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O que dizem sobre nós, qual é a credibilidade que geramos e o quão confiáveis somos? Todos esses questionamentos que nos fazemos constantemente traduzem o conceito de reputação, que nada mais é do que as avaliações sociais ao nosso respeito. Por que ela interessa tanto?

Porque impacta diretamente a nossa influência e o quanto somos atrativos aos olhos do nosso público de interesse.

O tema reputação ficou ainda mais forte depois que pegou carona com a Internet Agora, qualquer pessoa pode deixar uma opinião ao nosso respeito em redes sociais, sites especializados ou comunidades online e ela está disponível a quem quiser acessá-la, basta uma rápida busca gratuita.

Isso não é diferente área da saúde. A reputação de um especialista afeta diretamente o volume de pacientes que procura por ele e recomenda seu atendimento a outras pessoas - e ela impacta 100% a visibilidade deste profissional e o desempenho do seu consultório.

Como começar a construir a sua reputação profissional em saúde

Quando falamos em construção de reputação e imagem, o primeiro a ser praticado é a transparência. Se você não for transparente, as opiniões dos pacientes serão por você e facilmente poderão te levar ao descrédito.

Por outro lado, quando você é transparente e reflete responsabilidade e comprometimento com o paciente e com o seu tratamento, você conquista confiança, a base da boa reputação.

E junto à confiança, a experiência do paciente chancela a reputação de um profissional de saúde. Esse conceito traduz a sua relação com o paciente, antes, durante e depois da consulta e tem tudo a ver com o valor que você agrega como profissional.

Por exemplo:

É fácil para os pacientes marcarem a consulta com você? Isso pode ser feito por telefone ou online, a qualquer hora? Você facilita o acesso ao seu consultório e suas instalações são cômodas e apropriadas para o atendimento? Depois da visita, oferece algum suporte para acompanhar o tratamento?

Todo este ciclo de contato com o paciente precisa ser pensado para que ele tenha uma boa experiência.


Um bom parâmetro para começar a medir seu nível de confiança e a experiência que você proporciona é através de uma pesquisa.


Pergunte aos seus pacientes atuais o que mais agradou e o que menos agradou durante a visita, se ele saiu com alguma dúvida e se te recomendaria a conhecidos, por exemplo. Aqui falamos sobre algumas ferramentas e técnicas para você realizar estas pesquisas gratuitamente.

Dicas para a sua reputação online

siteSite - o seu site deve ter 2 objetivos principais: facilitar o agendamento de uma consulta e transmitir quem você é pela Internet, por isso, é uma ótima ferramenta para reforçar suas qualificações. Quando o paciente pesquisa sobre você, não deixe de prover o essencial - sua experiência, formação, sua agenda online e como é sua forma de trabalhar- e construa uma forte presença gerando conteúdo, com o objetivo de validar o seu conhecimento profissional. Uma boa dica é fazer pequenos vídeos em que se apresenta e explica mais sobre sua metodologia de trabalho.

imagemImagem - a forma como você se apresenta também influencia na maneira como será percebido. Estudos apontam que mais de 50% do que transmitimos quando nos comunicamos está associado à nossa linguagem corporal e à forma como nos expressamos. Como profissional de saúde, procure a mesma formalidade e seriedade que você leva ao consultório e seja natural. Mantenha suas fotos sempre atualizadas e seja fiel à como você é no dia a dia de trabalho.

doctoraliaDoctoralia- na Internet existem muitas marcas, empresas e pessoas disputando a atenção dos usuários, por isso, foque esforços na audiência que te interessa. Se o seu objetivo é ter uma boa reputação para os pacientes, use a Doctoralia, pois é plataforma com mais alcance para te conectar esse público. Complete ao máximo o seu perfil perfil, tenha sua foto e endereço sempre atualizados, ofereça a marcação de consultas online e, muito importante, responda às opiniões que os pacientes escrevem sobre você.

opinioesOpiniões e reviews - por meio das opiniões, pacientes que você já atendeu transmitem a outras pessoas as suas habilidades como especialista - e o melhor de tudo, de forma totalmente espontânea. Por isso, cada opinião positiva está endossando as suas qualificações aos olhos de clientes em potencial. Incentive e promova!

Mesmo que você não esteja ativo cuidando de seu perfil online, certamente outras pessoas já estão dizendo algo por você. Por isso, quanto melhor cuidar da sua reputação profissional, mais os pacientes irão te recomendar, melhor será a percepção sobre o seu trabalho e o sucesso do seu negócio!