marketing para clínicas y consultorios dentales

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.

É importante ter claro que o mercado de saúde dental é formado por diversos componentes: institutos de estudos avançados sobre odontologia, aplicação de novas técnicas digitais, equipamentos especializados em tratamentos buco-dentais, provedores dos produtos que se utilizam no ramo e, claro, as clínicas e consultórios dentais, que são a "cara" mais visível da indústria.

E dentro deste competitivo mercado, existem vários "jogadores". Na linha de frente aparecem as grandes companhias de saúde dental, cheias de recursos e profissionais; do outro lado, estão as clínicas pequenas e medianas, junto aos consultórios odontológicos que, graças aos seus esforços, conseguiram abrir um espaço em sua área de influência.

Se você chegou nesse ponto, é realmente preciso pensar como aproveitar a confiança de seus pacientes por meio da proximidade.

Tenha em conta que as técnicas de marketing mudaram radicalmente: deixaram de ser algo invasivo para se converterem em um convite sutil aos pacientes para melhorarem por meio de seus produtos e serviços. E o conteúdo que oferecemos é o rei nessa estratégia.

 

4 estratégias de marketing efetivas para clínicas odontológicas  

1. Especializar-se em um nicho de mercado específicomarketing para clínicas y consultorios dentales

Talvez você já tenha notado que o excesso de oferta se tornou um obstáculo no mercado odontológico e, por esta razão, é cada vez mais valioso se aproximar de públicos específicos. Qual o paciente mais rentável? Em que tipo de tratamento posso me aperfeiçoar? De tempos em tempos é importante fazer uma leitura do perfil de paciente que converte melhores resultados para seu consultório e conhecer melhor seu foco de captação.

Nos últimos anos, por exemplo, nota-se um crescimento no tratamento ortodôntico por parte de adultos, evento que indica um possível nicho de mercado. A ortodontia deixou de ser um tratamento exclusivo de crianças e jovens e hoje existem cada vez mais adultos que apostam em cuidar desse aspecto da saúde dental.

Podemos observar também que os implantes experimentaram um crescimento, pois cada vez mais os pacientes estão em busca de comodidade. Quais são os nichos mais produtivos na região que você atua?

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2. Detalhes que fazem toda a diferença: benefícios e instalações

No âmbito da saúde em geral, especialmente quando falamos de clínicas e consultórios particulares, é imprescindível mostrar proximidade. Oferecer um consultório agradável também ajudará a agradar os pacientes e mudará a percepção que muitas pessoas têm sobre a profissão - geralmente associadas a dor, incômodo e medo. Para "reverter" estas impressões, na Doctoralia recomendamos algumas práticas que já são comuns em consultórios bem sucedidos.

*Internet grátis. Esperar é um ato pouco admirado por todos nós, mas isso pode facilmente acontecer por um imprevisto que você tenha durante algum atendimento. Por isso, oferecer wi-fi gratuito na sala de espera é visto como uma boa prática pelos pacientes. Além de ser um privilégio extra que você disponibiliza, ainda é possível utilizar isso ao seu favor: colete o e-mail dos pacientes (ele pode ser solicitado para acessar a rede da sua clínica) e posteriormente adicione-o à sua base de dados para fazer campanhas futuras do consultório.

Área infantil – sala de jogos. As crianças também são um público habitual dos consultórios e que demandam uma atenção especial. Uma boa prática é pensar em uma área com jogos, mesas e cadeiras infantis, onde os pequenos possam se entreter - e é possível criar espaços bem compactos para acomodá-los com conforto.

*Oferecer água, café ou chá. Nas salas de espera, ter uma pequena mesa em que você ofereça essas bebidas contribuirá para tornar o ato de esperar mais agradável.

*Kits de saúde dental. Todos adoramos mimos e essa é uma forma simpática e relevante de cativar seus pacientes, especialmente as crianças, que ainda estão aprendendo sobre a importância de consultar um dentista.

*Estacionamiento gratuito. Em muitas regiões o tema "estacionamento" costuma ser uma das principais problemáticas para muito pacientes. Busque parceria com estacionamentos próximos e promova isso entre seus clientes. Pode ser uma boa alternativa para as pessoas que evitam consultas na zona de seu consultório.

 

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3. Marketing com pessoas reaismarketing para clínicas y consultorios dentales

Para conseguir chegar ao seu público, o melhor é mostrar seu lado humano. Mas como? Fazendo campanhas de marketing cada vez mais próximas e confiáveis e dando cara aos seus serviços para que os usuários vejam a equipe por trás do seu negócio.

Outra prática muito recomendável é estimular as opiniões dos pacientes satisfeitos com o seu trabalho e promociná-las em seu site por meio do Widget de comentários. Graças aos usuários que validam o bom serviço do seu consultório, você melhora a sua reputação.

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4. Explore o Marketing Online: Site, blog e Redes Sociais

Hoje, não aparecer na Internet é como não existir. No entanto, também devemos ser conscientes de que uma presença online bem feita exige tempo, esforço e, por isso, o mais recomendável é escolher uma plataforma para estar presente e trabalhar nela corretamente.

*Site otimizado.Atualmente buscamos tudo pela Internet, por isso é importante contar com um site otimizado, ou seja, adaptado a todos os dispositivos (celular, computador de mesa e tablet) e que seja de fácil navegação. Caso você ainda não tenha uma página, veja como criar um site barato e eficaz para o seu consultório.

* Blog de saúde bucal.O blog será uma maneira de se conectar com seu público alvo de forma relevante: produzindo conteúdo. Neste espaço você poderá falar sobre as novidades em sua especialidade, ajudar com dicas sobre cuidados dentais e promover artigos com as principais dúvidas que os pacientes levam ao consultório. Aqui damos dicas para criar conteúdos de sucesso. E caso você não encontre tempo para manter um blog, pode chegar a novos usuários por meio da Doctoralia, seja respondendo dúvidas no Pergunte ao Especialista, ou aportando seus conhecimentos na seção de Artigos do seu perfil.

*Redes sociais.Como já mencionamos, para escolher em que redes estar presente, você deve pensar nos hábitos de seus clientes. Hoje, Facebook e Youtube se tornaram as mais representativas em nível mundial e o formato de vídeos é cada vez mais consumido no Brasil.

*Evitar videos e fotos muito realistas.Existem alguns tratamentos dentais que podem ser desagradáveis para o paciente visualizar. Por isso, tenha cuidado no momento de escolher as imagens que vai utilizar e busque focar-se nos resultados :)

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