nov 06, 2018

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

Fidelização de pacientes por campanhas

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

Fidelizar um paciente, além de tudo, é muito mais barato e eficaz do que conseguir um novo.

De acordo com um estudo realizado pela Inc., atrair um novo paciente supõe um custo entre 5 e 10 vezes maior do que fidelizar um já conquistado

A boa notícia é que, no setor da saúde, é muito mais fácil reter clientes do que em outros mercados. Enquanto temos a opção de fazer uma compra em vários supermercados, por exemplo, mudar de especialista com essa frequência não supõe a mesma facilidade.

Agora, como você pode manter seus pacientes leais de maneira simples, amigável e sem ter uma despesa exorbitante todo final de mês?

Uma das vias mais eficientes são as campanhas de e-mail e SMS automatizados. Aqui estão 6 motivos para começar a incluí-los em sua estratégia de marketing digital.

eBook grátis  Fidelização de pacientes: uma poderosa estratégia de marketing na saúde Baixar

6 vantagens das campanhas por e-mail e SMS a pacientes

1. Estão entre os canais de fidelização mais amigáveis e econômicos

Ao contrário de telefonemas que interrompem o que estamos fazendo e exigem resposta imediata, e-mails e SMS não são intrusivos, incômodos e geralmente tem uma aceitação muito melhor do que as ligações.

Hoje, os brasileiros já são um dos campeões em tempo conectado na internet e o celular é o dispositivo mais usado para o acesso. Por isso, as mensagens e aplicativos de bate-papo conquistaram uma penetração altíssima, com 94,6% dos internautas afirmando usar este tipo de solução para se comunicar.

Essa tendência só confirma o quanto e-mails e SMS estão entre as melhores maneiras de manter contato com os pacientes, sem incomodá-los.

2. Qualquer tipo de informação pode ser divulgada

Outra grande vantagem dos e-mails e SMS é que eles se adequam a qualquer tipo de comunicação, o que é importante para atender perfis diferentes de pacientes. Tudo pode ser divulgado por esses canais, como novidades no consultório, mudança de endereço, mensagens de aniversário ou lembretes de revisão periódica, por exemplo.

3. Dirija-se exclusivamente aos pacientes que deseja

Ao contrário da publicidade tradicional que atinge um público massivo - que nem sempre é o alvo das suas campanhas e que te fará gastar mais do que o necessário -, campanhas de e-mail e SMS te permitem segmentar o público que deve receber cada mensagem, ou seja: é possível enviar comunicações diferentes para cada grupo de pacientes que você determina. Isso oportuniza a criação de campanhas mais personalizadas e, consequentemente, mais assertivas.

4. São estratégicas para reduzir o absenteísmo

Cada vez que um paciente deixa de comparecer à consulta ele gera um descompasso na agenda do especialista, atrapalha a otimização dos recursos humanos e afeta negativamente a lucratividade de qualquer consultório ou centro.

Uma das causas mais comuns para o absenteísmo apontadas pelos pacientes é esquecer a data da consulta. Ao automatizar um SMS para ser enviado 24h antes à data da visita, você ajuda lembrá-lo e pode reduzir essas faltas em até 65%.

5. Ajudam a melhorar a reputação profissional

Outra vantagem de e-mails e SMS é que eles podem ser usados para promover a imagem de um profissional e torná-lo mais conhecido.

Já existem muitos especialistas que adotam o envio de uma mensagem automática ao paciente no final da visita, por exemplo.

Ao saírem da consulta, os pacientes são convidados a deixar uma opinião sobre o profissional em seu perfil na Doctoralia, o que melhora tanto a reputação do especialista como seu reconhecimento a outros pacientes.

Um estudo feito pela Doctoralia identificou que 72% dos usuários se baseiam na opinião de outros pacientes antes de escolher um especialista

Por isso, estimular as opiniões dos pacientes não oferece apenas insights importantes para melhorar os serviços nos consultórios, mas também proporciona mais oportunidades para atrair novos pacientes.

6. São mais econômicas do que outras modalidades

Um estudo realizado pela McKinsey concluí que as mensagens por e-mail são até 40 vezes mais eficazes para se conectar com pacientes do que outros canais digitais, como Facebook, Twitter ou LinkedIn.

O segredo está em encontrar a plataforma certa para enviar esses e-mails de maneira automática, sem a necessidade de perder tempo em treinamentos, produção de design, capacitação da equipe e, muito menos, fazendo investimentos muito altos.

Na Doctoralia, os profissionais cadastrados já têm incorporado ao seu perfil um recurso que permite o envio automático das campanhas por e-mail e SMS - o recurso é totalmente gratuito para todos os profissionais que desfrutam de um perfil Premium na plataforma.


Tenha uma ferramenta própria de campanha para seus pacientes! Preencha o formulário abaixo e saiba mais

Ainda assim, é importante ter em mente que no marketing, como em todas as grandes coisas da vida, nada acontece da noite para o dia e o sucesso de suas ações depende de seus objetivos e do esforço que você investe neles.

Se aproveitar ao máximo o potencial do marketing, sem dúvida verá uma grande diferença no seu consultório!