


A Doctoralia segue crescendo no Brasil! Conheça nosso novo escritório

A Doctoralia começou como uma startup na Espanha e hoje é parte do grupo Docplanner, holding da maior plataforma de saúde do mundo. Em 2017, trouxemos nossa sede física também para o Brasil e vamos ganhando cada vez mais espaço.

Saímos na frente como uma das primeiras plataformas a digitalizar as consultas médicas e lideramos um tendência que só vem se concretizando, porque ainda existe uma lacuna na comunicação entre o profissional de saúde e o paciente.


Da persistência ao sucesso na Ortopedia

A área de Traumatologia é conhecida pela rotina exigente dos profissionais. O tempo está fracionado entre os atendimentos clínicos e cirúrgicos, as cargas de trabalho são altas, assim como demanda por especialização. Nada que fuja à regra para doutor Murilo Oliveira de Almeida.

(Foi justamente aproveitando a pausa de um plantão que encontramos uma brecha para entrevistar ao especialista, às 7h30).


13 aplicativos de saúde para especialistas e seus pacientes

A tecnologia chegou para agregar valor na saúde sob muitos aspectos, sempre quando aliada ao trabalho dos profissionais de área - e a Doctoralia está engajada em orientar seus pacientes dessa importância.

Neste artigo listamos, aplicativos de saúde com diferentes focos, tanto para ajudar o atendimento e diagnóstico do paciente, como a gestão do consultório e os próprios pacientes durante o tratamento:


Por que sua reputação profissional importa tanto - e como conquistá-la?

O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.

O tema reputação ficou ainda mais forte depois que pegou carona com a Internet Agora, qualquer pessoa pode deixar uma opinião ao nosso respeito em redes sociais, sites especializados ou comunidades online e ela está disponível a quem quiser acessá-la, basta uma rápida busca gratuita.


Marketing em Saúde — como cuidar de sua presença online

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!


Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.


Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.


Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.


Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.


abr 02, 2019

Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

 

Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos. Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Com o acesso à Internet, essa forma de promoção ficou ainda mais potente. Não estamos mais limitados a falar apenas sobre outras pessoas, mas passamos também a compartilhar nossa impressão sobre as marcas, empresas e profissionais, inclusive no setor da saúde.


Ginecologista fala sobre sua fórmula do sucesso no consultório

 

"Uma excelente médica"; "Comprometida com bem estar.."; "Super dedicada e profissional"...Essas são algumas das opiniões de pacientes que a Ginecologista curitibana, Dulce Cristina Pereira Henriques, coleciona em seu perfil público na Doctoralia.

Com mais de 30 anos dedicados à saúde, Dulce é daquelas especialistas que chamam a atenção pela empatia e pelo empenho que dedica no atendimento às suas pacientes, sempre buscando maneiras de se modernizar para fazer a diferença como profissional. Nesta entrevista, ela compartilha sua visão sobre a profissão, o mercado e revela alguns segredos de como conquistou uma reputação cuidadosamente admirável.


Como usar a linguagem da mudança para motivar pacientes em tratamento?

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.


jan 12, 2019

Tudo sobre a nova geração da Doctoralia

É com muito prazer que compartilhamos a nova versão da Doctoralia. Nossa equipe fez um grande trabalho e começamos 2019 com uma plataforma ainda melhor!

A partir de agora, especialistas da saúde contam com um perfil mais atrativo e moderno e os pacientes podem encontrar informações de maneira mais simples e marcar consultas com mais facilidade e comodidade.


dez 28, 2018

[Especial profissionais da saúde] 5 tendências no online para 2019

 

Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.

Mas 2019 não para por aí: os pacientes terão ainda mais voz e autonomia para decidir o que querem, como e quando querem. E mais do que nunca, precisam ser escutados pelos profissionais que esperam se conectar de formas verdadeiramente efetivas.

Com isso em mente, conheça as 5 tendências apontadas pelos gurus do marketing online que virão com força no mercado de saúde em 2019.


O que estabelecimentos de saúde devem saber sobre a geração do smartphone?

Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.


nov 30, 2018

Redes sociais para profissionais da saúde: perdas e ganhos

 

Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.

Mas qual a relevância das redes sociais para os profissionais da saúde?

Essa é uma pergunta que muitos especialistas se fazem e também fazem aos consultores da Doctoralia, por isso preparamos este post. A seguir você vai conhecer mais sobre o papel das redes sociais para o marketing dos especialistas, que tipo de resultados você pode esperar e o que deve considerar para montar sua estratégia nessas plataformas.


Como é ser um dermatologista na era digital

Aos 32 anos, o dermatologista Luiz Alberto Bomjardim Pôrto já é parte da geração de especialistas que são nativos digitais. Seu envolvimento com a Internet começou muito antes da medicina, se intensificou na faculdade e, naturalmente, se tornou uma ferramenta de trabalho e de comunicação com os pacientes.

Atualmente, Luiz vive um novo momento na carreira. Depois de passar por estágios na Dinamarca, Áustria e Estados Unidos, concluiu sua residência médica (antes trabalhou também como médico generalista) e atua como dermatologista em um consultório particular.


Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.


Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.


Neurologista renomado conta como impulsionou a carreira

Willian Rezende do Carmo é Neurologista no Corpo Clínico do Sírio-Libanês e do BP Mirante e proprietário da Clínica Regenerati, em São Paulo, que hoje atua com 16 especialistas e 10 funcionários. Dono de um currículo e de uma reputação respeitáveis, o especialista mineiro nos contou como deu uma guinada em sua carreira e chegou à sua posição atual.


9 mitos sobre marketing médico. Por que você deve repensá-los

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.


Marketing médico na Internet: como criar sua estratégia?

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.


4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.


Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.


Novidades na agenda da Doctoralia

Há pouco tempo apresentamos no blog novidades na agenda da Doctoralia, criadas para melhorar processos nos consultórios, diminuir faltas e gerar mais consultas.

Mais do que uma agenda simples que armazena horários e contatos de pacientes, a Agenda Doctoralia já é usada como ferramenta de negócios em clínicas e consultórios de vários países e por isso sempre ganha atualizações e novos recursos para profissionais da saúde - justamente sobre o que falaremos a seguir.


Por que você deve se preocupar com a segurança dos dados dos pacientes

Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais. Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.

Entendido esse rumo, a Europa se antecipou ao restante do mundo e aprovou uma nova regulamentação internacional para a proteção desses dados pessoais, que entrou em vigor em maio de 2018. Dois anos depois, o Brasil também colocou em vigor sua Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Como ter mais visibilidade combinando Doctoralia e Google Meu Negócio

Graças ao Google Meu Negócio é possível conseguir mais visibilidade para seu consultório nos resultados de pesquisa do Google. Para o paciente, isso significa poder ver suas informações de contato assim que uma pesquisa é feita no buscador. Integrado ao seu perfil na Doctoralia, essa parceria potencializa as oportunidades de novas consultas.


Como reagir diante da opinião negativa de um paciente - veja exemplos

A opinião dos pacientes sobre o atendimento que você oferece é um dos fatores que mais influenciará novos pacientes a marcarem uma consulta. Isso porque todos nós queremos ter a segurança de estar nas mãos de um profissional, que resolva seus problemas de saúde, mas também os trate bem.

Mas e quando você recebe uma opinião negativa na Internet sobre seu trabalho?


7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou tem interesse em saber, o quanto é básico estar na Internet hoje para atrair mais visibilidade ao seu consultório médico.

No entanto, para ter êxito neste universo é importante ter noções básicas de como aplicar estratégias de otimização ao seu site ou blog profissional.


Como verificamos a autenticidade de um especialista na Doctoralia

Na Doctoralia levamos muito a sério o nosso trabalho e a responsabilidade que temos com os pacientes - que acessam a plataforma em busca de informações confiáveis - e com os especialistas da saúde - que confiam em nós para promover seu trabalho e melhorar sua reputação.


Como essa dentista conquistou um mercado repleto de desafios

A dentista Maura Ribeiro tem desafios grandes de profissão: especializada em Periodontia, Prótese e Implantodontia,  ela enfrenta o mercado competitivo de uma cidade grande, que a cada ano recebe mais profissionais recém-formados por uma das duas universidades locais de Odontologia, em Natal (RN). Mesmo assim, Maura já atua há mais de 30 anos na profissão e segue inovando e investindo em conhecimento para fidelizar sua clientela e atrair novos pacientes.


Técnicas para se diferenciar na Doctoralia

Hoje muitos pacientes já buscam especialista pela Internet e fazem suas escolhas com base nas informações que encontram na rede, comparando diferentes profissionais e o que é dito sobre eles. Você já parou para pensar como pacientes em potencial te encontram e qual a primeira impressão que você gera em relação a outros consultórios da sua região?

Como se apresentar na Doctoralia, a maior plataforma do mundo para conectar profissionais da saúde e pacientes?


10 apps e ferramentas imperdíveis para especialistas autônomos

Neste post,  selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.


Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.

Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.


4 estratégias de marketing para clínicas odontológicas (+bônus)

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.


3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.


Você está preparado para receber avaliações de pacientes na Internet?

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As avaliações pela Doctoralia, Google, e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.


2017: O ano em que mais especialistas e pacientes se conectaram

Não poderíamos deixar de dedicar o último artigo de 2017 para agradecer aos especialistas da saúde. Mais do que nunca vocês estiveram presentes e participativos na Doctoralia, contribuindo para tornar as experiências de saúde mais humanas.

Prova disso é que a plataforma ficou ainda maior e seu tráfego aumentou em 45% no Brasil*: chegamos a média de 5 milhões de usuários ativos todos os meses e esse crescimento também impulsionou a popularidade de serviços como o “Pergunte ao Especialista” e “Opiniões”. Fechamos o ano com quase 75 mil perguntas respondidas e nosso time já validou mais de 344 mil opiniões de pacientes sobre o trabalho dos profissionais encontrados pela Doctoralia.


Use o boca-a-boca para promover seu consultório

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?


out 27, 2017

Pesquisa Doctoralia - PACIENTE 3.0

Os brasileiros já podem ser considerados pacientes 3.0 devido ao ótimo uso que fazem das novas tecnologias em benefício de sua saúde.

Foi o que descobrimos na pesquisa realizada pela Doctoralia, do grupo Docplanner, feita simultaneamente com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Polônia, Turquia e Itália, e três da marca Doctoralia: Espanha, México e Brasil.


Como a Internet aprimorou ainda mais seu Centro Médico

Até que ponto o nível de atenção oferecida ao paciente se reflete na reputação de um especialista da saúde?

Dr. Gustavo Affonso Ferreira atua como Urologista há quase 30 anos em Campinas. Montou seu consultório sozinho, sem influência da família - também médica - e conta que a chegada de pacientes não foi instantânea no início da carreira, como acontece com boa parte dos profissionais: “Venho de uma família de médicos, mas posso dizer que esse fato não influenciou minha trajetória, porque cada um é dedicado a uma especialidade diferente”.


Ética médica na internet: cuidados para profissionais

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.


Conheça o mundo de oportunidades disponível na Agenda Doctoralia

Recentemente a Doctoralia lançou uma nova ferramenta para os profissionais da saúde: a Agenda Doctoralia. Trata-se de um recurso que facilita a gestão do consultório, pois reúne todas as consultas e dados dos pacientes em um mesmo sistema.

Por ter sido criada por especialistas da saúde, a Agenda Doctoralia também foi pensada para melhorar as experiências do paciente e do profissional, com recursos específicos para o mercado sanitário:


Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.


Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 


Como incentivar pacientes do sexo masculino a visitar o médico

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.


Guia completo para os melhores resultados com um perfil na Doctoralia

Para ter sucesso na plataforma como muitos profissionais, conheça e coloque em prática as dicas que realmente funcionam a favor de seus resultados.*

Em muitas ocasiões já falamos sobre os benefícios da Internet para os especialistas da saúde e neste artigo nos aprofundaremos nas práticas para manter um perfil atrativo na Doctoralia, já que se trata da plataforma online líder do segmento no Brasil.

A partir do momento em que cria um perfil, o especialista já começa a movimentar sua visibilidade e reputação 2.0. No entanto, é muito comum que páginas desatualizadas ou sem informação relevante despertem menos a atenção dos pacientes.


Dicas para criar conteúdos de sucesso para os pacientes

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.


Infectologista conta como conquistou sua boa reputação médica

A Infectologista Naihma Salum Fontana vem de uma família de médicos. Os pais são professores universitários e, junto com o pai e o irmão, Naihma coordena uma clínica na cidade de Sorocaba e recentemente concluiu uma subespecialização na Universidade de São Paulo.

Mesmo com toda essa bagagem, a especialista acredita que uma boa reputação médica é construída sob as recomendações de pacientes bem atendidos e complementa que muitos pacientes chegaram ao seu consultório por meio da Doctoralia.


5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.


Como chegar a mais pacientes com uma campanha de Google Ads

Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes. 

Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados. 


Práticas para ter o gerenciamento e a receita do consultório em dia

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda


Referência aos profissionais que buscam bom desempenho na Doctoralia

Ele está na Doctoralia há mais de 7 anos e conquistou um perfil de destaque na sua especialidade. O Otorrino Sandro Sérgio Muniz da Silva é mais uma das referências para profissionais buscam bons exemplos de como melhorar seu desempenho e reputação na plataforma, por meio de um perfil completo e bem cuidado. Vale a pena sua perspectiva nesta entrevista.


Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.


Foto profissional: 6 técnicas para transmitir sua melhor imagem


Em 40 milésimos de segundo já somos capazes de tirar conclusões sobre uma pessoa com base em sua foto de perfil - e essa primeira impressão tende a ser duradoura, mesmo depois que a conhecemos pessoalmente. É o que revela um estudo  conduzido pelo Psychological Science.

Quando transportamos os resultados deste estudo à realidade médica, isso significa ser mais ou menos atrativo a um potencial paciente na Internet. Como o contato pessoal não existe, o apelo visual ganha muito mais força, pois passa a ser nossa referência mais importante. 


Especialista em eHealth defende interação médico-paciente no digital

O alemão Eugene Borukhovich é reconhecido internacionalmente como especialista em eHealth e Inovação e colabora com algumas startups de saúde e tecnologia e laboratórios farmacêuticos, como o espanhol Almirall.

Em Barcelona, Eugene concedeu uma entrevista ao Blog de Especialistas da Doctoralia para falar sobre a atual revolução da medicina e sua visão sobre estar na Internet hoje como profissional da saúde.


Como criar um site barato e eficaz para seu consultório

Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.

Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos  74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!


Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

Atualmente, 9 entre cada 10 pacientes que buscam um especialista em saúde fazem consultas pela Internet. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.


Saiba como melhorar sua visibilidade médica na Internet

Veja neste artigo as situações em que a sua autoridade médica ganha ainda mais força na Internet e a rede se transforma em uma forte aliada de seus pacientes e de seu trabalho.


Especialista compartilha seus aprendizados e êxitos na Doctoralia

Nesta seção compartilharemos as experiências e aprendizados dos especialistas em saúde na Doctoralia. Acima de tudo, queremos encorajá-los a manter um perfil ativo no site para estarem cada vez mais conectados a novos pacientes e gerarem experiências de saúde mais humanas.


5 dicas para comunicação na era dos pacientes digitais

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.


Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!


mai 05, 2017

7 dicas para sua identidade médica na internet

Nos últimos anos, a Internet tornou-se um canal de comunicação por excelência para qualquer profissional, incluso para aqueles que se dedicam à saúde, por que não? De fato, cada vez mais especialistas aproveitam as vantagens da rede para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, melhorar seu branding pessoal ou incrementar sua agenda de contatos.


Artigos mais lidos