ago 06, 2021

Como aparecer na busca do Google com seu consultório médico: 10 estratégias

Como-aparecer-na-busca-do-Google-com-seu-consultorio-medicoÉ inegável que o Google encurtou a jornada do paciente e se tornou a principal fonte de pesquisa por especialistas em saúde. Como a vitrine mais concorrida do mundo, o buscador recebe diariamente milhares de usuários. Só para se ter ideia: são cerca de 94.196 buscas por segundo, de acordo com o Internet Live Stats. Assim sendo, não é novidade que é preciso estar nele para ser encontrado pelos pacientes. Logo, a pergunta é: como aparecer na busca do Google com seu consultório médico?

Essa dúvida, comum a muitos profissionais de saúde, pode ser respondida de diversas formas. Principalmente, se considerarmos que o marketing médico nos presenteia com uma série de caminhos e possibilidades. Contudo, vou compartilhar as estratégias mais práticas e fáceis de como aparecer na busca do Google com seu consultório médico.

Vamos lá?


1. Escolha uma palavra-chave relevante em sua especialidade e localidade

google_search

A escolha de uma boa palavra-chave é a primeira das dicas de como aparecer na busca do Google por um motivo bem simples. É a partir delas que se inicia qualquer pesquisa na internet. 

No mundo do SEO, a palavra-chave é um conjunto de termos compostos por uma ou mais palavras para descrever um conteúdo. Funciona como uma espécie de filtro que ajuda a conectar a intenção de busca dos usuários a conteúdos sobre determinados assuntos. No entanto, é por meio dela que seus pacientes digitais poderão te encontrar ao fazer uma busca no Google.

Para definir a melhor palavra-chave para que seus pacientes possam te encontrar na internet, use ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Algumas delas têm versões gratuitas e são muito fáceis de usar, como: Keyword Magic Tool e Ubersuggest.

👉 Como comentei brevemente no artigo sobre como atrair pacientes, para essa escolha é importante considerar a experiência do usuário. Assim sendo, a dica é trabalhar sempre sua especialidade e localização para ser mais facilmente encontrado. 

2. Tenha um site leve, com layout responsivo e certificado SSL

Muitos profissionais de saúde acreditam que ter um site é suficiente para aparecer na busca do Google. Claro que isso é importante, mas se esse site não oferecer uma experiência positiva e segura para o usuário provavelmente nem chegará a aparecer no buscador.

Portanto, se a dúvida é “Como fazer com que seu site apareça na busca do Google?”, as respostas mais prováveis são:

  • Tenha um site leve e com alta velocidade de carregamento para evitar perda de tráfego
  • Tenha um site com layout responsivo (que se adeque a diferentes telas como, por exemplo, notebook, tablet e smartphone)
  • Tenha um site seguro e com certificado SSL (que altera o http para https)
  • E, claro, otimizado para os motores de busca (como veremos no próximo item)

Então, se estiver se perguntando algo como “Por que meu consultório não aparece na pesquisa do Google?” pode ser que precise rever esses pontos.

3. Otimize seu site para os motores de busca

SEO (Search Engine Optimization) ou simplesmente Otimização Para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas e estratégias de como aparecer na busca do Google. Portanto, é preciso conhecer e aplicar algumas de suas boas práticas para conquistar um melhor posicionamento.

Como 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados do Google, segundo dados do próprio buscador, é fundamental otimizar seu site para que apareça nas primeiras posições. O SEO é uma estratégia de marketing médico para lá de valiosa para o seu consultório como negócio que precisa ser encontrado pelos clientes (pacientes).

Listo, a seguir, algumas sugestões de estratégias de SEO para que aplique em seu site médico:

  1. Inclua a palavra-chave principal no título da página e também em sua descrição
  2. Trabalhe outras palavras-chaves relevantes em cabeçalhos e sub-cabeçalhos
  3. Insira o atributo alt nas imagens para descrever o que está nela, quando não é carregada por algum motivo
  4. Como aparecer no Google Imagens? Além da inserção do atributo alt, salve as imagens com palavra-chave logo no nome do arquivo para aparecer melhor classificada
  5. Torne a URL do site amigável (curta, com uma palavra-chave, letras minúsculas, uso de hifens para separar palavras e sem acentos ou caracteres especiais)
  6. Inclua links de outras páginas internas e externas dentro do conteúdo naturalmente e sem exageros, desde que sejam relevantes

4. Coloque seu consultório no Google Maps

Hand-holding-phone-with-map-gps-navigation-application-on-screen-527522894_5000x3333

Aparecer no mapa do buscador também vai contribuir com sua estratégia de como aparecer na busca do Google com seu consultório médico. Para isso, basta fazer uma conta no Google Meu Negócio - ferramenta que conecta negócios e clientes através da Busca do Google e Google Maps de modo gratuito.

Com os recursos do próprio Google, você pode cadastrar dados como o endereço do seu consultório médico, horário de atendimento e serviços oferecidos. 

E o mais bacana disso é que, além de estreitar laços com pacientes, a ferramenta permite que pacientes de sua localidade te encontrem mais facilmente em buscas locais. É só abrir o mapa e você estará lá, visível no mapa ou GPS e perto deles.

👉 Especialistas em saúde com perfil Premium na Doctoralia têm suporte exclusivo para criar conta no Google Meu Negócio. O serviço fica integrado ao agendamento online, juntando as forças das duas ferramentas.

5. Conecte seu site às redes sociais

Como muitos pacientes possuem perfis nas redes sociais, também é interessante aproveitar essa oportunidade para marcar presença online por lá. Para tanto, a dica é conectar seu site a elas para alavancar o alcance de seus conteúdos nesses canais. Assim, eles podem ser compartilhados e gerar ainda mais visitas em seu site. 

Esse aumento de visitas com origem em redes sociais também favorece o ranqueamento do Google, geram tráfego, transmitem credibilidade e autoridade para o site. Como resultado, ele consegue alcançar um melhor posicionamento dentro do buscador.

eBook Redes Sociais para Profissionais da Saúde

6. Produza conteúdo relevante para os pacientes

Uma das dicas mais certeiras de como aparecer na busca do Google com seu consultório médico é, sem dúvida: gerando valor para os pacientes. 

Como? Ao oferecer o conteúdo que ele está buscando e exatamente no momento em que ele mais precisa. 

Para isso, invista na produção de conteúdos originais e relevantes para o seu público. Assim, você consegue manter os visitantes mais tempo em seu site e, como consequência, o algoritmo percebe isso e melhora a reputação do seu domínio. Dessa forma, o buscador consegue te priorizar ao exibir os resultados da pesquisa, posicionando melhor o seu site na busca.

7. Crie perfil de especialista dentro de uma plataforma de saúde bem posicionada no Google

Fazer cadastro médico em uma plataforma de saúde que já está bem posicionada dentro do Google é uma estratégia inteligente para poupar tempo, especialmente se você ainda não tem um site. Te ajuda a melhorar sua visibilidade online mais rapidamente.

Você pode fazer isso ao criar um perfil de especialista na Doctoralia, plataforma acessada por 17 milhões de pacientes por mês só no Brasil. Até o momento, ela já concentra 700 mil especialistas em saúde e 1 milhão de opiniões de pacientes.

Além de te ajudar sobre como aparecer na busca do Google sem fazer muito esforço, também facilita a experiência do paciente. Antes mesmo da consulta, ele pode conhecer seu consultório, ver fotos, horário de funcionamento, opiniões de outros pacientes, tirar dúvidas e encontrar tudo o que precisa.

👉 Para conquistar posição de destaque na plataforma, dentro de sua especialidade, basta se dedicar para preencher o perfil e aproveitar todos seus recursos.

registre grátis doctoralia

8. Acompanhe a concorrência

Por mais clichê que pareça, o estudo dos concorrentes também é uma poderosa estratégia de como aparecer na busca do Google. Afinal, eles podem fornecer insights importantes sobre conteúdos, ideias e abordagens que você ainda não explorou.

Em geral, localizar outros profissionais da mesma especialidade em sua cidade e descobrir quais estratégias estão usando é o caminho.

Para começar essa análise, uma ideia é pesquisar no Google as palavras-chave que deseja trabalhar em seu marketing médico. Assim, você pode ver quais conteúdos eles estão oferecendo e como estão aproveitando essa oportunidade. 

Da mesma forma, pode perceber ainda quais termos ainda não estão sendo usados pela concorrência. Ponto para você, claro!

9. Se quiser resultados imediatos, invista em links patrocinados

Diferente das estratégias de como aparecer na busca do Google sem ter que pagar por isso, existem também opções pagas. Essas alternativas geram resultados imediatos, mas em geral altos valores em termos de investimento. O que inclui, ainda, o apoio de um especialista em marketing digital ou agência para auxiliar nessas estratégias.

Para usá-las basta recorrer ao Google Ads que nada mais é do que a plataforma de anúncios do Google. Dentro dele, você pode criar anúncios para que seu site ou até mesmo perfil na plataforma de saúde possa aparecer na primeira página de resultados.

Para atingir seu público-alvo de pacientes, é só investir nas palavras-chave com menor concorrência e explorar as melhores possibilidades. Assim, caso opte pelo pagamento por cliques no seu link, pagará apenas pelos cliques que receber. Uma forma de otimizar custos e potencializar resultados.

Além disso, outro ponto positivo é que você pode estabelecer um valor máximo diário para gastar com seus anúncios. Dessa forma, quando ele é atingido os anúncios deixam de aparecer e você não precisa gastar mais por isso.

10. Revise suas estratégias de como aparecer na busca do Google para melhorar cada vez mais seu posicionamento

Como você pode ver ao longo deste artigo, existem muitas dicas de como aparecer na busca do Google com seu consultório médico. 

É claro que o mais recomendado é poder ser encontrado de forma orgânica, sem ter que pagar por isso. Mas, dependendo dos seus objetivos, pode ser interessante avaliar recursos pagos para alavancar sua visibilidade online.

Agora que você já sabe como ser encontrado no Google de forma orgânica, que tal impulsionar seu marketing médico? Aproveite para baixar gratuitamente todos os materiais de apoio que precisa para alavancar sua presença online!

Combo gratuito de marketing para profissionais de saúde


Precisa de mais informações antes de se registrar na Doctoralia? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos