mar 26, 2020

Coronavírus: 4 dicas de gestão para hospitais e clínicas evitarem perdas

Coronavírus: 4 dicas para a gestão de hospitais, clínicas e consultórios

A rápida disseminação do Coronavírus nos últimos meses criou um desafio histórico para o sistema de saúde mundial, exigindo ainda mais dedicação, atenção e disciplina por parte de profissionais da saúde de diversas especialidades, assim como de gestores de clínicas e hospitais. Afinal, o isolamento social não deve ser uma barreira para que os atendimentos médicos continuem acontecendo.

Um dos primeiros e mais relevantes problemas enfrentados por consultórios e centros médicos durante a pandemia da Covid-19 é a segurança dos pacientes e colaboradores. Neste sentido, é fundamental otimizar o gerenciamento de seu estabelecimento de saúde para que, assim, os profissionais se concentrem no mais importante: garantir a saúde e bem-estar dos pacientes

Entendemos que este é um assunto delicado e que a crise associada ao coronavírus implica em problemas globais que não podem ser abordados com a devida profundidade em um único artigo. Por essa razão, colocamos nossa expertise em marketing digital médico à sua disposição, compartilhando ideias, recomendações e sugestões direcionadas à comunicação com o paciente e o uso da tecnologia como aliada no combate ao coronavírus

1. Ofereça informações relevantes em suas plataformas digitais e redes sociais

Como seus pacientes confiam em você, ou sua clínica, e o consideram uma autoridade em questões de saúde, fornecer informação de qualidade é essencial.

Especialmente em momentos como os que estamos vivendo atualmente, em que é comum que as pessoas se sintam assustadas ou confusas e busquem fontes confiáveis de dados, colocar-se à disposição para esclarecer dúvidas é um ato de responsabilidade social.

Um canal que reúne perguntas comuns de pacientes e oferece aos médicos e especialistas da saúde a chance de respondê-las é o Pergunte ao Especialista, no marketplace da Doctoralia. Por reunir depoimentos de diversos profissionais - aumentando sua visibilidade online -, a ferramenta evita a disseminação de fake news e serve como um confiável recurso de buscas para a população.próprio

Outra sugestão é produzir conteúdos que levem em consideração as prioridades do seu centro médico e sejam focados nas necessidades dos pacientes, como infográficos, webinars, posts no blog da sua clínica, etc. Após a criação do material, o indicado é divulgá-lo em seu site e redes sociais para que os pacientes possam acessar em primeira mão.

Este tipo de prática também ajuda a gerenciar o tempo das secretárias, que não precisam mais atender a várias ligações telefônicas ou responder diversas mensagens relacionadas às mesmas preocupações. 

Quer entender melhor sobre ações de marketing digital que você pode colocar em prática, não apenas neste momento de pandemia mas em sua rotina geral? Faça o download de nosso eBook "Marketing para clínicas e centros de saúde":

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2. Mantenha uma comunicação ativa com seus pacientes

É natural que muitos de seus pacientes ainda não entendam o motivo de certas precauções, do adiamento de consultas e tratamentos ou a mudança na dinâmica de seu consultório. Embora possa parecer óbvio para você, procure explicar de maneira simples e detalhada cada uma das alterações e medidas de segurança que estão sendo colocadas em prática, com o suporte dos conteúdos que citamos no item anterior.

Ao mesmo tempo, é possível que alguns dos pacientes que não podem ter o atendimento interrompido - já que passam por tratamentos vitais - sintam receio de sair de casa. Nesses casos, seja compreensivo e explique a situação com cautela, evitando mencionar os riscos da não realização do atendimento e, em vez disso, concentrando-se nos benefícios da conversa com o profissional.

3. Utilize e-mail e SMS para personalizar suas mensagens

Assim como o site e as redes sociais são ótimos canais para a divulgação de informações ao público em geral, o e-mail e o SMS são efetivos no envio de mensagem personalizadas à sua base de clientes. 

É possível enviar orientações direcionadas a pessoas com mais de 60 anos - visto que fazem parte do grupo de risco - atualizar os pacientes de um determinado especialista sobre a possibilidade de consultas online ou simplesmente ajudar a aliviar a ansiedade daqueles que passam por tratamentos delicados. Considere que, durante esse período, a proximidade com seus pacientes será altamente valorizada.

Ao dividir o envio por grupos, você garante personalização ao mesmo tempo que economiza tempo, já que não precisa se comunicar com cada um individualmente.

4. Aproveite todo o potencial da tecnologia

Pensando em facilitar o contato entre médicos e pacientes, o Ministério da Saúde passou a reconhecer a telemedicina, em Portaria de nº 467/2020, durante o período de contenção da covid-19. Esta é uma excelente oportunidade para seu hospital, clínica ou consultório fazer a diferença no combate ao coronavírus, salvando vidas

Ao oferecer consultas online, você protege a saúde de todos - sua, de pacientes e de colaboradores -, além de reduzir a sensação de medo, evitando que saiam de casa.

Especialistas acreditam que a situação no Brasil está prestes a se intensificar, e, com isso, o número de paciente interessados nesta alternativa já está crescendo exponencialmente

A Doctoralia Brasil deseja mostrar apoio e solidariedade com profissionais da área e espera ajudar no combate a essa pandemia. Por isso, já disponibilizamos uma ferramenta única de telemedicina em nosso software, tanto para profissionais individuais e centros médicos menores, como para grandes clínicas e hospitais. 

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Em paralelo, estamos totalmente focados no desenvolvimento de novas alternativas que tragam real valor para a gestão de estabelecimentos da saúde. Vamos, juntos, reduzir a progressão da Covid-19 no Brasil! 💪