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Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.

Como então tornar essa adesão mais vantajosa para o seu consultório? O atendimento a pacientes de convênio ainda é um desafio, mas que pode ser diminuído quando aplicadas estratégias de otimização e ferramentas para melhorar a gestão de tempo e de atendimento aos pacientes.

Usando o credenciamento para ter mais visibilidade

Grande parte da classe economicamente ativa no Brasil conta com convênios de empresa e esse público é potencialmente importante para qualquer segmento, por isso você não deve descartá-los em seu plano de crescimento e de aquisição de pacientes.

Além disso, a importância dos planos para os pacientes e o número elevado de credenciados no Brasil se reflete também na Internet. Muitos usuários já substituíram o caderninho do convênio pelos portais especializados para buscar um profissional e essa mudança deve ser levada em conta na sua estratégia de divulgação.

Quando começa uma busca na Internet, é bastante comum que o paciente priorize nos filtros de busca apenas especialistas conveniados ao seu plano. Se você não aceita nenhum convênio, reduz automaticamente suas oportunidades de aparecer nessas buscas. Por outro lado, quando abre parte da sua agenda para atender a pacientes conveniados, irá aparecer em muito mais resultados.

Por isso, se você busca mais visibilidade e alcance na Internet, vale à pena reservar um espaço da sua agenda para atendimento de convênios, ainda que ele seja restrito.

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Agregando valor às consultas por convênio

Outro ponto bastante discutido sobre os atendimentos por convênio é o tempo reduzido das consultas, que acaba comprometendo a qualidade da atenção dada ao paciente. Com o suporte da tecnologia, no entanto, já é possível minimizar essa escassez de tempo sem comprometer a atenção ao paciente e a reputação do profissional.

O Planejamento é a palavra chave para conseguir manter o valor e diferencial do seu trabalho:

Depois da consulta, você pode oferecer em seu site leituras adicionais ou vídeos educativos para o paciente ter informações complementares sobre seu tratamento. Esse tipo de conteúdo gera muito valor e ajuda a engajar os usuários sem onerar tanto seu tempo no consultório.

Outra prática efetiva é manter a comunicação com o paciente por meio de processos automatizados. Depois de confirmada a consulta, envie uma mensagem com todos os detalhes da visita e um lembrete no dia anterior; continue a conversa depois da visita pedindo um feedback sobre a sua experiência. Com isso, você não apenas facilita informações importantes para o usuário, como ele também se sentirá mais valorizado e propenso a te recomendar. Toda a atenção dada é um diferencial.

Lidando com a burocracia

A burocracia envolvida nos processos de credenciamento e nos inúmeros formulários, guias e glosas sobrecarregam a rotina de alguns consultórios e também desmotivam muitos profissionais a trabalharem com convênios. A solução para ganhar tempo está em simplificar processos.

Busque ter todos os dados de seus pacientes em um único sistema, de preferência integrado à agenda. Isso não só organiza as informações mais valiosas do seu negócio como também agiliza o acesso aos dados de cada usuário, histórico de visitas e tratamentos. Enfim: o tempo perdido buscando informações para o convênio é economizado, facilitando o trabalho da equipe.

Outro ponto em que a tecnologia se torna útil é na solução de problemas logísticos de agenda, como encaixes, cancelamentos e confirmações de consulta, que consomem muitas horas da equipe. Quando você utiliza uma versão online da agenda, consegue economizar muito trabalho dedicado a ligações, confirmações e preenchimento de horários.

A agenda online é um recurso que tem dado tanto resultado que está se popularizando na área sanitária, inclusive por sistemas públicos de saúde.

Equacionando a lucratividade

A questão da lucratividade do consultório não poderia ficar de fora quando se fala do atendimento por convênio, pois ela pode ser comprometida para muitos profissionais. Por isso, é preciso "jogar" com a agenda para que essa equação possa ser equilibrada.

Segmentar agendaMuitos consultórios adotam como prática a segmentação da agenda, reservando parte dos horários para receber pacientes particulares e parte para pacientes de planos de saúde. É uma estratégia importante para manter a visibilidade que os planos proporcionam entre novos pacientes e o equilíbrio das contas.

Outra opção é segmentar os serviços que oferece. É possível dividir parte dos atendimentos por convênio, como a primeira visita, por exemplo, e parte particular. Isso tem levado muitos profissionais a diversificarem as ofertas de atendimento ou trabalhar em conjunto com outras especialidades, conquistando negócios mais competitivos e atrativos - Baixe nosso eBook e saiba mais sobre gestão financeira.

Em suma: consultórios que se preocupam com processos de gestão acabam tendo mais facilidade e tempo para tratar dos processos burocráticos exigidos pelos convênios, sem deixar de lado o bom atendimento ao paciente e a saúde financeira do consultório.


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