Agendamento de consultas online: como a Agenda Doctoralia facilita a rotina de milhares de médicos

Agendamento-de-consultas-online-como-a-Agenda-Doctoralia-facilita-a-rotina-de-milhares-de-medicos

Jogo rápido: quais são as primeiras palavras que surgem em sua mente quando você pensa sobre as vantagens da Internet em seu dia a dia? Podemos imaginar que “facilidade” é uma delas. Acertamos? Para os pacientes não é diferente. Na missão de escolher o melhor profissional de saúde para atender suas dores, muitos preferem aqueles que facilitam essa experiência com o agendamento de consultas online.

E convenhamos que, em tempos onde é possível resolver praticamente tudo pelo celular, marcar consulta online é uma facilidade a mais para que eles possam ter suas necessidades atendidas rapidamente e a qualquer hora do dia. 

Ao agendar consulta pela Internet, o paciente não precisa mais perder tempo ao ligar de consultório em consultório atrás de um profissional disponível. E as plataformas de saúde estão aí, justamente, para tornar o processo de agendamento de consulta mais simples.

Mas, como escolher o melhor sistema para agendamento de consultas online?

Entre as opções de programas disponíveis no mercado, vamos falar hoje sobre a Agenda Doctoralia. Um software médico que vem revolucionando a rotina de mais de 12 mil especialistas cadastrados e facilitando a vida de 17 milhões de pacientes a cada mês.

1. O que é a Agenda Doctoralia?

A Agenda Doctoralia é um software médico que tem como objetivo facilitar o agendamento de consultas online, a gestão do consultório e a comunicação com pacientes.

Agendamento online em perfil Premium na Doctoralia 

A ferramenta foi criada por um profissional de saúde que identificou, na prática, desafios da rotina de médicos que podem ser resolvidos pela tecnologia.

Considerada a solução mais completa do mercado, a Agenda Doctoralia movimenta 800 mil agendamentos de consultas online por mês só no Brasil.

Como uma agenda inteligente, ela pode ser integrada ao perfil do médico na Doctoralia assim que ele faz um upgrade para um perfil Premium. 

Com recursos constantemente atualizados para descomplicar a atarefada rotina médica, a Agenda Doctoralia oferece recursos como:

  • agendamento de consultas online;
  • calendário online para que os pacientes possam ver os dias e horários disponíveis em sua agenda médica;
  • envio de lembretes automáticos de consultas por e-mail, SMS e WhatsApp para prevenir as faltas dos pacientes;
  • confirmação de comparecimento;
  • notificações de novas consultas ou cancelamentos;
  • possibilidade de atender por Telemedicina;
  • prontuário eletrônico personalizável;
  • opção de bloqueio de pacientes com histórico de não comparecimento;
  • opção de envio de e-mails automatizados para melhorar a comunicação com pacientes;
  • e remanejamento de consultas canceladas para antecipar consultas de pacientes interessados.

2. 9 problemas de rotina de consultório que a Agenda Doctoralia pode resolver

Se perguntando por que escolher a Agenda Doctoralia vale a pena?

Para elucidar o potencial facilitador da Agenda Doctoralia, listo a seguir os principais problemas de rotina que a ferramenta pode ajudar a resolver:

  1. Cancelamentos de última hora;
  2. Dificuldade de acesso às informações e históricos de pacientes, que ficam hospedados em nuvem e podem ser acessados de onde o médico estiver;
  3. Falta de tempo para organizar a agenda de pacientes;
  4. Falta de tempo para melhorar a comunicação com pacientes;
  5. Perda de tempo ao trabalhar com uma agenda médica de papel;
  6. Perda de oportunidades de consultas com pacientes que preferem receber atendimento a distância;
  7. Problemas de comunicação com pacientes;
  8. Prejuízos causados por problemas na gestão de consultas;
  9. Vazamento de dados de pacientes.

3. Quais as vantagens de oferecer o agendamento de consultas online da Doctoralia?

Como você já deve ter percebido, as principais vantagens da Agenda Doctoralia são justamente facilitar a jornada do paciente e também a rotina do médico

Uma vez que o calendário online de consultas é ativado no perfil do especialista na Doctoralia, seus pacientes podem marcar atendimento muito mais facilmente. E convenhamos que, na hora da dor, oferecer essa facilidade pode ser um fator decisivo para a marcação de consulta.

Oferecer essa facilidade pode, inclusive, se tornar um grande diferencial competitivo até mesmo em seu marketing médico. Afinal, hoje, 9 em cada 10 pacientes buscam um profissional de saúde pela Internet. Assim sendo, aparecer no Google é outro passo importante para ser encontrado mais rapidamente. Neste sentido, marcar presença na Doctoralia é uma forma de simplificar as coisas. Isso porque a plataforma já está posicionada no maior buscador do mundo.

Deixe sua agenda disponível e não perca nenhum paciente. Saber mais sobre a Agenda Doctoralia.

Considerando todos esses pontos, saem na frente os especialistas que conseguem facilitar ainda mais a experiência dos pacientes.

Além disso, outras vantagens de ativar o agendamento de consultas online pela Doctoralia são:

  • atender às necessidades de pacientes cada vez mais digitais;
  • encurtar a jornada do paciente até o seu consultório;
  • reduzir as faltas e no-shows (graças ao envio de lembretes automáticos de consultas com confirmação de comparecimento);
  • elevar a satisfação dos pacientes, que podem tomar suas próprias decisões de modo facilitado e também deixar avaliações positivas sobre você em seu perfil na Doctoralia;
  • e, como consequência, melhorar sua visibilidade e reputação online e, assim, a lucratividade do consultório médico.

4. Quais os principais destaques da Agenda Doctoralia para os médicos?

Como uma via de mão dupla, a Agenda Doctoralia beneficia tanto os pacientes, que podem marcar consulta mais facilmente, quanto os médicos que, com isso, conseguem melhorar ainda mais sua reputação online. Mas as vantagens de contar com o software médico mais usado pelos profissionais de saúde não param por aqui.

Confira, a seguir, os principais destaques apontados pelos médicos que já utilizam a Agenda Doctoralia:

Dr-Luiz-Porto

1. Uma aliada para atender às necessidades do paciente digital

“Tem paciente que só marca pela Internet e, mesmo que você ligue para confirmar alguma informação, nem atende o telefone. A agenda online atende às necessidades desse perfil, que prefere tudo online.”

- Dr. Luiz Pôrto, dermatologista em Belo Horizonte (MG)

Dra-Dhianah-Santini

2. Guardar os dados dos pacientes em um só lugar e poder acessá-los de onde estiver

“Na época em que comecei a atender, todos os meus dados ainda ficavam no papel. Além de não ter mais espaço para armazenar tanto documento, imagine como era difícil para a minha secretária encontrar um prontuário em meio a outros? Por isso, venho usando o prontuário eletrônico com todos os requisitos necessários para validá-lo como um documento médico de valor. E como atendo em mais de um consultório e também online, ter o prontuário dos meus pacientes digitalizado é fundamental. Para onde vou, tenho esse documento em mãos.”

Dra. Dhianah Santini, endocrinologista no Rio de Janeiro (RJ)

Dra-Dulce-Cristina-Pereira-Henriques

3. Flexibilidade de horário para resolver problemas até mesmo fora do consultório

“A Agenda já me salvou inúmeras vezes. Com ela, consigo resolver questões do consultório às 11h da noite, depois de um dia muito corrido, por exemplo. Posso chegar em casa e encaixar uma paciente que está me pedindo socorro por WhatsApp, reorganizar procedimentos, cancelar consultas por causa de imprevistos… E também mandar recados para o celular das pacientes sem perder o sigilo do meu telefone privado, porque o disparo das mensagens é feito pela própria agenda. Isso é muito legal.”

Dra. Dulce Cristina Pereira Henriques, ginecologista em Curitiba (PR)

Dra-Denise-Moura-Figueira

4. Ganho de tempo ao não ter que ligar para cada paciente para confirmar consulta

"Tenho marcação no consultório, mas muitos pacientes marcam pela internet na Doctoralia. Então, uma das coisas que me atraiu foi parar com aquele negócio da secretária ter que ficar ligando para confirmar consulta. Isso dá um ganho de tempo legal".

- Dra. Denise Moura Figueira, pediatra no Rio de Janeiro

Dr-Marcio-Zapparoli

5. Praticidade no agendamento de consultas

“Costumo brincar que a Doctoralia é o iFood dos agendamentos médicos: o paciente consegue conhecer o profissional, ler as opiniões de outros pacientes e marcar a consulta. Ultimamente, já quase não mando o telefone do consultório para marcarem a consulta, envio direto o link do meu perfil.”

- Dr. Márcio Zapparoli, oftalmologista em Curitiba

5. E do ponto de vista do paciente, como agendar uma consulta online?

Graças à integração da Agenda Doctoralia com o perfil do especialista na plataforma, o agendamento de consultas online fica muito mais rápido para o paciente.

Tudo o que ele precisa, então, é visualizar os horários disponíveis e escolher o que melhor se adapta à rotina. 

Pai com bebê no colo realizando agendamento de consultas online à noite

Em suma, a jornada do paciente desde a pesquisa por ajuda especializada até agendar consulta passa a ter apenas três passos:

  1. pesquisa por um médico na Internet;
  2. tomada de decisão de agendar um horário para ser atendido;
  3. e agendamento de consulta pelo perfil do especialista na Doctoralia.

Um processo prático e rápido que vai de encontro com as necessidades de pacientes digitais cada vez mais imediatistas.

Conclusão

Pacientes cada vez mais digitais pedem médicos digitais. Por isso mesmo, é importante considerar o uso de novas tecnologias para aproximar ainda mais os clientes do seu negócio. Afinal, ser médico também é ser empreendedor. Concorda?

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas sobre o quanto o agendamento de consultas online pode ser útil para você e seus pacientes. 


Precisa de mais informações antes de escolher a Agenda Doctoralia? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos