dez 28, 2018

[Especial profissionais da saúde] 5 tendências no online para 2019

marketing digital saude

Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.

Mas 2019 não para por aí: os pacientes terão ainda mais voz e autonomia para decidir o que querem, como e quando querem. E mais do que nunca, precisam ser escutados pelos profissionais que esperam se conectar de formas verdadeiramente efetivas.

Com isso em mente, conheça as 5 tendências apontadas pelos gurus do marketing online que virão com força no mercado de saúde em 2019.

#1 5 em cada 10 usuários usarão a pesquisa por voz

O áudio será uma das grandes tendências para 2019. O uso de assistentes virtuais como o Alexa ou Cortana, por exemplo, triplicou no último ano e isso só tende a crescer. De acordo com um estudo publicado pela empresa de análise ComScore, estima-se que 60% dos usuários usem pesquisas por voz , durante o próximo ano.

O recurso, que está disponível para computadores e dispositivos móveis, permite que usuários naveguem na Internet por meio de comandos de voz, ao invés de textos.

Isso mostra a necessidade de começar adaptações para se conectar com novos os pacientes, além de indicar que os resultados nas buscas devem passar por ajustes e mudar o posicionamento de algumas páginas. Como referência, tenha em mente que os termos buscados por voz são mais longos que por texto, mais informais e levam em conta a geolocalização.

#2 Micro-momentos: o instante que pode fazer a diferença

Os usuários gastam, em média, 3,35 horas em dispositivos móveis. A maior parte desse tempo é feita de micro-momentos, ou seja, as frações de tempo em que estamos pesquisando ou consumindo algo em específico - e estamos mais abertos para receber informações comerciais.

Isso significa que também existe uma oportunidade exponencialmente maior de atingir e influenciar os pacientes quando eles estão no meio de um micro-momento.

Como identificar um micro-momento? O Google os classificou em quatro grupos únicos que podemos aplicar perfeitamente ao setor de saúde:

  1. Momento "o que acontece comigo". Quando os usuários recorrem à Internet para buscar informação sobre um sintoma ou enfermidade. Para se conectar com os pacientes neste micro-momento, é necessário dar respostas para suas dúvidas, seja na forma de um site otimizado, vídeos, infográficos ou de uma resposta na seção Pergunte ao Especialista da Doctoralia.
  2. Momento "onde posso me tratar". Neste momento é normal que os pacientes não rolem páginas e páginas dos resultados do Google para encontrar uma resposta, mas optem pelos resultados mais próximos e imediatos. Neste aspecto, é fundamental ter um bom posicionamento, visibilidade em plataformas especializadas como a Doctoralia e um perfil ativado no Google Meu Negócio para ser visto, por exemplo.
  3. Momento "em quem posso confiar". Uma vez que os pacientes escolhem entre algumas opções de "onde se tratar", eles começam uma investigação para eleger a melhor. Neste micro-momento, leva a melhor o profissional que oferece conteúdo mais relevante, que tenha um perfil mais completo e, claro, que conte com opiniões e descrições detalhadas de seus serviços e tratamentos para transmitir confiança.
  4. Momento "decisão". Esse momento se traduz no desejo de marcar a consulta, e junto com ele, vem o desejo ao imediatismo. Por isso, seus horários disponíveis devem ser fáceis para o paciente encontrar e com opção para que ele escolha a melhor hora enquanto está online. Caso ele não identifique esses dados em seu perfil, pode facilmente saltar para a opção seguinte.

#3 Vídeos terão mais plays do que nunca

Vídeos estão ganhando ainda mais espaço entre os formatos de conteúdo por serem simples, interativos e altamente visuais. E de fato, profissionais que usam vídeos para envolver e informar pacientes estarão alguns passos à frente dos demais em 2019.

Por isso, vale à pena estar atento a algumas regrinhas: entre tanta concorrência, o que fará a diferença será a originalidade e a qualidade do conteúdo. Não será suficiente apenas criar vídeos, mas eles precisam estar adequados para sua audiência, tanto no que diz respeito ao tempo de duração quanto à maneira como as conversas são promovidas

No Doctoralia Academy disponibilizamos várias ferramentas e recursos gratuitos ajudar especialistas criarem conteúdo relevante para os pacientes. Você pode acessar aqui.

#4 Marketing por e-mail, personalizado e automatizado

Nós valorizamos um tratamento próximo e personalizado quando adquirimos um serviço. E não importa se ele vem por telefone, se é presencial ou se nos chega por e-mail: saber que estamos sendo tratados de forma distinta faz toda diferença para gerar nossa consideração.

No mercado da saúde, essa tendência tem tudo para ser aproveitada: especialistas devem aparecer na caixa de e-mail de seus pacientes com lembretes para a consulta, informativos para revisões periódicas, notícias sobre o consultórios, pedidos de feedback da consulta e, até mesmo, saudações por uma ocasião importante e particular como o aniversário, por exemplo.

A primeira coisa que 51% das pessoas fazem ao acordar é verificar e-mail e vale à pena seguir investindo neste formato, principalmente com personalização.

Lembre-se que é possível realizar todas essas ações gratuitamente a partir do Perfil Premium da Doctoralia. Você pode obter mais informações aqui.

#5 Marketing de Influência

Este é o famoso boca-a-boca promovido pelos influenciadores online - figuras com muita relevância em algum tipo de assunto - ou vários -, que acabam contribuindo para formar a opinião de seus seguidores.

Especialistas da saúde têm grande potencial para fazer parte desta categoria, já que são a maior autoridade no assunto saúde e dominam um conhecimento muito específico e controlado por poucos. E esse é um grande trunfo para estes profissionais.

Por esta razão, fique atento às suas opiniões, pois elas terão um papel ainda mais importante em 2019. O que é dito sobre um profissional na Internet faz toda a diferença para construir a percepção que outros pacientes terão ao seu respeito e influencia na sua imagem de autoridade no assunto.

Lembre-se que para promover as opiniões entre os seus pacientes, você pode enviar mensagens automáticas completamente gratuitas a partir de seu perfil Premium na Doctoralia.

Resumindo: 2019 chega cheio de oportunidades para especialistas que querem se conectar com os pacientes pela Internet. Quanto mais presentes essas tendências, melhores as chances de crescimento no próximo ano.