jul 17, 2017

Como melhorar sua reputação médica pelas redes sociais

Como melhorar sua reputação médica pelas redes sociais

Graças à sua popularidade, as redes sociais se revelaram mais uma fonte importante no ambiente online para o consumo de informações. Consequentemente, tornaram-se também um complemento para divulgação do trabalho de profissionais de saúde por meio da geração de conteúdo.

Além de contribuir para melhorar as informações sobre saúde aos pacientes, um trabalho bem feito nessas plataformas fortalece a reputação online do especialista e ajuda a levar mais tráfego para seus canais, seja seu site ou até mesmo seu perfil na Doctoralia.

Como estar bem posicionado nas redes sociais?

👉 Seja seletivo em relação às redes em que pretende atuar:

É inviável estar em todas as redes sociais - e tão pouco necessário. O ideal é focar-se em poucas plataformas e garantir que um bom trabalho seja feito nelas. Se o seu objetivo é ganhar alcance para atrair novos pacientes, foque-se nas mais populares e de interesse geral, como Facebook e Instagram.

A primeira é bastante democrática, pois permite diferentes formatos de conteúdo e destaca-se pela escala e diversidade de pessoas que atrai. No caso do Instagram, pode ser muito útil na saúde para a publicação de pequenos vídeos respondendo à dúvidas de pacientes, a exemplo de algumas publicações feitas pelo médico Drauzio Varella. Além de serem fáceis de produzir, esses vídeos podem ser feitos sem custo e têm um formato bem adequado para a rede social.

👉 Saiba o que dizer a cada perfil da sua audiência:

Se o seu objetivo principal é atrair mais pacientes, tenha claro que será importante mostrar toda sua credibilidade, já que eles ainda não te conhecem. Pense em conteúdos úteis para tirar dúvidas relacionadas à sua especialidade - podem ser artigos ou estudos retirados de sites confiáveis e acompanhados de seus comentários, ou até mesmo suas respostas publicadas no Pergunte ao Especialista. Outra regra de ouro é dar atenção aos comentários deixados nas publicações, procurando oferecer um atendimento personalizado a cada usuário.

Se você ainda tem como objetivo secundário a fidelização de seus pacientes atuais, pense em dedicar uma parcela de seu conteúdo com informações adicionais sobre você - podem ser congressos de aprimoramento profissional, formas mais cômodas de marcação de consulta, melhorias ou novos tipos de tratamentos oferecidos em seu consultório.

👉Ajude os pacientes te encontrarem:

As redes sociais são um complemento do seu cartão de visita online, por isso, seja cuidadoso também com a configuração de seus perfis. Informe em sua biografia dados que ajudarão te credenciar como um bom profissional, incluindo sua formação e experiências em tratamentos e enfermidades específicas. Além disso, certifique-se de incluir seus dados de contato, endereço do consultório e link para o seu site profissional - que também pode ser seu perfil na Doctoralia.

Por fim, invista em uma boa foto de perfil. Na Internet ela é essencial para você gerar uma boa impressão, já que o contato pessoal ainda não existiu.

👉 Promova seu conteúdo:

Outro benefício das redes sociais é a possibilidade de promover conteúdos patrocinados a custos flexíveis. Quando você cria um post para divulgar as instalações e serviços oferecidos no seu consultório, por exemplo, pode impulsioná-lo a uma audiência maior por meio da função “Promover Publicação”. Neste caso, você escolhe o quanto deseja gastar e o perfil de público que te interessa atingir, segmentado por cidade, faixa etária e até mesmo interesses.

Além disso, divulgue suas redes em todas as outras plataformas que online e offline que você possui, incluindo seu perfil na Doctoralia. Como mencionado, elas contribuem para os pacientes saberem mais sobre você e ajudam a fortalecer sua reputação.

⚠️ O que você não se deve publicar em redes sociais:

No Brasil as normativas sobre o uso de redes sociais para profissionais de saúde estão bem definidas pelo Conselho Federal de Medicina. Alguns cuidados para se ter em conta: nunca divulgue fotos de seus pacientes, resultados de tratamentos que mostrem “antes e depois”, pacotes promocionais e tenha cuidado com títulos científicos e especialidades que não possa comprovar.

Neste link (página 39) você tem acesso ao documento completo para que possa beneficiar-se das redes sociais, mantendo a ética da profissão!