Inovação Aberta na Saúde - Distrito, Doctoralia e TuoTempo

Até pouco mais de 2 meses atrás, a digitalização de processos, o uso de softwares tecnológicos e a adoção de uma gestão inovadora eram diferenciais de clínicas e hospitais que tinham um mindset de crescimento e valorizavam a experiência do paciente.

Hoje, o contexto da pandemia da Covid-19 tem acelerado muito a inovação no setor da saúde. As recomendações de isolamento social, a urgência por atendimentos e a necessidade de suporte por parte dos pacientes têm feito com que gestores de centros médicos se apoiem na tecnologia para manter a rentabilidade do negócio, um exemplo disso é o crescimento da telemedicina.

Para ajudar o seu negócio a aplicar estratégias inovadoras e aumentar a rentabilidade, a Doctoralia e o TuoTempo se uniram ao Distrito - plataforma de inovação para grandes empresas, startups e investidores - na produção de um rico material sobre o tema. 

Este artigo é uma prévia do conteúdo que você pode conferir na íntegra em nosso eBook gratuito. Para fazer o download do material completo, clique na imagem abaixo

Ebook: Inovação na Gestão em Saúde [Doctoralia + Distrito + TuoTempo]

Conceito de Inovação Aberta 

Já imaginou se, além de fazer mudanças internamente para melhorar a experiência dos pacientes, você também pudesse contar com uma ajudinha de outros negócios para tornar o seu hospital ou clínica ainda mais inovador?

É exatamente isso que propõe a ideia de Inovação Aberta, ou Open Innovation, que acontece quando há colaboração entre startups, empresas, indivíduos e órgãos públicos para criar produtos e serviços inovadores.

Aplicar este conceito é uma das formas mais eficientes de inovar na gestão em saúde. A proposta é que as empresas se abram para o mercado a fim de cooperar com o contexto em que estão inseridas e, assim, tornarem-se aptas a mudar seu mindset, cultura, processos e, consequentemente, criar produtos e serviços assertivos e benéficos, tanto para a empresa quanto para o ecossistema ao seu redor.

Origem do termo Inovação Aberta

O conceito de Inovação Aberta foi criado em 2003 por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, que publicou um livro de mesmo nome para explicar a ideia. 

Em um artigo para a Forbes, ele explicou que antes de ser professor, quando ainda trabalhava em uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, percebeu que o mundo acadêmico ficava distante do mundo dos negócios. Sendo assim, procurou aproximar esses dois universos durante os estudos de seu PhD.

No livro, Chesbrough propõe uma abordagem de inovação mais descentralizada, que conta com a participação de diversos stakeholders. Nas próprias palavras do autor, "inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente".

Os principais benefícios trazidos por essas parceria são: 

  • Serve como ponto de partida para inovar internamente;
  • Reduz o tempo entre o desenvolvimento do produto ou serviço e sua comercialização;
  • Cria novos mercados;
  • Minimiza os riscos de rejeição dos produtos;
  • Gera ideias e base de conhecimento;
  • Diminui custos em diversas etapas.

A importância da inovação aberta na saúde

Para a área da saúde, a inovação aberta representa uma grande oportunidade. Isso porque o setor é formado principalmente por empresas de mentalidade fechada, que encontram dificuldade em inovar e se destacar no mercado.

Estabelecendo parcerias com negócios inovadores, por outro lado, hospitais e clínicas conseguem implementar soluções que antes levariam muito mais tempo e se abrem para a inovação de modo geral.

A colaboração com healthtechs - startups com foco no setor da saúde - e demais players traz benefícios reais à gestão de centros médicos, uma vez que os coloca em contato direto com uma atmosfera de ideias novas, tecnologias de ponta e pessoas com potencial para contribuir com o desenvolvimento do negócio.


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