Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

Como fidelizar o paciente - antes, durante e após a consulta

A fidelização do paciente vai hoje muito além da consulta médica. Ela começa no momento da marcação da consulta e estende-se até o suporte oferecido fora do consultório, ou seja, é construída durante toda a jornada do tratamento.

No entanto, o tempo médico é muitas vezes escasso e o paciente demanda cada vez mais atenção por estar melhor informado e ter mais opções de profissionais para escolher. Como então equacionar essa questão e ainda fidelizar o paciente para que ele reconheça seus diferenciais e volte a novas consultas?

Um estudo realizado pela Royal Philips demonstra que pacientes e profissionais acreditam em tecnologias conectadas para melhorar a saúde. Por isso, uma das dicas básicas é: use a tecnologia ao seu favor. Outra recomendação é cuidar de todo o ciclo que te conecta ao paciente antes, durante e após a consulta. Comentaremos mais sobre esses dois temas a seguir:

Antes da consultaAntes da consulta:

  • Ofereça agendamento online

    Estudos apontam que muitos pacientes já preferem usar internet ao invés do telefone. Ao possibilitar o agendamento online de consultas, você oferece um benefício cômodo e disponível 24 horas por dia, além de agregar valor ao seu consultório ou clínica com um serviço moderno e organizado.

  • Facilite sua localização

    Ter um site com o endereço do seu consultório conectado ao Google Meu Negócio e ao Google Mapas é outro recurso que simplifica a vida do paciente. Se você não tem uma página web, indique o seu perfil da Doctoralia, que também oferece esse recurso integrado.

  • Lembre-o antes da consulta

    Para diminuir as taxas de ausência no consultório e assegurar que a consulta seja produtiva, prepare o paciente. Envie um lembrete facilitando seu endereço, horário da consulta e peça possíveis exames ou diagnósticos anteriores.

Se você tem um perfil na Doctoralia já pode oferecer  agendamento online e lembrete via SMS aos pacientes. Diminua até 65% das faltas no consultório


Durante a consultaDurante a consulta:

  • Trabalhe em equipe

    A estrutura do centro médico e de sua equipe também influenciam a experiência. Prepare seus colaboradores para conhecerem seus diferenciais, saberem lidar com reclamações e motive-os para garantir o bom atendimento. E não se esqueça de preservar o ambiente agradável na sala de espera, com facilidades como água e wifi, por exemplo.

  • Não deixe dúvidas

    Seu momento com o paciente é, claro, o mais importante. Além de seu conhecimento profissional, uma das condições essenciais para garantir a satisfação é: nunca deixe o paciente sair com dúvidas. Assegure-se que ele saiba o que está sendo prescrito; se o tempo é curto, ofereça materiais complementares para leitura - podem inclusive ser artigos escritos por você - e esclareça o que fazer caso ele tenha dúvidas após a visita ou não apresente melhoras. Toda iniciativa que vise a educação sanitária é importante e depende muito dos especialistas.

Após a ConsultaApós a Consulta:

  • Bom atendimento além do consultório

    Um e-mail ou SMS ao final da consulta podem surpreender positivamente. Use essas ferramentas para reforçar como o paciente pode tirar possíveis dúvidas, incentive-o a deixar uma avaliação da consulta e informe caso haja data para retorno. Essas atitudes não apenas aumentam a confiança como também ajudam a garantir que o tratamento seja feito corretamente.

  • Monitore a satisfação

    Conhecer a opinião do paciente também é importante para medir o que está funcionando. Você pode criar uma pesquisa de opinião e disponibilizar um tablet na recepção para as participações, por exemplo. A metodologia NPS é uma boa referência e você pode utilizar aplicativos de pesquisa gratuitos para aplicá-la. Veja mais aqui

Ao melhorar a relação com o paciente você não apenas o fideliza, como também aumenta as chances de sucesso do tratamento e gera mais qualidade ao serviço sanitário.

Se você se interessa em melhorar a comunicação com o paciente pela Internet, também recomendamos esse artigo. E se gostou, compartilhe em suas redes sociais!!