estrategia-marketing

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.

Use um site e perfil da Doctoralia como mecanismo para impulsionar sua visibilidade

Ter uma site para o seu consultório é um dos principais ativos do marketing online, pois permite que os pacientes te encontrem a qualquer momento, 24 horas por dia, 365 dias por ano. No entanto, se você ainda não tem um site, seu perfil na Doctoralia completo e otimizado, será bastante equivalente a um site, pois você poderá oferecer aos pacientes serviços como a marcação de consultas online e o serviço de mensagens privadas. Isso aumentará suas oportunidades de ser encontrado e dos pacientes entrarem em contato para marcar uma visita.


Ainda não tem um site para o consultório? Crie agora com facilidade, eficiência e economia.


Atraia pacientes para o seu site

Produza conteúdo de qualidade para gerar boas experiências aos usuários que acessam seu site. O primeiro passo é criar uma estratégia de conteúdo e com publicações regulares. Uma das ferramentas mais eficazes é atrelar um blog ao seu site. Neste espaço você pode escrever artigos relacionados à sua especialidade, publicar estudos recentes em seu campo de atuação e até mesmo adicionar vídeos com seus comentários sobre esses estudos para tornar sua opinião conhecida. Vídeos são um formato que vem atraindo cada vez mais usuários nas estratégias de marketing de conteúdo.

A atualização constante de seus canais te ajudará também a ser mais relevante no mecanismo de pesquisa mais poderoso da Internet: o Google. Quanto mais interesse você gera com seus conteúdos, melhor posicionado você aparece e mais visibilidade conquista, resultando em mais visitas para seus canais. É muito importante conhecer o público para quem escreve e, por isso, recomendamos que você leia o estudo da Doctoralia sobre o Paciente 3.0 e conheça os hábitos, pesquisas e perfis desses usuários, que já consomem muita informação sobre saúde na Internet.

Considere todos os estágios do paciente: descoberta, consideração e decisão

O objetivo de qualquer estratégia de marketing é garantir que os usuários que visitam nosso site se convertam em futuros pacientes. O processo de busca ativa por informações na Internet é um dos mais importantes para converter esse usuário em uma consulta e ele passa por três fases: descoberta, consideração e decisão.

O estágio de descoberta é aquele em que o usuário detecta alguma necessidade em relação à sua saúde e começa a sua busca de informações na Internet. Por esse motivo, é importante que você use as palavras corretas em seu site e ofereça conteúdo valioso. Um exemplo disso é criar conteúdo para seu blog sobre a enfermidade ou sintoma, incluindo as características para identificá-lo, causas e possíveis maneiras de resolvê-lo.

Na fase de consideração o usuário já foi capaz de identificar seu problema e está considerando alternativas possíveis para suprir seu problema. Por isso, conhecer alguns dados estatísticos ou depoimentos de outros pacientes pode ajudá-lo a tomar uma decisão. Não se trata de incluir um apelo comercial sobre você, mas sim continuar oferecendo credenciais em seus canais para ajudar ao usuário resolver seu problema, como sua experiência, informações sobre o consultório, formas de atendimento e linhas de tratamento.

Finalmente, na fase de decisão devemos oferecer uma solução para o que o usuário está procurando, que o faça ver a importância de marcar uma consulta com você. Esta solução pode estar na forma das opiniões espontâneas de seus pacientes exibidas em seu site ou perfil na Doctoralia, ou até mesmo de um canal em que ele possa enviar mensagens privadas para esclarecer dúvidas antes da consulta.

Use o Método SMART

É um método muito usado no marketing digital para monitorar os objetivos das nossas ações e avaliar se elas estão no caminho correto. As siglas correspondem às quatro etapas contempladas pela metodologia:

Mensurável. Para qualquer ação de marketing, é importante que possamos medir os resultados, analisá-los e fazer as alterações apropriadas.

Alcançável. Avaliar se os objetivos que definimos são viáveis.

Realista. Esse passo te ajuda complementar o anterior. Devemos analisar o mercado, a concorrência, nossa estrutura e os recursos que temos disponíveis.

Tempo. Depois que temos claros os nossos objetivos, devemos estabelecer um período de tempo para alcançá-lo.

Para colocar em prática a sua estratégia, baixe nossa Matriz de Planejamento de Marketing Online.