Agendamento online e presença digital: é um problema não oferecer?

Agendamento online e presença digital por que é um problema não oferecer?

O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.

Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário? 

Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.

Um estudo da Universidade Federal do Paraná sobre experiência do usuário no agendamento online de consultas médicas traz algumas vantagens dessa presença digital.

quotesA internet tem facilitado e flexibilizado a vida das pessoas de tal forma, que os pacientes estão cada vez mais buscando maneiras de realizar tarefas simples e totalmente online.”

Como o estudo afirma, os pacientes poderem marcar uma consulta fora do horário comercial, sempre que necessário, já faz parte de sua jornada nos dias de hoje. 

Por isso, plataformas de agendamento online têm crescido tanto nos últimos anos.

Além da tecnologia ser útil em situações de emergência, ela também facilita a vida dos próprios pacientes, que muitas vezes demorariam dias para conseguirem marcar um atendimento.

Neste artigo, iremos explicar a importância do agendamento online, e como você pode oferecê-lo de maneira simples.

Por que o agendamento online e a presença digital são importantes para os médicos?

O agendamento online costuma ser disponibilizado por meio de um marketplace como o AgendarConsulta da iClinic, software médico de gestão, e a Doctoralia, um dos marketplaces mais visitados do mundo.

Através desses sites, você consegue divulgar seu perfil médico para pacientes de qualquer lugar do mundo e, consequentemente, conquista mais visibilidade para seu atendimento.

Vamos descobrir quais são as principais vantagens que um agendamento online pode proporcionar?

1. Experiência mais agradável para os pacientes

Você sabia que a jornada do paciente começa desde o momento da procura por um profissional de saúde?

Muitos médicos pensam que a experiência do paciente com o atendimento só começa na consulta. Porém, ela se inicia quando alguém percebe que precisa de um serviço médico, e busca por indicações de conhecidos ou avaliações na internet.

Um perfil médico online, além de centralizar seu currículo e mostrar as avaliações de pacientes que já se consultaram com você, também permite que os futuros pacientes marquem uma consulta a qualquer hora.

Essa facilidade é um diferencial essencial para qualquer pessoa que busca por um profissional atualizado e acessível.

2. Experiência de agendamento de qualidade para os pacientes

Para agendar uma consulta em sua clínica os pacientes precisam ligar para a recepção e ficar aguardando?

Na maioria dos casos, as pessoas costumam levar muito tempo para marcarem uma consulta, até mesmo dias ou semanas. Ninguém gosta de ficar esperando, não concorda?

Por isso, proporcionar uma experiência de agendamento agradável pode ser um fator decisivo na fidelização de pacientes.

3. Agendamento 24 horas

Já citamos esse diferencial no artigo, mas precisamos enfatizar: um agendamento 24 horas, de qualquer lugar, significa mais consultas sendo marcadas.

Você com certeza já teve dificuldades de marcar algo importante, como uma reserva em um restaurante ou hotel. Essa experiência ficou mais rápida com o surgimento da internet, e os pacientes não querem mais esperar.

Para não ficar atrás da concorrência, é necessário seguir as tendências da área da saúde, e o agendamento online já é uma realidade.


Quer mostrar sua agenda online 24 horas por dia? Veja aqui como ativar!


4. Alto retorno financeiro

As consultas são os principais ativos do seu serviço médico, certo? É por meio delas que a maior parte da sua renda chega, se não toda ela. 

Pensando nisso, é essencial estar sempre atento ao fluxo das suas marcações de consulta. Se o seu objetivo é ter uma agenda lotada após datas comemorativas, ou feriados, o agendamento online pode ser a solução.

5. Autoridade no mercado médico

O primeiro passo para conquistar autoridade na área da saúde, com certeza, é o conhecimento técnico proporcionado na vida acadêmica da Medicina.

Porém, para se destacar entre os concorrentes é necessário ir mais além. 

Conhecimentos como gestão e marketing médico, são fundamentais. A presença online também é outro aspecto importante, como vimos ao longo do artigo.

Agora que você conhece todas as vantagens dessa tendência, é importante lembrar que a divulgação do agendamento online é essencial para que seu marketing funcione.

Afinal, seus pacientes precisam conhecer seus diferenciais para usufruir deles. ;)

Viu como o agendamento online e a presença digital são importantes para seu serviço médico?

* Felipe Lourenço: CEO da iClinic, empresa de software médico em nuvem líder na América Latina; graduado em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista de Tecnologia em Gestão em Saúde, com passagens pelo mercado Europeu e saúde e pelo Vale do Silício, possui mais de dez anos de experiência no setor.