Ferramentas
Agenda Online
Lembretes automáticos
Teleconsulta
91% agendamentos fora do horário comercial
+21 mil lembretes automáticos enviados
360 horas poupadas da recepção
+1.220 avaliações de pacientes
Entrevista

Fazendo a diferença também à distância

O coloproctologista e cirurgião Danilo José Munhóz da Silva iniciou na medicina há mais de 15 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços.

Coloproctologista

Brasília, DF

2019

Ferramentas
Agenda Online
Lembretes automáticos
Teleconsulta
91% agendamentos fora do horário comercial
+21 mil lembretes automáticos enviados
360 horas poupadas da recepção
+1.220 avaliações de pacientes

O coloproctologista e cirurgião Danilo José Munhóz da Silva iniciou na medicina há mais de 15 anos e, como ele mesmo define, teve uma trajetória feita por vários recomeços. Nada que fuja à regra neste momento de pandemia.

Durante a reclusão social, o profissional continuou se reinventando e incorporou a Telemedicina  ao dia a dia de trabalho para dar continuidade aos atendimentos. A modalidade, que gerou certa resistência no início, se transformou em uma maneira dele fazer a diferença e ajudar pacientes nesse momento de tanta fragilidade.

A trajetória de Danilo pela saúde começou na cidade de Curitiba, mas a profissão o levou a explorar diferentes lugares: da cidade do coração, Maringá, onde teve a oportunidade de trabalhar como cirurgião geral, teve experiências pelo estado de São Paulo e seus laços profissionais o conduziram ao seu atual endereço, Brasília, onde atende em 4 endereços.

Nesta entrevista, o especialista conta como está se adaptando para realizar suas consultas a distância e como acredita que a Telemedicina tem contribuído para orientar pacientes durante a reclusão social.

Equipe Doctoralia: Como foi incorporar a Telemedicina ao seu dia a dia como coloproctologista?

Dr. Danilo Munhóz: No começo, eu fui reticente. Já tinha meu perfil profissional na Doctoralia, mas ainda não tinha pedido para meu nome aparecer entre os profissionais que ofereciam o atendimento online. Depois de alguns dias, no entanto, decidi ativar a modalidade. Vi vários médicos se colocando à disposição dos pacientes no Instagram, em cartazes nos elevadores, então pensei que seria uma boa forma de ajudar as pessoas nesse momento tão triste, ainda que fosse a distância. Isso também me levou a ir atrás de mais informação sobre o tema, para que eu pudesse conhecer melhor os aspectos legais da Telemedicina e oferecer atendimentos online de uma maneira ética, sem imprudência, negligência ou imperícia da minha parte. Com isso começaram a surgir os primeiros contatos para as consultas.

dr. daniel munhoz sala de espera

Equipe Doctoralia: Qual você considera ser a maior responsabilidade ao atender seus pacientes pela Telemedicina?

Dr. Danilo Munhóz: A coloproctologia é uma especialidade muito cheia de tabus e de vergonhas. Cabe, principalmente ao médico, fazer com que o paciente se sinta acolhido e sem medo para relatar seus sintomas durante os atendimentos. Nesse sentido, a Telemedicina acabou ajudando. Muitas vezes, o paciente tem mais facilidade e se sente mais encorajado a se abrir no conforto do lar. Por outro lado, ficamos mais restritos ao exames físicos e proctológicos. Como eu procuro atuar nesses casos: quando se tratam de pacientes que eu já conheço o histórico, me sinto bem mais confortável para poder atender a distância. Em casos que já sugerem a necessidade de um exame físico, ou em que há muita dor, é meu papel orientar que o paciente busque as urgências ou, quando possível, tenha a sabedoria de esperar a pandemia ser minimizada para uma consulta presencial.

Equipe Doctoralia: Como você acredita que os pacientes podem se preparar melhor para as consultas online?

Dr. Danilo Munhóz: Eu sempre oriento que o paciente anote o máximo de informações que deseja relatar, para não se perder durante a consulta e não esquecer detalhes importantes, seja em relação às suas dúvidas ou medos. Costumo pedir também um breve diário alimentar, porque isso é fundamental dentro da minha especialidade, ainda mais nesse momento da pandemia. Muitos de nós estamos pecando mais na alimentação, desembalando mais e descascando menos.

Solicite uma demonstração!

Faça como o Dr. Danilo Munhóz e conquiste a confiança de pacientes que buscam por especialistas em sua região.