Você é um médico com influência online? *Bônus: teste sua presença digital
Blogueiros, youtubers e instagramers invadiram nossa vida nos últimos anos e hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha admiração por uma dessas figuras que cresceram na internet.
Basta pensar no seu feed do Instagram: quem é a personalidade que você adora seguir e que se tornou a sua referência para determinado tema? Que mesmo sem conhecer pessoalmente, fala de assuntos que se encaixam perfeitamente com o seu momento de vida?
Esse alguém certamente é um influenciador digital.
Ao contrário do que muitos profissionais de saúde acreditam, a influência digital não se mede pelo número de likes e shares em uma rede social. Quando investimentos em conteúdo pago, por exemplo, ganhamos alcance, impactamos a mais pacientes, mas não estamos necessariamente sendo influentes.
Somos influentes quando conseguimos motivar atitudes ou pensamentos. Ações na vida real das pessoas. É por isso que os influenciadores têm um papel social tão importante.
Nesse quesito, médicos e demais profissionais da área contam com um grande privilégio na cadeia da influência: são especialistas em um tema que interessa e impacta todo ser humano na terra, a saúde.
O papel que desempenham e o conhecimento adquirido durante a formação têm um peso muito grande na sociedade, fazendo desses profissionais referências seguras e confiáveis a serem seguidas.
É claro que levar essa influência para o ambiente digital exige encontrar os gatilhos corretos para dialogar com o paciente digital.
Por exemplo: a internet aprofundou a relação dos influenciadores com a sua audiência e hoje, as pessoas não querem apenas conhecer a opinião do especialista sobre determinado assunto. Elas querem saber quem está por trás daquela opinião, o que come no café da manhã, que livro está lendo ou se recicla o lixo…
Diferente da época em que a televisão e o show business construíam a imagem dos nossos influenciadores, a internet os fez mais reais e os aproximou de nós. Atingimos um nível de maturidade em que já buscamos pessoas para seguir que compartilham valores parecidos, e mostram quem realmente são, não pessoas perfeitas. Do contrário, essa imagem não se sustenta.
Além dessa autenticidade, também fala-se muito sobre a voz que levamos para a o ambiente online. Qual é o seu arquétipo? Como você se comunica?
Você é do tipo que se mostra como uma pessoa comum e prefere dialogar de igual para igual com os pacientes? Ou tem mais o perfil de herói, que gosta de motivar os pacientes com frases inspiradoras e palavras sábias?
Conhecendo essa voz, é possível encontrar os seus melhores gatilhos para falar com os pacientes, além de criar conteúdos com mais chances de êxito.
Por fim, médicos que incentivam o diálogo, que participam das discussões e valorizam as interações dos pacientes também tendem a ser mais bem-sucedidos na trajetória da influência.
Bônus
Teste como está a sua presença profissional na internet - e seu potencial de influência entre os pacientes! Receba uma análise do seu perfil, com recomendações para expandir sua presença no ambiente online.
Especialista em conteúdo para profissionais de saúde na Doctoralia Brasil. Minha missão é ajudar você a atualizar e digitalizar seu consultório com o melhor conteúdo sobre gestão, saúde digital e marketing médico!