Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

Opinões de  Pacientes na Internet

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

Realizamos diversas pesquisas entre os pacientes para saber como se comportam no âmbito da saúde on-line: 91% dos pesquisados reconheceram que procuraram médico na internet e a maioria começou a busca pelo Google.

Quais critérios determinaram a escolha nos casos em que o médico foi encontrado on-line?

Segundo o Relatório da Doctoralia sobre Saúde e Internet de 2015, mais da metade dos usuários considerou  importante consultar as opiniões de outros pacientes.

Além disso, de acordo com os dados do site europeu ZnanyLekarz.pl, do mesmo grupo ao qual pertence a Doctoralia, médicos que têm 10 ou mais opiniões receberam, aproximadamente, 5x mais consultas do que médicos com um número menor de opiniões.

E aqueles com mais de 30 opiniões conseguiram nove vezes mais consultas que os perfis que tinham menos de 10 opiniões.

É importante salientar que poucas opiniões negativas isoladas não produzem impacto negativo na imagem do médico; pelo contrário.

Segundo indica a análise dos dados de nosso serviço, mais de 60 % das consultas são feitas com médicos que têm, pelo menos, 1 opinião negativa. O perfil destes médicos tem mais credibilidade, e os leitores são perfeitamente capazes de valorizar corretamente cada opinião.  

Mas a final, por que as opiniões de outros pacientes são tão importantes?

Escolhemos aquilo que conhecemos, pois automaticamente entendemos que o conhecido é melhor que o desconhecido. Os usuários sempre gostam de guiar-se pela opinião de outras pessoas na hora de escolher produtos e serviços, e raras vezes utilizam serviços fornecidos por profissionais sem referências. Escolhemos com mais frequência as ofertas que sabemos que atraiu previamente o interesse de outras pessoas.

Como mostrar ao paciente a importância de deixar uma opinião sobre seus serviços médicos

É importante motivar seus pacientes a compartilhar uma opinião após a consulta, pois isso pode ser benéfico tanto para outros usuários que buscam um médico de sua especialidade, quanto para você, que poderá aprimorar seus serviços e sua reputação na internet. Mas como engajá-los nesse processo? A seguir, enumeramos diferentes formas:

1. Recepção e equipe

Seus funcionários podem informar diretamente aos pacientes sobre a possibilidade de publicar opiniões sobre o centro de saúde ou sobre você; o assunto pode e deve ser comentado com tranquilidade.

2. Widget Doctoralia

Você pode inseri-lo no site de seu consultório ou clínica para que os pacientes tenham acesso ao resumo das avaliações deixadas no seu perfil da Doctoralia. Ao clicar no link, o usuário será direcionado para seu perfil e poderá ver todas as opiniões sobre seus serviços.

3. Doctoralia

A plataforma é um lugar de intercâmbio natural de opiniões sobre médicos e especialistas de saúde. É importante saber que as opiniões devem seguir as normas de publicação e ser previamente aprovadas por um moderador.

Para obter melhores resultados, é fundamental garantir que todos os médicos que trabalham no centro de saúde tenham seu perfil atualizado na plataforma, e que o perfil de toda equipe esteja  ligado ao perfil do centro de saúde. 


Precisa de mais informações antes de criar seu perfil na Doctoralia? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos

4. E-mail, SMS e WhatsApp

Após a consulta, você pode informar ao paciente por e-mail ou mensagem no celular sobre a possibilidade de deixar uma avaliação sobre o serviço  médico recebido. Neste caso, deve-se incluir o link para o lugar no qual espera-se que a recomendação seja feita: o site do centro de saúde, o perfil da plataforma Doctoralia.

Quando o paciente agenda um horário diretamente pela Doctoralia, a própria plataforma envia-lhe um WhatsApp após a consulta incentivando-o a deixar uma opinião.  

5. Cartão de visita e materiais de promoção

O paciente também pode ser informado sobre onde deixar e encontrar opiniões sobre você ou seu centro de saúde nos cartões de visitas e flayers promocionais.

Inclua algumas indicações bem simples que os ajudarão a encontrar com facilidade os sites em que você mantém seu perfil e lembre-se sempre de buscar espaços confiáveis e com credibilidade.

👉 Seus pacientes estão compartilhando suas opiniões na internet. E agora? Qual o próximo passo? Temos um conteúdo especial com dicas de como responder as opiniões dos pacientes da melhor forma. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito:

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Dúvidas? Não fique com elas!

Às vezes, os profissionais de saúde resistem em pedir aos pacientes que compartilhem sua opinião temendo que considerem inapropriado. Não tem nada de mal em pedir a opinião de alguém, sempre que seja feito maneira clara, transparente e espontânea. O paciente satisfeito adorará recomendar seu médico para os outros.

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