abr 08, 2020

Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social


live para pacientes

Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives,  muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.

Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.

O que existe de mais poderoso nessas lives é justamente o seu imediatismo: ainda que remotamente, elas permitem que especialistas e pacientes se conectem em tempo real, possibilitando a resposta a dúvidas, o diálogo e a transmissão de informação confiável, extremamente indispensável nesse momento neste momento de tanta incerteza.

Para se ter uma ideia, o volume de notícias falsas circulando na internet é tão grande que levou o WhatsApp a limitar o compartilhamento de mensagens pelo aplicativo, na tentativa de frear a divulgação em massa de fake news. Por isso, mais do que nunca, as lives se tornaram o formato da vez.

Outra boa notícia é que existem diversas plataformas que permitem a realização dessas lives gratuitamente. Tudo o que você precisará é de um dispositivo com câmera e conexão a internet e de um microfone.

A seguir, damos o passo a passo para a criação de uma live nas plataformas mais populares entre os brasileiros: YouTube e Instagram.

Youtube_logo Ao vivo pelo YouTube

Aqui você verá os detalhes para criar sua live no YouTube pelo computador. No entanto, também é possível fazer essa transmissão via seu celular, basta ter o aplicativo.

1. O primeiro passo é fazer seu login na rede social - geralmente associada à sua conta do Google. Depois disso, busque a opção Transmitir ao vivo, no menu superior.

Live Youtube - Passo 1-

2. Você será levado para o YouTube Studio, a central do YouTube para criadores de conteúdo. Nesta etapa, você deve definir o nome da sua live e como quer exibi-la: publicamente, ou apenas para convidados com o link. Veja abaixo.

Live Youtube - Passo 2



Em Configurações Avançadas, você pode criar uma descrição para a sua transmissão, basicamente o resumo do tema; informar seus equipamentos de áudio e vídeo; e habilitar o chat, para que os usuários possam te mandar perguntas durante a transmissão. 

Live Youtube - Passo 2 de 2

3. . Feito todos os ajustes, clique em Próxima. O YouTube vai criar uma contagem regressiva de 3 segundos para gerar a foto de miniatura para a live - prepare-se para a câmera neste momento. :)

Live Youtube - Passo 3



4. Uma vez pronta sua miniatura, você verá as opções CompartilharTransmitir ao vivo. Clique em compartilhar para copiar o link da sua live e divulgá-lo pelas redes sociais. Quando estiver tudo pronto, basta Iniciar. :)

Live YouTube - Passo 4

1200px-Instagram_logo_2016.svgAo Vivo pelo Instagram

Suas transmissões ao vivo no Instagram poderão ser acompanhadas por todos os seus seguidores. Uma vez que você iniciá-las, sua foto de perfil aparecerá destacada no feed com a palavra Ao Vivo. Ao tocar na foto, o usuário conecta-se à transmissão.

Instagram transmissão ao vivo2. Para começar, abra seu aplicativo do Instagram e clique no ícone de câmera, que aparece no canto superior da tela.

Live Instagram - Paso 1

2. Você será levado a uma janela com várias opções na barra inferior. Arraste até chegar em Transmissão ao Vivo e aguarde o teste de conexão.

Live Instagram - Passo 2-

Pronto, em poucos segundos a sua transmissão será iniciada!

Lembrando que os vídeos não ficam gravados no seu perfil do Instagram. Ao final da transmissão, você terá a opção de compartilhá-lo em seu vídeo Stories.

Aproveitar o recurso de lives a pacientes é muito simples e mais oportuno do que nunca!

👉 Potencialize a divulgação das suas ações com o combo gratuito de Marketing para Profissionais da Saúde:

Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde

 


Fortaleça sua reputação online com a Doctoralia. Preencha o formulário abaixo e saiba mais