Os 20 melhores podcasts de saúde para acompanhar

Procurando por dicas de podcast de saúde? Chegou ao conteúdo certo! Aqui você vai encontrar uma seleção com os melhores podcasts para profissionais de saúde que querem se antenar sobre atualizações da área e percepções de mercado. Acompanhe!

melhores podcasts para profissionais da saude

Não é novidade que o podcast de saúde é um formato de conteúdo que tem ajudado profissionais e empresários do setor a se manterem atualizados e bem informados. Esses conteúdos discutem técnicas, história, evolução da ciência e outros temas relacionados.

Se antes revistas e livros eram a fonte principal de conhecimento, hoje, os podcasts cumprem com parte do papel com muita comodidade. Basta acessar sua plataforma de streaming favorita no computador ou smartphone para se manter conectado ao que está acontecendo.

Enquanto alguns médicos optam por consumir esses conteúdos, outros resolvem criar seus próprios podcasts. Esse movimento é importante para criar debates sobre assuntos importantes, gerando mais conhecimento, informação e atualização para o setor.

Aproveite para montar a sua playlist semanal de conhecimento e cultura médica! ;)

1. 15 Minutos em Emergência

No ar há mais de dois anos, esse podcast é produzido pelo Curso de Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas e apresentado pelo cardiologista e professor Dr. Julio Marchini.

O programa traz semanalmente um bate-papo sobre momentos críticos do atendimento em pronto-socorros, com a presença de outros médicos convidados para comentar situações presenciadas em diversas especialidades.

Portanto, se você deseja saber mais sobre a realidade de quem atua em emergências de hospitais, este podcast traz uma imersão bastante interessante e que ajuda a entender o dia a dia desses profissionais.

2. Literatura Viral

Esse podcast tem a proposta bastante original de trazer os aspectos históricos-culturais da Medicina.

Na prática, o conteúdo é uma imersão na linha do tempo da saúde, passando por doenças, tratamentos e considerando a evolução da ciência e da sociedade moderna.

Como as doenças mudaram ao longo da história? Como as civilizações passadas reagiram a pandemias? Essas são algumas das perguntas que o autor Áureo Lustosa Guérios busca responder em cada episódio.

Áureo é doutorando na Università di Padova e dedica-se a estudos de literatura comparada em intersecção com epidemiologia e história. Vale muito a pena acompanhar este podcast de saúde cheio de conhecimento e que mergulha nas origens da Medicina.

3. Saúde Digital

Um podcast com os temas que mais adoramos aqui na Doctoralia: inovações, empreendedorismo e novas tecnologias na saúde.

Essas são não só as questões do futuro, mas um tema essencial para as boas práticas do presente da Medicina.

Toda semana, o médico e empreendedor Dr. Lorenzo Tomé entrevista um convidado especial para explorar como profissionais podem se qualificar ainda mais nessa era da saúde digital.

Você conhecerá métodos, sistemas de gestão, plataformas em prol do atendimento e ficará por dentro de tudo que é realmente relevante na tecnologia médica atual. Assim, você se mantém atualizado e preparado para melhorar sua atuação.

4. DrauzioCast

O Dr. Drauzio Varella dispensa apresentações no universo da Medicina. O oncologista, que também é ótimo comunicador, traz suas percepções sobre o setor em um podcast com formato inovador e bastante interessante: são episódios de apenas um minuto.

Os assuntos abordados são, geralmente, aqueles que estão em pauta, gerando mais discussões e notícias no mundo da Medicina atualmente. Assim, profissionais do setor conseguem ter acesso à percepção de Drauzio de maneira prática e com agilidade. 

O DrauzioCast é um formato bastante didático e pode ser recomendado inclusive a pacientes. Como tem um teor mais informativo, esse conteúdo funciona muito bem também para quem precisa aprender mais sobre assuntos médicos variados.

5. MedCast

Lançado em 2016, o MedCast é um dos podcasts mais antigos do país para a área médica. Seu conteúdo é voltado para profissionais e estudantes de medicina que estão em busca de mais conhecimento sobre a prática médica cotidiana no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

O programa é apresentado pelos médicos de família, docentes da Universidade Federal do Ceará e entusiastas dos podcasts Dr. Daniel Coriolano e Dr. Roberto Maranhão. Eles abordam questões médicas rotineiras que costumam gerar dúvidas nos profissionais.

Portanto, se você deseja estar mais próximo das percepções de outros médicos e entender o que pensam sobre assuntos da rotina de atuação, o MedCast é uma ótima opção.

6. Medicina e Cirurgia

Este podcast de saúde é apresentado pelos cirurgiões Paulo Cesar Rozental e Diego Garcia e se define como "o primeiro podcast de cirurgia do Brasil". Então, se você é um profissional cirurgião, certamente os assuntos e debates vão interessar muito.

No programa, esta dupla de especialistas traz toda semana uma nova discussão sobre casos clínicos, técnicas cirúrgicas e atualizações na Medicina, sempre com a presença de médicos convidados para enriquecer o conteúdo e o conhecimento compartilhado.

Certamente, o Medicina e Cirurgia cumpre com um ótimo papel para médicos que atuam neste setor. Afinal, é sempre bom conhecer melhor as opiniões, práticas e considerações de profissionais renomados da área em que se trabalha.

7. Pallicast

Podcast produzido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Cada episódio traz um convidado especial para explorar diferentes referências em cuidados paliativos na atenção primária, controle de sintomas, relação médico-paciente e a rotina dos profissionais desta especialidade.

Por ser um setor da saúde que demanda tanto estudo e conhecimento constantes, um podcast exclusivamente para esse tema é realmente algo importante. Assim, profissionais que atuam nessa área conseguem validar ideias e se manterem informados.

Entre seus conteúdos, o Pallicast traz a perspectiva de cuidados paliativos considerando questões sociais e o ponto de vista do paciente que necessita desse tratamento. De maneira geral, é um conteúdo muito abrangente, mas também de grande profundidade.

8. Jornal da USP no Ar - Medicina

A USP é referência em ensino superior no Brasil, tendo formado milhares de médicos ao longo de sua história. Portanto, um podcast da universidade representa conteúdo de qualidade e com a chancela de uma instituição séria e com grande peso na Medicina nacional.

Esta série de 22 episódios entrevista professores da Universidade de São Paulo. A proposta é abrir discussões sobre novas pesquisas e linhas de tratamentos de saúde, principalmente as que estão sendo estudadas pela equipe da universidade.

Os episódios trazem assuntos muito variados e que podem ser de interesse para médicos e profissionais da saúde das mais variadas especialidades. Portanto, vale muito a pena acompanhar os conteúdos que são postados continuamente.

9. Fronteiras da Ciência

Mais um podcast liderado por uma instituição de ensino, desta vez, a rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No programa, cientistas conversam sobre temas como epidemias, doenças raras e ciência experimental, buscando desmistificar o que é crença e o que é ciência.

Em uma era em que as notícias falsas tomam rapidamente a internet e chegam a milhões de pessoas com muita facilidade, debater a ciência se faz fundamental. Esse é um dos papéis do Fronteiras da Ciência, principalmente para aprofundar debates mais complexos na área da Medicina.

O Fronteiras da Ciência se apresenta como um podcast que ajuda também estudantes ou médicos recém-formados a complementarem seus estudos. Assim, essas pessoas conseguem aprender por meio de discussões mais leves aqueles assuntos que não são abordados na faculdade.

10. New England Journal of Medicine

Apesar de o New England Journal of Medicine ser um podcast em idioma estrangeiro, não dava para deixá-lo de fora. Afinal, estamos falando de uma das publicações médicas mais importantes do mundo. É fundamental entender o que o veículo e sua linha editorial estão destacando no momento.

Os podcasts semanais duram cerca de 30 minutos e reúnem resultados de pesquisas médicas, artigos revisados e opinião editorial sobre assuntos importantes para a ciência biomédica e a prática clínica.

Além das opiniões e percepções dos especialistas participantes habituais do programa, constantemente há também entrevistados que agregam muito às discussões. Sem dúvidas, é um conteúdo altamente técnico e aprofundado que enriquece muito.

11. Biomedcast

Uma das ótimas opções de podcast de saúde disponíveis no momento, o Biomedcast está sempre atualizado, trazendo assuntos que geram muito interesse na área médica. Em sua base, o programa tem como ponto de partida a Biomedicina.

Com o engajamento de quem escuta, o Biomedcast cresceu e hoje tem seu conteúdo focado também em tecnologia e ciência na saúde. Como os temas se convergem, sobretudo nos tempos atuais, a abordagem é muito interessante.

O podcast entrevista profissionais do setor, conta vivências da Biomedicina e discute assuntos em alta e que têm relevância. É um ótimo programa para médicos que querem se manter atualizados sobre o que acontece no setor.

12. Neurocast

Outra boa opção de conteúdo criado por universidades é o Neurocast. O podcast é produzido pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e tem o foco em neurociência, mais especificamente na neurocirurgia, importante campo da Medicina.

Ainda que haja essa abordagem bastante técnica, o Neurocast também traz debates debruçados sobre estudos sobre a mente humana. Por conta disso, o conteúdo se torna interessante até mesmo para quem não é do setor.

Vale a pena acompanhar o Neurocast e seu formato mais descontraído, ainda que seja bastante aprofundado cientificamente.

13. TED Health

Se falamos de podcast de saúde não podemos deixar de lado o TED Health, formato pensado pela TED para levar seu conteúdo para esse tipo de conteúdo. Com a chancela que todos conhecem, o podcast não deixa a desejar.

O programa é bastante generalista quando se trata de temas. Os assuntos vão desde hábitos cotidianos que são bons para saúde até tratamentos inovadores e mudanças no setor de Medicina.

O conteúdo é conduzido de maneira leve e com uma abordagem bastante agradável. O TED Health é, sem dúvidas, um podcast imperdível.

14. Hackmed Podcast

Uma opção bastante nichada e muito interessante é o Hackmed Podcast. A ideia por trás do conteúdo do programa é abordar a saúde da perspectiva do empreendedorismo e tecnologia.

Portanto, o Hackmed é uma excelente opção de programa para médicos que gerem seus próprios consultórios ou que têm suas clínicas. O conteúdo alcança bem essa audiência, sempre falando sobre novos métodos e ferramentas para a Medicina.

Constantemente, o Hackmed recebe como convidados pessoas da área de saúde com cargos executivos em grandes empresas do setor.

15. Dados & Saúde

Tecnologia é palavra-chave na saúde atualmente e, portanto, nada melhor do que um podcast que fala sobre isso. O Dados & Saúde traz essa visão, mostrando como a informação pode fazer a diferença se bem utilizada tecnologicamente.

O podcast tem foco na ciência de dados como base para automação de processos, tornando a rotina de trabalho mais produtiva. Além disso, há também conversas sobre inteligência artificial e como essa tecnologia pode ajudar a saúde.

No geral, você entenderá melhor o papel dos dados como fonte de automação de processos na rotina médica.

16. Whitebook

Whitebook é um podcast que traz relatos, vivências do mundo médico, debates sobre conduta ética de trabalho e outros temas relacionados. A ideia é ser uma espécie de espaço aberto para falar de Medicina com viés técnico, mas a partir de várias perspectivas.

Por isso, o Whitebook recebe profissionais diferentes em cada episódio. Isso possibilita oferecer diferentes visões e experiências dentro do universo da Medicina.

Os episódios são relativamente curtos, então é um ótimo conteúdo para ouvir em pequenos espaços de tempo, mesmo em um dia a dia muito corrido!

17. Epidemia

O podcast Epidemia é fruto de uma parceria da Folha de São Paulo com a produtora 37 graus. O conteúdo, em sete episódios, é focado em explorar e desdobrar a história de epidemias no Brasil.

Contextualizado de maneira histórica, também com um teor bastante técnico, o programa foi construído como uma série. Cada episódio apresenta um tema dentro de um roteiro de progressão para falar do assunto, partindo do Zika Virus.

Curiosidade à parte, o sucesso do Epidemia foi tamanho que lhe rendeu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde.

18. Dozecast

Se você é cardiologista ou trabalha nessa área, certamente o Dozecast vai trazer muitas boas percepções para você em cada episódio. O foco deste programa é debater essa especialidade de maneira descontraída, mas muito informativa.

Nos episódios, sempre com convidados do setor, há debates sobre diagnósticos, tratamentos e o compartilhamento de vivências da cardiologia pelos profissionais que participam.

Sem dúvidas, se você é dessa especialidade, o Dozecast será um conteúdo muito agradável, mesmo que fale sobre assuntos sérios e profissionais.

19. Choque da Uva

O Choque da Uva não é exclusivamente um podcast de saúde, mas um ótimo conteúdo sobre ciência. Ou seja, é um programa que pode ser muito interessante para quem está nesse setor e tem interesse em aprofundar visões e perspectivas.

É um podcast bastante leve e bem-humorado, sempre com assuntos muito interessantes, mas nem sempre comuns e esperados. E é justamente essa imprevisibilidade, mas com uma abordagem técnica, que faz o Choque da Uva ser tão interessante.

O programa é uma produção do jornal Estadão e foi feito em formato de série, com 15 episódios já disponíveis.

20. Medicina em Debate

Medicina, política e saúde são três temas que estão diretamente relacionados e é isso que o Medicina em Debate propõe para seus ouvintes.

Os temas propostos são dos mais variados, desde tecnologia até a indústria farmacêutica, sem medo de levantar assuntos polêmicos. Portanto, o Medicina em Debate é diferente de quase todos os outros podcasts desta lista.

Se você quer consumir conteúdo a partir de uma perspectiva totalmente única e importante, não tenha dúvidas de como o Medicina em Debate pode entregar isso bem.

Informação acessível

O podcast de saúde é uma forma simples de se manter atento a tudo que acontece no setor de Medicina, o que é fundamental para qualquer pessoa que trabalhe neste mercado. Você pode ouvi-los no carro, a caminho do trabalho, em casa, ou enquanto pratica exercícios físicos.

Certamente, as 20 opções deste conteúdo podem atender às suas necessidades e gerar ainda mais conhecimentos e insights.

Gostou das nossas sugestões?

Então, aqui vai outra dica: tão importante quanto ser um profissional de saúde atualizado é estar presente em plataformas inovadoras. Aproveite e inscreva-se agora mesmo na Doctoralia para ser mais facilmente encontrado por pacientes em potencial. 

Até a próxima!


Precisa de mais informações antes de se inscrever na Doctoralia? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos