jun 02, 2017

Como divulgar seu site profissional para ter mais resultados?

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Atualmente, 9 entre cada 10 usuários de internet já buscaram um especialista e/ou informações sobre saúde online. A procura existe. Será que você está oferecendo o produto certo para ser encontrado?

Apenas ter um site no ar não significa ter bons resultados. Hoje, a concorrência de especialistas é grande e tem qualificado cada vez mais suas ações para atrair novos usuários. Por isso, um site relevante e bem posicionado demanda uma boa estratégia e, neste artigo, falaremos sobre a primeira delas: como gerar tráfego orgânico.

Tráfego Orgânico

O Google é hoje o buscador mais utilizado no mundo e uma das principais fontes gratuitas de tráfego para o seu site. Quando um paciente pesquisa por “ginecologista em Curitiba”, por exemplo, o Google  busca por todos os sites que combinam estas palavras e mostra entre os primeiros resultados as páginas mais relevantes.

Pesquisa de médico no Google

Para ser considerada relevante, uma página web precisa responder a muitos critérios. Na maioria das vezes, as que aparecem nas primeiras posições têm por trás um grande trabalho de inteligência, baseado em estratégias de SEO (Search Engine Optimization)

SEO: O que é e como funciona?

Como um especialista em saúde, não se assuste se nunca tiver ouvido este termo, pois ele nasceu no universo da web. No entanto, conhecê-lo pode ser seu diferencial entre a concorrência, pois te ajudará a ter melhores resultados na Internet.

SEO é o conjunto de técnicas de otimização do seu site em mecanismos de busca, especialmente no Google. É uma combinação de elementos que ajudarão sua página web estar melhor posicionada nas buscas de paciente e falaremos dos principais a seguir.

SEO: as principais práticas

👉 Invista em conteúdo, ele é rei na Internet

Imagine que 5% de tudo que já é pesquisado na Internet hoje diz respeito à saúde. Quando você produz conteúdo relevante  e exclusivo para seu site, começa a fazer parte deste fluxo de buscas de pacientes e aumenta as chances de ser encontrado com um conteúdo de utilidade.

Invista em temas que você tem experiência, pense em títulos atraentes e apoie-se em planejadores de palavras-chave para encontrar os termos que podem ser mais relevantes para o seu site. E nunca se esqueça: coloque-se no lugar do usuário e pense como ele faria uma pesquisa para te encontrar.

👉 Acredite no poder das Imagens e saiba usá-las

Muitos usuários já fazem suas buscas na Internet por imagens. Além disso, elas ajudam a chamar a atenção para o conteúdo que você produz e contribuem para indexar seu site nos parâmetros do Google.

Invista em boas imagens e, muito importante (!),  trabalhe o texto alternativo de cada foto que você utiliza, ou seja, seu descritivo , levando em conta as palavras-chave mais importantes de seu texto.

👉 Promova links internos e externos

Uma das condições mais importantes para o Google ranquear bem o seu site são os chamados Backlinks, links posicionados em um artigo que levarão tráfego para o seu canal.

Estes links podem estar dentro do seu próprio site (conectando um conteúdo que tenha relação com outro, por exemplo) mas, principalmente, em sites externos.

Para gerar links externos, conte com páginas parceiras que tenham correlação com a sua, que falem a mesma língua e que tenham uma audiência parecida.  Você pode usar o seu perfil na Doctoralia para divulgar o link da página e de seus artigos, por exemplo.

or ser uma plataforma relevante e com alto tráfego mensal de usuários, ajuda a gerar credibilidade ao seu favor. Quanto mais links apontarem para sua página web, mais popular ela é considerada pelo Google.

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👉 Monitore o seu conteúdo

Esta é a melhor maneira de aprender o que funciona e não na sua plataforma. Você pode medir seus resultados por meio de diversas ferramentas e o Google Analytics uma das mais completas

Por meio do Google Analytics você pode descobrir seus conteúdos mais populares, os que geraram mais conversão para consultas, o crescimento de novos usuários, além dos comentários mais relevantes da sua audiência.  Cuidar bem do seu site também implica monitorar seu desempenho.

Além das técnicas de SEO, existem outros recursos gratuitos que também podem ajudar a levar tráfego qualificado ao seu site. Veja algumas dicas:

  • Aprenda a encontrar quem está interessado em seu conteúdo: nunca ignore as redes sociais, pois muitos sites construíram o seu tráfego com o suporte delas. Promova seu canal nos seus perfis do Facebook ou no LinkedIn e busque grupos que falem sobre a sua especialidade. Faça parte deles e divulgue conteúdos interessantes e exclusivos do seu site. Um cardiologista, por exemplo, pode buscar grupos sobre corridas e promover um artigo relacionado a cuidados com o coração durante uma maratona.
  • Seus atuais pacientes te levam a novos: mesmo que seu objetivo seja conseguir novos pacientes, os atuais podem ser uma ótima fonte de recomendações ao seu favor na Internet. Comunique-se com eles por meio de uma Newsletter mensal, por exemplo. Você pode divulgar os conteúdos mais interessantes do seu site, além de novidades do seu consultório.A relevância deste conteúdo certamente irá gerar compartilhamentos e atingir novos pacientes.

Logo falaremos sobre novas técnicas pagas para promover seu site, não deixe de acompanhar o blog!

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