6 informações básicas que pacientes querem encontrar sobre o médico intro

Nunca a comunidade médica foi tão grande no Brasil como nos dias de hoje. Em menos de cinco décadas, o número de profissionais no país aumentou mais de 600%, elevando também o volume de consultórios privados e a concorrência do setor.

Por outro lado, o número de pacientes também cresceu, principalmente entre as classes A e B, e a quantidade de usuários que agendam suas consultas pela internet tem se expandido exponencialmente desde a última década.

Por isso, conquistar pacientes nesse mercado mais concorrido é uma questão de enxergar oportunidades e usar a internet como ferramenta de trabalho. É preciso saber se destacar e informação é essencial nesse processo.

Isso porque os pacientes, principalmente os que têm acesso à internet, são mais exigentes, bem informados e empoderados. Eles também estão cada vez mais conscientes das suas escolhas e consideram essencial ter informação e conhecimento para tomarem uma decisão.

Mas, afinal, quais são as informações que eles prestam mais atenção quando estão à procura de um médico?

6 informações básicas que os pacientes querem encontrar sobre um médico

Em 2019, o grupo DocPlanner, do qual a Doctoralia faz parte, realizou um estudo para conhecer mais detalhadamente o comportamento dos pacientes ao pesquisar e selecionar o seu médico pela internet. A investigação identificou um grupo de informações muito importante para os usuários nesse processo, que inclui: opiniões, foto, localização, lista de serviços, lista de preços e experiência profissional.

Esses dados foram considerados indispensáveis para o "cartão de visita digital" de um médico - esteja ele em um site ou em seu perfil na Doctoralia. Resumidamente, eles seriam equivalentes ao DNA online do profissional e o que o diferencia de outros especialistas da mesma prática. 

1. Foto de perfil

A foto de perfil é o primeiro elemento que o paciente visualiza quando encontra um especialista, por ser a informação mais visual do seu cartão de visitas. Como o contato pessoal não existe na internet, a imagem contribui para que o profissional seja identificado e reconhecido, similar ao que acontece com uma marca . Na Doctoralia, por exemplo, perfis com fotos são visitados cerca de 30% mais do que perfis sem fotos

O estudo revelou ainda que os pacientes prestam atenção especial na expressão do profissional e na naturalidade da imagem. Neste artigo falamos mais sobre como você pode acertar na sua foto profissional.

2. Opiniões

As opiniões continuam sendo o elemento mais importante no perfil de um médico e o que mais influencia as decisão dos pacientes - especialmente quando estão pesquisando sobre um profissional que não conhecem. Neste ponto, a chave é balancear opiniões negativas e positivas e, acima de tudo, demonstrar o envolvimento do médico com os comentários que recebe. A capacidade de resposta é percebida pelos usuários como uma expressão de comprometimento e interesse do profissional por seus pacientes.

3.Lista de preços 

Como os honorários variam muito de acordo com cada especialista, a lista de preços também é uma informação considerada muito importante. Informar ao menos o valor da primeira visita, permite que o usuário se planeje melhor para marcar a consulta e consiga projetar as despesas que terá durante um tratamento, além de contribuir para mais transparência na relação médico-paciente. 

4. Lista de serviços

O mesmo vale para a listagem de serviços. É muito comum que os pacientes identifiquem um sintoma, mas não saibam qual especialista buscar para o tratamento. Detalhando todos os procedimentos que realiza, o médico colabora com as buscas do usuário e ajuda-o na tomada de decisões, além de ser encontrado com mais facilidade.

5. Localização

A localização é particularmente importante entre grupos de pacientes que estão em cidades grandes e médias e que agendam a consulta pela internet. Esse dado entra na lista de informações indispensáveis para que eles possam se planejar e decidir pelo profissional. Por isso, além de facilitar o acesso ao seu endereço de atendimento, vale à pena incluir instruções para o traslado, transportes públicos e paradas próximas, pontos de referência e disponibilidade de estacionamento.

6. Experiência

Por fim, existe um grupo de pacientes para os quais a formação e a experiência do profissional são os dados mais buscados. Na Doctoralia, a maioria dos pacientes verifica estas informações na seção Sobre Mim e, apesar de não ser o critério prioritário para tomada da decisão, é uma informação que ajuda o paciente no processo de escolha.


Se você se interessa em melhorar a comunicação com o paciente pela Internet, complete seu perfil na Doctoralia. Clique aqui e acesse um guia com o passo a passo.