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Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!

Entenda a importância de sua presença online

Basta dar uma olhada no YouTube, em grandes portais, plataformas especializadas ou Instagram para encontrar médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde atuando como influenciadores digitais. Isso sem falar nas ‘personalidades da internet’ que compartilham dicas de saúde e bem-estar, mesmo sem ter a devida formação.

Como você pode notar, esse tipo de conteúdo está em alta. As pessoas desejam melhorar a qualidade de vida e se valem da facilidade de acesso a informações através da Internet.

Essa tendência também afeta o comportamento dos seus pacientes, que já não se limitam a folhear um guia de consultórios ou pedir indicações aos familiares ou amigos mais próximos.

Agora, eles recorrem a mecanismos de busca e podem checar avaliações, comentários e os mais diversos tipos de publicação antes de escolher um profissional de saúde.

Portanto, para conquistar novos pacientes e se posicionar com uma boa opção de atendimento em sua área, você precisa manter uma presença online tão marcante quanto a sua reputação.

info icon illuDica para ‘acertar a dose’ do marketing em saúde

Nas pesquisas em mecanismos de busca, na Doctoralia e em redes sociais, seus pacientes têm acesso a detalhes que se somam ao valor de sua experiência como especialista:

  • visual e estilo de comunicação
  • posição em resultados de busca
  • rankings comparativos
  • depoimentos e avaliações
  • tipo de conteúdo compartilhado

O visual causa impacto instantâneo e, na maioria das vezes, define o interesse da pessoa em aprofundar a pesquisa. Por isso, sugerimos que você tenha um cuidado especial com a qualidade das imagens divulgadas e com o estilo de todos os materiais que possam ser associados à sua atuação profissional.

Como aprimorar o visual de suas comunicações

check iconDeixe sua marca

A criação de um logotipo para representar seu nome, consultório ou clínica é uma das formas mais eficientes de fazer com que o seu perfil profissional se destaque no marketing digital. Isso pode funcionar como uma ‘assinatura’ em suas postagens.

Assim, tudo aquilo que for compartilhado por seus seguidores e pacientes também vai contribuir para sua divulgação.

Seu logotipo ainda pode ser inserido em seus materiais de identificação como papéis timbrados, cartões de visitas ou de agendamento das consultas.

Para elaborar o design de seu logo, vale a pena explorar as diversas opções de cores, formas, letras e demais elementos visuais que são associados a seu campo de atuação.

Procure adotar um estilo elegante e de fácil leitura. Afinal, a ideia é chamar a atenção de forma coerente com a credibilidade que um profissional da área de saúde deve transmitir.

check iconMantenha um padrão

A padronização é um excelente recurso para você ganhar tempo na criação de posts e ainda torná-los marcantes e memoráveis. Mas como fazer isso sem que o resultado seja impessoal?

A dica é adotar um visual com estilo próprio, personalizado. Você pode conseguir isso ao definir uma paleta de cores, uma tipografia em harmonia com o seu logo e um formato regular para suas publicações.

A constância dos elementos visuais em suas postagens faz com que as pessoas se sintam familiarizadas e percebam em apenas uma olhada que se trata de um conteúdo confiável. Isso estimula a interação em qualquer plataforma online. .

No final deste artigo, você vai ver alguns atalhos para elaborar e manter um bom padrão visual em suas redes sociais e outros materiais de marketing digital.

check iconCompartilhe conteúdo de qualidade

No marketing, você encontra diversos termos relacionados à saúde para determinar o que torna um conteúdo relevante, tais como ‘fazer diagnósticos’, ‘sanar dores’, ‘aliviar sofrimentos’ e ‘ajudar as pessoas’. Esses conceitos já fazem parte de sua prática profissional, então aproveite para aplicá-los na criação de seus conteúdos, posts e descrições.

Tenha em mente os 5 pontos essenciais para garantir a qualidade da comunicação em saúde:

  1. Pense em como as pessoas podem se beneficiar com as dicas e novidades que você compartilha.
  2. Procure tornar sua linguagem mais acessível, evitando o excesso de termos técnicos.
  3. Demonstre sua autoridade no assunto, organizando as ideias de forma clara, objetiva e atraente.
  4. Ganhe destaque através de um visual personalizado que facilite a identificação de sua autoria, aumentando a credibilidade em seus posts.
  5. Capriche nas interações em redes sociais e em plataformas especializadas como a Doctoralia, para orientar e sensibilizar os seus atuais e futuros pacientes.

Uma boa estratégia é aproveitar as datas comemorativas e feriados para manter um relacionamento amigável com os pacientes. Esses assuntos sempre geram interesse e você pode utilizar modelos personalizáveis para criar suas postagens de acordo com cada tema.

Isso pontua a sua presença online de forma simpática e ainda pode gerar compartilhamentos.

check iconCuide da sua presença Online

Uma boa presença online é algo que inspira confiança em sua atuação profissional e ajuda a projetar seu nome em um ambiente de forte concorrência. Para conquistar isso, é importante alimentar suas redes sociais com postagens atraentes e afinadas com sua reputação.

Concentrar a criação desses posts em uma plataforma de design, como o Canva, é uma ótima solução para que essa prática não tome demais o seu tempo ou de sua equipe.

Veja alguns recursos que podem ser usados para acelerar esse processo e garantir um resultado de ótima qualidade:

 icons8-checked-checkbox-30 Kit de Marca Você vai ganhar muito mais tempo e autonomia ao organizar todos os elementos visuais associados ao seu nome e/ou de seu consultório ou clínica, tais como o seu logotipo, sua paleta de cores, as fontes selecionadas, etc. Dessa forma, fica mais fácil configurar todas as suas publicações para manter um padrão reconhecível.

icons8-checked-checkbox-30 Ajuste de Dimensões Cada plataforma tem regras diferentes quanto ao formato ideal das postagens. Para não ter que se preocupar com isso, você pode utilizar modelos pré-formatados na hora de criar seus posts — também conhecidos como templates — e personalizar mantendo o estilo de sua marca. E já existem ferramentas de formatação automática que facilitam ainda mais a sua vida. Com elas, você pode elaborar um post e logo reaproveitá-lo em outras redes, garantindo que o ajuste seja perfeito em todos os formatos.

icons8-checked-checkbox-30 Agendamento de Posts em redes sociais Essa é uma ótima solução para manter a constância de suas postagens nas redes sociais. Você pode dedicar seu tempo à elaboração de um bom conteúdo e depois simplesmente programar a publicação automática nas datas e horários desejados. Assim, você não precisa parar o que está fazendo para colocar os posts no ar.

icons8-checked-checkbox-30 Tratamento de imagens Se você pretende publicar fotos em redes sociais, prefira imagens com boa iluminação e alta resolução. É possível utilizar filtros e fazer ajustes em suas fotos diretamente na plataforma de design, sem ter que interromper a criação do post para usar algum recurso de seu computador. Também não é preciso sair da plataforma para que você tenha acesso ao banco de imagens exclusivas para usar em seus designs. A busca pode ser feita ali mesmo, basta escrever o tema desejado na caixa de pesquisa.

icons8-checked-checkbox-30 Criação Colaborativa Quer compartilhar a criação de conteúdo com sua equipe ou receber ajuda de freelancers? Basta dar acesso a seus designs e estas pessoas poderão trabalhar remotamente com você. Inclusive, é possível fazer edições pelo celular — o que torna ainda mais ágil a sua interação com os pacientes através das redes sociais. Ainda que o marketing em saúde não seja sua especialidade, você pode contar com estas dicas para cuidar de suas redes sociais e despertar a atenção de mais e mais pessoas para o seu trabalho.

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* Clique em uma das imagens para editar o modelo de gráfico para redes sociais

Oferecer um conteúdo de qualidade — e visual atraente — é imprescindível para que sua presença online seja marcante. Assim você dá o devido destaque à sua excelência profissional e estreita ainda mais o seu relacionamento com seus pacientes.


* Texto Colaborativo desenvolvido pela equipe Canva,  uma plataforma de design intuitiva e fácil de usar, pensada para quem não tem experiência na área. Com uma biblioteca de recursos gráficos e modelos de design personalizáveis, seus materiais ficam com visual profissional em questão de minutos. Basta registrar-se para começar a criar!”