Como manter em dia a gestão - e a receita - do seu consultório

Gerenciamento do Consultório

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda

Por meio de softwares médicos adaptados ao dia a dia das clínicas e consultórios, as agendas deixaram de ser um simples recordatório de horários e passaram a colaborar com a gestão da rotina e dos pacientes. Na sequência falaremos mais sobre como isso vem acontecendo:

Organização, flexibilidade e integração da base de dados

Diferente dos calendários online tradicionais, os softwares especializados em medicina possibilitam a criação de atividades, alertas e bloqueio de horários por diversas modalidades:

Podem ser para uma nova consulta ou alteração na data, um lembrete direcionado a determinado paciente, horários recorrentes para pacientes em tratamento, um compromisso de trabalho ou um evento pessoal.

Além disso, se você atende todas às quartas-feiras no “Consultório 1”, esse dia aparecerá de maneira diferenciada dos demais, em que você atende no “Consultório 2”, por exemplo - o design é pensado para ajudar na organização e você escolhe com quem deseja compartilhar cada atividade. agendamento-doctoralia-1.png

Toda a base de dados dos pacientes estar integrada à agenda, com contatos e informações pessoais que podem ser adicionadas a cada nova consulta.

Novas oportunidades para marcar consultas

Por serem sistemas totalmente online e automatizados, muitos softwares já possibilitam ao especialista ampliar sua oferta e oferecer a marcação de consultas também pela Internet. No momento em que o paciente agenda o horário, um novo compromisso é gerado na agenda e aparece a você e a todos da equipe que tenham acesso permitido.

Muitas pessoas têm optado por marcar consultas pela Internet para não ter gastos com chamadas e poderem escolher um médico fora do horário comercial. Soma-se a isso o benefício para sua equipe, que ganha tempo para oferecer um atendimento melhor aos pacientes no consultório.

Experiência personalizada ao paciente e redução das faltas em até 65%

Experiência com o paciente

Além de poder escolher como marcar a consulta - por telefone ou Internet - seu paciente recebe atendimento personalizado por meio de um fluxo automatizado de mensagens:

1) Todas as informações prévias à visita são enviadas a ele por e-mail.

2) Próximo à data/ horário do atendimento ele recebe uma mensagem pelo celular, que ajuda a reduzir o absentismo em até 65%.

3) O ciclo se encerra ao final da visita, quando ele recebe um e-mail de agradecimento, lembrando-o de deixar uma opinião sobre o atendimento.

Atualizações em tempo real e dados na nuvem

Toda vez que uma nova consulta é adicionada - seja por sua equipe ou por um paciente, por meio da Internet - a agenda é atualizada em tempo real e pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, já que os dados são armazenados na nuvem.

Esse armazenamento também facilita que você altere ou ajuste o tempo de um atendimento usando seu celular, por exemplo. Você não precisa estar no consultório e ainda tem a opção de avisar automaticamente os pacientes sobre possíveis mudanças.

Automatizar o gerenciamento burocrático e administrativo da clínica ou consultório em que você atua colabora com seu sucesso, com o trabalho de sua equipe e com a satisfação dos seus pacientes.

Tenha todos esses recursos em seu consultório e conquiste uma nova geração de pacientes!

Conte com as melhores ferramentas para você e para seus pacientes. Conheça a Agenda Doctoralia.

Mais informações