nov 07, 2019

Aquisição e Retenção de pacientes - fidelização e recomendações

retenção de pacientes

*Parte 2 de 2

Um consultório saudável demanda pacientes satisfeitos. Por isso, o esforço de atrair deve continuar depois da primeira consulta.

São os pacientes satisfeitos que mais contribuem para influenciar a boa reputação do profissional, promover o boca a boca em seu favor e alavancar novas visitas para o consultório. Por isso, se na primeira parte deste post falamos sobre atração, o foco agora é a fidelização e retenção.

Fase 2 - Retenção de pacientes

Nesta etapa, o funil de marketing se estreita e você estará falando com menos pessoas, mas pessoas muito mais qualificadas - seus pacientes reais. É o momento de fidelizar quem você já atende.

funil do paciente

👉 Foco no atendimento personalizado

Para que um paciente saia satisfeito da visita, o atendimento personalizado é um dos pontos mais valorizados. Algumas perguntas essenciais que você se fazer para avaliar como é a experiência que está gerando:

  • É muito fácil para eles marcar o retorno - e alterá-lo, se preciso? >O paciente pode ver os todos horários livres e agendar de casa, no horário que for mais cômodo?
  • O tempo do paciente é respeitado e os atrasos são uma exceção no seu consultório?
  • Eles estão envolvidos na tomada de decisões sobre seu tratamento?
  • Sua equipe de recepção está treinada para oferecer o mesmo padrão de atendimento que você busca oferecer? Ela tem condições de assessorar o paciente e seus familiares com dúvidas sobre procedimentos e exames?

“ 1 em cada 3 usuários da Doctoralia já marca consulta fora do horário comercial, inclusive em finais de semana.”

👉 Contato continuado

A comunicação continuada também ajuda a estabelecer vínculos reais com o paciente e faz toda a diferença entre especialistas que estão buscando construir sua imagem profissional.

  • Fale com o paciente durante o tratamento para saber como está a sua evolução. Já existem softwares que te ajudam a fazê-lo de maneira maneira simples e todas as mensagens ficam registradas no histórico do usuário.
  • Crie um mailing com todas as pessoas que passaram por consulta e mantenha contato por e-mail e mensagens por celular. Segmente estes contatos para mandar só o que realmente importa a cada grupo de paciente.
  • Procure os pacientes que faltaram ou há muito tempo não entram em contato.
  • Envie uma mensagem na véspera da consulta para ajudá-los a não se esquecerem.
  • Ajude o paciente a monitorar a data das próximas consultas e revisões com alertas pelo celular.

👉 Rede de recomendações

Já citamos que, quando um paciente sai da visita satisfeito ele vai te recomendar. E esse processo pode ser facilitado: compartilhe o link do seu perfil na Doctoralia ou do seu site profissional em newsletters, na assinatura do e-mail e nas mensagens que você envia por SMS e WhatsApp.

“92% dos consumidores confiam mais no “boca a boca” ou em recomendações de amigos e familiares do que em “outras formas de propaganda.”

Quer melhorar a sua reputação profissional?

Conte com a Doctoralia para ter mais visibilidade e colocar em prática sua estratégia de retenção de pacientes. Clique e solicite mais informações

Solicite mais informações

👉 Ponto de vista dos pacientes

Conhecer o que seus pacientes pensam sobre seu trabalho é muito importante quando a relação entre vocês passou a existir. Ele pode ser tornar um porta-voz do seu trabalho ou manchar a sua imagem profissional. >

Além de pesquisas de opinião, monitore o teor dos comentários que você recebe na Doctoralia e o tempo médio que sua equipe leva para retornar um contato e a resolutividade dos casos.

pesquisa npsEssas dicas foram úteis? Compartilhe! Dúvidas? Escreva para a gente :)