dez 05, 2019

Como atrair o paciente digital? Alcance uma nova geração de pacientes!

como atrair o paciente digital

Conhecer o novo perfil de pacientes e entender as novas demandas deste público é indispensável para oferecer a melhor experiência. Quais são as características do paciente digital no Brasil? O que seu centro de saúde pode fazer para conquistá-lo? Confira nossas dicas a seguir.

1 - Quem é o paciente digital?


O termo “Paciente Digital” refere-se ao usuário constantemente ativo na internet, que usa a rede para buscar informações relacionadas à saúde, tirar dúvidas, participar de debates, escolher especialistas e até realizar o agendamento online de suas consultas.

De acordo com o estudo de perfil e comportamento do Paciente 3.0 realizado pela Doctoralia, esse tipo de público corresponde, principalmente, a mulheres entre 25 e 44 anos que moram em grandes centros urbanos. Conheça mais detalhes do paciente digital no Brasil:

Idade

Pacientes com idades entre 25 e 44 anos representam mais da metade dos usuários que visitam plataformas de saúde online, como a Doctoralia. 

São pessoas ativas no mercado de trabalho, que conhecem os prós e os contras da saúde pública, têm mais recursos financeiros e estão acostumadas a navegar na internet no dia a dia.

Sexo

No Brasil, mais de 75% dos usuários da Doctoralia são mulheres. Estatisticamente, elas são mais conscientes a respeito da importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar, não apenas para si, mas também para a família. Portanto, buscam informações online sobre o tema, agendam consultas pela internet e compartilham opiniões sobre especialistas com mais frequência.

Localização

A maior parte dos pacientes digitais reside em grandes cidades, que concentram parte importante das atividades econômicas, contam com um número maior de centros médicos – muitas vezes com serviços mais avançados – e, devido ao ritmo de vida acelerado, tornam a internet o meio mais prático para resolver assuntos do cotidiano

Em nossa plataforma, as cidades com maior porcentagem de usuários são São Paulo (12%), Rio de Janeiro (11%) e Belo Horizonte (6%). 

2 - O que o paciente digital espera de um centro médico?

Agora que você já conhece as principais características deste novo perfil de paciente, é importante compreender suas necessidades e expectativas em relação às clínicas e hospitais que ele frequenta. Neste contexto, dois elementos são essenciais:

Personalização

Em um mundo cada vez mais automatizado, o atendimento está se tornando uma peça fundamental do plano estratégico para centros médicos. 

O paciente digital procura receber um serviço personalizado, desde o agendamento até a saída do estabelecimento. Além disso, o fácil acesso à informações confiáveis faz com que ele queira se envolver em seu próprio tratamento, é o que chamamos de empoderamento do paciente.

O que seu centro pode fazer para melhorar a experiência do paciente?

Promova uma boa relação entre o especialista e o paciente. O paciente digital sente que precisa ser o ator principal em seu tratamento e, para isso, busca informações na internet sobre suas doenças. 

Como atrair o paciente digital e melhorar sua experiência - Doctoralia BR

Este comportamento não deve ser encarado como uma ameaça à autoridade dos doutores, pelo contrário. O indicado é recomendar fontes confiáveis para que os pacientes aprofundem os conhecimentos sobre sua doença ou enfermidade da melhor forma possível. Um paciente bem informado é um paciente satisfeito!

Incentive as pessoas a compartilharem sua experiência: o paciente digital geralmente deixa opiniões sobre o atendimento, o tempo de espera, as instalações do centro de saúde e demais pontos que considere relevantes.

Otimize o gerenciamento da clínica por meio da automatização de tarefas. Assim,  sua equipe consegue dedicar mais tempo ao atendimento e experiência do paciente.

⭐ O software TuoTempo e a Agenda Doctoralia são excelentes ferramentas para a otimização de processos e economia de tempo. Com elas, seu centro automatiza tarefas repetitivas, como o envio de SMS ou WhatsApp para confirmar as consultas ou para solicitar uma avaliação do serviço após uma visita médica.


Precisa de mais informações antes de escolher o seu software? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos

Tecnologia

Aproveite todo o potencial da internet e garanta que sua clínica ou hospital esteja onde o paciente digital está. A possibilidade de agendamento online 24 horas por dia e de receber conteúdos relevantes ou comunicados diretamente no telefone celular faz a diferença para tornar seu estabelecimento de saúde mais atraente para as novas gerações.

Como você pode implementar a última tecnologia em seu centro?
Com o software para clínicas Doctoralia, você pode enviar comunicações específicas para diferentes listas de contatos por e-mail ou SMS e, é claro, seus pacientes podem marcar uma consulta pela internet a qualquer momento, já que os horários disponíveis são exibidos em tempo real, reduzindo os índices de absenteísmo. MAIS INFORMAÇÕES

3 - Outras dicas para atrair o paciente digital para sua clínica

Não esqueça das redes sociais! Escolha o canal mais adequado ao seu público e publique conteúdos relevantes sobre saúde,  suas instalações, serviços que você oferece e até recomendações médicas de seus especialistas. Perfil do paciente digital e redes sociais - Doctoralia BR

O Youtube é a rede social com mais usuários do Brasil – seguido pelo Facebook –, o Instagram é ideal para alcançar pacientes mais jovens, o Twitter é perfeito para compartilhar notícias do setor e o LinkedIn ajudará você a aumentar a rede de contatos do centro.

👉 Aproveite para baixar, gratuitamente, o ebook sobre redes sociais para profissionais da saúde. Basta clicar no botão abaixo:

eBook Redes Sociais para Profissionais da Saúde

O marketplace da Doctoralia ajuda seu estabelecimento de saúde a conquistar mais visibilidade nos maiores buscadores. Se você já está registrado, lembre-se de preencher seu perfil corretamente para que os pacientes o encontrem no Google com mais facilidade. Se precisar de ajuda, confira o passo a passo em nosso guia para ter um bom perfil.

Mais do que estar presente nas plataformas de saúde online, o paciente digital define tendências no setor. Para atender – e até mesmo superar – as expectativas do público, é preciso se adaptar a este novo comportamento. Participe da mudança e transforme seu centro em uma clínica digital.