Campanhas de SMS temáticas - Doctoralia

Você já se perguntou o que as clínicas de sucesso fazem para estar sempre presente na mente de seus pacientes? Neste artigo, falaremos sobre a importância do envio de comunicações por SMS, daremos algumas ideias para criar campanhas temáticas ao longo do ano e explicaremos como você pode enviar essas mensagens em alguns minutos.

Por que você deve enviar comunicações regulares por SMS

Se você acha que o marketing por SMS é coisa do passado ou tem dúvidas quanto à efetividade dessa ferramenta, recomendamos que fique atento às informações que apresentaremos a seguir. De acordo com a Rock Content:

  • A taxa de abertura do SMS é de 97%, contra apenas 22% do e-mail;
  • 90% das pessoas abrem mensagens de texto no máximo 3 minutos após receberem.

Esses dados demonstram que o canal é excelente para enviar lembretes, mensagens e notícias sobre sua clínica ou hospital para os pacientes. Esses tipos de campanhas agregam valor ao relacionamento com os pacientes, além de manter uma conexão entre seu estabelecimento e aqueles que não o visitam com muita frequência.

O envio de comunicações por mensagem de texto também fará com que seu centro esteja presente na mente dos pacientes. Isso significa que quando eles precisarem de uma clínica da mesma especialidade que a sua, as chances de lembrarem primeiramente do seu estabelecimento será maior, visto que as ações de comunicação geram reconhecimento de marca, o que contribui para impulsionar seus negócios e aumentar os lucros.

5 exemplos de campanhas temáticas para atrair seus pacientes

Como vimos, o marketing por SMS é uma ferramenta poderosa para alcançar seus pacientes. No entanto, a criação de campanhas bem-sucedidas exige um bom planejamento. 

Para ajudar você a programar ações estratégicas de uma maneira mais fácil, criamos um calendário de marketing médico para 2020. Nele, você encontrará cerca de 100 datas da saúde que podem servir como inspiração para suas campanhas temáticas por SMS:

A seguir, sugerimos 4 ideias de temas para campanhas que levarão seus pacientes de volta ao centro:

Calendário de marketing médico 2020 - Doctoralia

1. Felicitação de aniversário

Todos nós gostamos de ser lembrados nesta data tão importante, não é mesmo? Mostrar que sua marca se preocupa em fazer com que o paciente se sinta especial é uma maneira de fortalecer seu relacionamento com ele.

Como fazer isso? Segmente os pacientes que fazem aniversário no mês da campanha e envie a eles uma mensagem comemorativa. É possível ainda convidá-los a fazer uma nova revisão ou até oferecer uma pequena lembrança, como uma flor ou um chocolate, em sua próxima visita. Lembre-se de incluir no texto um link para o agendamento direto da consulta.

Campanhas de SMS temáticas - Aniversário -Doctoralia

2. Dia Internacional da Mulher

Se sua clínica ou hospital tem especialistas voltados à saúde da mulher, como ginecologistas e obstetras, o Dia da Mulher – 8 de março – é uma ótima oportunidade para reforçar hábitos que contribuem para o seu bem-estar feminino, informar sobre cuidados especiais a serem tomados e incentivar a realização de exames preventivos. 

Para que a comunicação seja mais personalizada, uma dica é segmentar o público por idade. Assim, o conteúdo será mais relevante e, consequentemente, terá mais valor.

3. Dia da Internet

Em todo o mundo, 17 de maio é considerado o Dia da Internet. Que tal aproveitar a data para incentivar o agendamento online? 

Esta pode pode ser uma oportunidade para divulgar os benefícios de marcar uma visita pela internet ou até mesmo para anunciar esta possibilidade, caso sua clínica tenha adotado à modalidade recentemente.

Campanhas de SMS temáticas - Dia da Internet -Doctoralia

4. Dia Mundial da Alimentação

Cultivar bons hábitos alimentares é essencial para manter a saúde em dia, e não há ocasião melhor para reforçar esta ideia do que o Dia da Alimentação – 16 de outubro. 

Posicione-se como referência em seu setor, oferecendo conselhos para uma dieta equilibrada. No SMS, você pode adicionar um link para uma página de seu site onde os especialistas dão dicas relacionadas ao tema.

Como enviar campanhas por SMS em alguns minutos

Depois de ver exemplos de campanhas que você pode enviar aos seus pacientes aproveitando datas específicas, você deve estar se perguntando o que precisa saber para enviar essas mensagens de maneira massiva, rápida e econômica ao seu banco de dados de pacientes.

Com as plataformas da Doctoralia –  Software para clínicas com até 20 especialistas e TuoTempo para centros maiores – , além de diversas ferramentas de gestão e relacionamento com o paciente, você pode enviar esse tipo de comunicação de forma prática e intuitiva

Como administrador da conta, você acessa o módulo Campanhas, filtra os pacientes para quem deseja enviar o SMS (a opção de e-mail também disponível) por data da última consulta, sexo, idade, especialista, especialidade ou plano de saúde, escreve a mensagem e envia.

Neste vídeo, explicamos em detalhes como você pode criar campanhas no Software para clínicas da Doctoralia:


Neste artigo, vimos como é eficaz apostar no marketing por SMS para estreitar seu relacionamento com os pacientes e elevar sua experiência. Com uma taxa de abertura muito superior à de um e-mail, uma mensagem de texto é a maneira ideal de manter contato recorrente com sua base, enviar lembretes para aqueles que não o visitam há bastante tempo e se posicionar como referência na área da saúde.

Pronto para começar a trabalhar suas habilidades com o marketing por SMS?