jun 11, 2021

15 dicas de como atrair pacientes sem parecer invasivo

 

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A pandemia mudou a experiência em saúde como nunca antes visto. Com o isolamento social, as consultas presenciais se tornaram menos frequentes. No entanto, a busca por soluções tecnológicas como Prontuário Eletrônico e Telemedicina foi impulsionada. Com esse novo cenário, uma dúvida se tornou comum entre muitos especialistas: como atrair pacientes mesmo em tempos tão desafiadores?

Essa também é uma pergunta que recebemos com frequência aqui na Doctoralia. Embora não exista uma fórmula pronta sobre o que fazer para atrair pacientes, existem boas práticas para captação. Por exemplo, estratégias para alavancar o marketing médico e aumentar a visibilidade online.

Continue a leitura deste post para conferir dicas práticas de como atrair pacientes sem parecer invasivo. Afinal, considerando o desafiador momento em que vivemos, é preciso mais do que atender: entender as reais necessidades humanas.

1. Entenda quais são as necessidades dos pacientes

Identificar o que eles estão buscando passa tanto pelos tipos de procedimentos e tratamentos, quanto pelo custo do atendimento e a qualidade oferecida. Saber essas informações é o primeiro passo para descobrir a melhor estratégia de como atrair pacientes.

👉 Por isso, não economize tempo ao fazer sua pesquisa de mercado. Com ela, você vai conseguir avaliar a viabilidade dos seus serviços e até destacar seus pontos fortes em relação à concorrência.

2. Quebre o gelo

Por mais que o setor da saúde exija anos de estudo e atualização, é importante ter em mente que muitos pacientes não se sentem confortáveis ao ir a um consultório. Portanto, é preciso atenção redobrada à experiência a ser oferecida. Dispor de um atendimento humanizado é essencial para construir uma boa reputação e ganhar a confiança deles.

👉 Para aumentar a autoridade e o reconhecimento em sua área de atuação, nada melhor do que aproveitar as redes sociais e demais plataformas de conexão com pacientes. Use esses espaços para apresentar não só quem você é, mas também o que sabe fazer de melhor e como pode ajudar a resolver problemas.

3. Facilite a vida do paciente

Informação é algo indispensável para conquistar destaque em meio a um mercado tão concorrido como o da saúde. Isso porque os pacientes estão cada vez mais exigentes e bem informados, além de conscientes sobre suas escolhas. 

Em 2019, o grupo Docplanner fez um estudo que revelou o que os pacientes mais levam em consideração ao pesquisar e selecionar um médico na internet. Entre as informações básicas que mais influenciam na escolha de um profissional ou outro, o levantamento constatou:

  • foto de perfil
  • opiniões
  • preços
  • lista de serviços
  • experiência profissional

👉 Certifique-se de disponibilizar todas as informações básicas que eles precisam. Aproveite essa dica de como atrair pacientes e reforce todos esses pontos em seu site ou perfil profissional.

4. Esteja visível na primeira página do Google

Aparecer ou não no Google já não é uma opção, mas um fator decisivo para atrair pacientes mais facilmente.

O motor de buscas mais famoso do mundo recebe aproximadamente 70 mil pesquisas relacionadas à saúde a cada minuto.

Bastante coisa, não é mesmo?

Então, arrisco dizer que se a pergunta é “Como atrair pacientes online?”, a resposta mais indicada será: “Esteja na primeira página do Google”. 

Com o aumento da competitividade na área da saúde, é imprescindível aparecer por lá. Muitos estudos têm mostrado que a maioria dos usuários não chegam à segunda página em busca de respostas para suas dúvidas. E cá entre nós: não é de hoje que se fala tanto em “Dr. Google”.

Mas, como aparecer na primeira página do Google para ser mais facilmente encontrado?

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Para conquistar seu espaço em uma das “avenidas mais disputadas da internet”, será preciso investir em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Mecanismos de Busca). Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para que seu site ou de seu consultório seja melhor posicionado nos buscadores.

👉 O Google dá cada vez mais importância à experiência do usuário. Por isso, uma dica é incluir sempre sua especialidade e localização para atender à intenção de busca dos usuários.

5. Acompanhe as opiniões dos pacientes

Opiniões de pacientes são um dos principais indicadores de qualidade de um profissional da saúde hoje em dia. Funcionam como provas sociais, fatores que influenciam a decisão por um médico ou outro - principalmente quando estão pesquisando um especialista que não conhecem.

👉 Cuidar da sua reputação online também é uma forma de oferecer uma experiência cada vez melhor e mais segura aos seus pacientes. Para se inteirar ainda mais sobre como usar as avaliações dos pacientes em favor da sua visibilidade e reputação online, recomendamos que leia este outro post.

6. Tenha um site profissional

Um site profissional é a porta de entrada para quem está em dúvida de como atrair pacientes na pandemia (e também depois que tudo voltar ao normal). Contudo, é importante que ele seja atualizado com todas as informações sobre o especialista e o consultório para que o paciente não o abandone sem marcar consulta.

👉 Já tem um site e quer turbiná-lo? Confira 7 dicas para melhorar o posicionamento dele nos buscadores.

7. Estabeleça parcerias

As colaborações são estratégias eficientes para a captação de novos pacientes. Influenciam diretamente a visibilidade online e SEO. Por isso, a dica aqui é aproveitar seu networking para construir parcerias estratégicas para otimizar seu site. 

👉 Isso pode ser feito tanto com a troca de conteúdos quanto com a troca de links, posts, ou até vídeos nos sites ou redes sociais uns dos outros.

8. Disponibilize o agendamento online de consultas

Oferecer o agendamento online para os pacientes é uma forma de tornar a experiência mais agradável, economizar tempo e conseguir mais consultas. Afinal, sai na frente o profissional de saúde que consegue se conectar às novas demandas dos pacientes digitais.

Segundo pesquisa realizada pela Doctoralia Brasil, 36% das consultas marcadas pela plataforma acontecem fora do horário comercial.

👉 Hoje, existem no mercado inclusive ferramentas que enviam lembretes automáticos de consultas. Ou seja, também é uma forma de reduzir o no-show: até 65% dos pacientes se esquecem das consultas agendadas.

9. Mostre sua localização no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida pelo próprio Google, para ajudar empresas a criar interação com clientes locais. Assim sendo, é o lugar ideal para concentrar a atenção caso ainda não tenha anunciado sua prática na região em que atua.

Ter um perfil no Google Meu Negócio é uma forma de aumentar sua visibilidade online, melhorar o SEO e facilitar a busca dos pacientes pelo seu consultório. Através desse perfil eles também poderão conferir os serviços que você oferece e ler avaliações.

👉 Profissionais de saúde que já possuem um perfil Premium na Doctoralia têm acesso a um suporte exclusivo para a criação de conta no Google Meu Negócio com agendamento online. Um modo de potencializar as oportunidades de novas consultas.

10. Faça um marketing médico de qualidade

Com a pandemia, muitos profissionais da saúde se viram obrigados a rever suas estratégias para se aproximar dos pacientes, mesmo a distância. 

Pois bem, uma das mais poderosas delas é sem dúvida a produção de conteúdo relevante para o seu perfil de paciente. Afinal, segundo o Google, 1 em cada 20 pesquisas é sobre saúde. É hora de aproveitar essa oportunidade para aumentar sua visibilidade e descobrir como atrair pacientes na prática.

👉 Para reforçar seus esforços de marketing médico, não deixe de ler nosso post especial sobre as dúvidas mais frequentes da publicidade médica.

 

E se você quer ir além em suas estratégias, sugiro o download do combo de Marketing para Profissionais da Saúde. É gratuito! Basta clicar no botão abaixo:Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde

11. Crie um perfil em um portal médico

Criar um perfil em um portal médico online bem posicionado em motores de busca, como a Doctoralia, vai impulsionar sua visibilidade online. Só no Brasil, a plataforma já recebe 46 milhões de visualizações mensais e concentra em média 700 mil especialistas de saúde disponíveis, sendo a maior do país – e inclusive do mundo! Contudo, para aumentar as chances de ser escolhido pelo paciente é fundamental manter as informações atualizadas e se mostrar disponível aos interessados.

👉 Para alcançar bons resultados com o seu perfil profissional é necessário dedicação para preencher todas as informações relevantes para os pacientes e manter-se engajado com as ferramentas.

12. Invista em um software médico especializado em soluções como atrair pacientes

Já pensou em ter um sistema que permite agendamento online de consultas, acesso a prontuário eletrônico dos pacientes, que facilita a comunicação com pacientes e ainda emite relatórios? 

Um software médico moderno e completo pode oferecer tudo isso e muito mais, além de contar com toda segurança que você precisa. Um aliado para otimizar seu tempo e melhorar ainda mais a experiência do paciente, aumentando as chances de fidelização.

👉 Acesse agora mesmo o nosso guia do software médico para encontrar seu sistema ideal.

13. Mantenha a comunicação com os pacientes

Outra dica importante de como atrair pacientes na pandemia é manter contato com pacientes antigos e novos. Investir tempo e dedicação ao melhorar seus canais de comunicação com o seu público só tende a reforçar a relação de confiança entre ambos.

Além disso, também é uma forma de garantir a satisfação do paciente, aumentando as chances de que eles recomendem o seu serviço a familiares, amigos e até mesmo para milhares de pessoas na internet

👉 Leia também: 4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia.

14. Ofereça atendimento remoto via Telemedicina

A Telemedicina veio para revolucionar a forma de se fazer Medicina durante a pandemia, mas tem tudo para continuar forte mesmo após ela. 

Com as restrições de atendimento em hospitais e o medo de contrair o coronavírus, 43% dos pacientes reduziram seus deslocamentos para consultas médicas na pandemia. É o que aponta uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). 

De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, 51% das pessoas em todo mundo já fizeram consultas médicas virtuais durante o período de isolamento. E a perspectiva é que o percentual só aumente, levando cada vez mais pacientes a contar com o conforto e segurança do atendimento médico remoto.

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Entre clínicas e hospitais, a expectativa de continuar com os teleatendimentos é comum entre a maioria dos profissionais da saúde. É o que mostra o mais recente Panorama das Clínicas e Hospitais, realizado pela Doctoralia em parceria com a TuoTempo:

65% das clínicas pretendem continuar a atender por Telemedicina mesmo após a pandemia.

👉 Em 2020, a Doctoralia lançou no mercado uma nova solução de Telemedicina seguindo as normas da portaria 467/2020 do Ministério da Saúde. Saiba tudo sobre ela aqui.

15. Trabalhe com um prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos ajudam os profissionais da saúde em diversos aspectos, pois permitem um acompanhamento completo dos pacientes. O histórico de visitas fica a poucos cliques e você tem acesso à emissão de atestados e prescrições digitais, além de várias outras vantagens.

👉 Quanto melhor for a experiência oferecida aos pacientes, maiores as chances de ser indicado como um profissional de saúde de referência. Aproveite as novas tecnologias para otimizar esses esforços, impulsionar sua reputação e captar novos pacientes.

Este post sobre como atrair pacientes sem parecer invasivo foi útil para você? Então, te desafio a testar como está sua presença online para começar a traçar seus próximos passos para impulsionar a sua presença e reputação dentro e fora da rede.

Fique à vontade para me escrever, contando sobre o seu resultado.

Até a próxima!


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