Aquisicao e Retencao de pacientes

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Conseguir novos pacientes é um dos principais interesses de profissionais de saúde e o motivo pelo qual muitos recorrem ao marketing e à Internet. Sem dúvidas, esse é um ponto chave para movimentar a receita de clínicas e consultórios, mas também é uma das etapas que demandam mais investimentos e iniciativas no funil de negócios.

Enquanto isso, vemos a retenção de pacientes sendo tratada com menos importância por muitos especialistas de grandes mercados quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio.

funil do paciente

Neste artigo vamos mostrar técnicas para você criar o seu funil de aquisição e também para conservar os pacientes já conquistados, com o objetivo de que eles sejam porta-vozes do seu trabalho e ajudem a construir a sua rede de recomendações.

Fase de aquisição de pacientes

É a fase mais aberta do funil e onde estão concentrados os maiores esforços e investimentos. Você provavelmente já ouviu falar sobre a maioria das técnicas, mas a resposta de ouro é: será que está usando cada uma da maneira certa?

Site.

Assim como estar na Internet já se tornou básico, ter um site profissional na área da saúde também. Ele é o guarda-chuvas que vai hospedar todas as suas iniciativas de promoção, como os links para os seus canais nas redes sociais e perfil na Doctoralia, os artigos que você escreve, as opiniões positivas que você recebe e a sua agenda online para os pacientes poderem marcar consulta.

Redes sociais.

Rede social é sinônimo de engajamento e ter uma estratégia nestas plataformas é importante principalmente para captar o interesse pelo seu trabalho. Dificilmente um paciente vai usar o YouTube, por exemplo, para procurar um médico perto de casa, mas o canal tem uma função que também é essencial nesta fase de aquisição: ajudar a construir a reputação do profissional por meio dos conteúdos que ele gera e da maneira que interage e dialoga com os usuários.

Google.

Por ser o buscador mais usado do mundo, inclusive pelos brasileiros, aparecer no Google é super importante para a visibilidade. Hoje o Google já tem um guarda-chuvas de produtos que ajudam a melhor a imagem dos profissionais, como é o caso do Google Meu Negócio com Agendamento Online e do Google Maps. Os especialistas Premium na Doctoralia já podem aproveitar o suporte dos assessores da plataforma para criarem seu perfil nestes espaços.

Publicidade.

É comum entre profissionais que querem ser mais conhecidos a curto prazo investir em anúncios para aumentar o alcance da sua comunicação. A boa notícia é que na Internet esses investimentos podem ser menores e existem mais oportunidade de segmentar o público que você quer atrair. Um cardiologista de Maringá ,por exemplo, pode fazer anúncios no Google ou promover seu perfil na Doctoralia para impactar os pacientes que buscam por médicos especificamente com as suas característica. Falamos mais sobre o tema neste artigo.

Conteúdo para buscas (SEO).

O Brasil lidera o crescimento de buscas sobre saúde no Google e por isso, o conteúdo que você tem a oferecer como especialista é de altíssimo interesse. Além da adesão entre os brasileiros, a qualidade do que você diz constrói o seu posicionamento no buscadores, ou seja, é um ímã para pacientes. Se você gosta de gerar conteúdo, sejam vídeos, posts para blog ou artigos científicos, invista nessa prática.

Workshops.

A Internet avançou tanto que hoje já é possível realizar eventos a partir de uma sala virtual. Por isso, complemente a sua estratégia de aquisição de pacientes com workshops online. Ofereça amostras grátis do seu conhecimento em pequenos bate-papos temáticos, tire dúvidas e amplie o seu mailing de contatos de pacientes por meio dessas iniciativas.

Comentarios no siteReputação.

Como já comprovaram vários cases de sucesso no marketing "pessoas influenciam pessoas". Os comentários que um especialista recebe têm papel muito importante na etapa de aquisição, porque oferecem aos novos pacientes um ponto de vista sincero por parte de quem já teve uma experiência com esse profissional. Para ampliar seu potencial de aquisição, incentive seus pacientes atuais escreverem opiniões sobre o seu trabalho e promova essas mensagens.