6 dicas para evitar o absenteísmo em consultórios e clínicas de saúde - Doctoralia

Reduzir a taxa de absenteísmo dos pacientes, ou no-show, é um dos maiores desafios enfrentados por consultórios e clínicas das mais diferentes especialidades. Estima-se que até 65% das pessoas costumam esquecer das consultas marcadas.

A cada horário agendado e não cumprido, inicia-se uma reação em cadeia que impacta tanto o profissional da saúde quanto o paciente. Basta um caso de ausência no dia para que toda a rotina sofra alterações: a duração das consultas, as filas de espera, as solicitações de exames, os acompanhamentos e até mesmo a conclusão de tratamento podem ser prejudicados.

Com espaços ociosos na agenda, o consultório deixa de atender outros pacientes que poderiam ter seu horário antecipado e, como consequência, compromete seu faturamento.

A boa notícia é que é possível reduzir significativamente as faltas dos pacientes nas consultas. Acompanhe 6 dicas que podem auxiliar você nesta missão.

Crie o sentimento de comprometimento logo no agendamento

Uma medida bastante eficiente na prevenção do não comparecimento dos pacientes é gerar um senso de responsabilidade logo no momento do agendamento. É importante que a secretária seja enfática – sempre mantendo a cordialidade – quanto à importância do compromisso estabelecido.

Uma dica é finalizar o contato sempre confirmando a data e horário recém combinados e pedindo para que, caso aconteçam imprevistos, a equipe seja avisada com o máximo de antecedência. A partir do momento que o paciente se compromete a cumprir com sua palavra, ele fica menos suscetível ao esquecimento.   

Outra sugestão é reforçar a escassez de horários disponíveis, deixando claro que o reagendamento pode levar tempo.

Utilize a tecnologia a seu favor

A internet transformou a comunicação entre o consultório e o paciente, contribuindo muito para elevar a qualidade do atendimento. Ferramentas de gestão são fundamentais para otimizar o tempo e estabelecer um relacionamento mais próximo com os pacientes. 

A Doctoralia se destaca por reunir diversas soluções em uma só plataforma: promoção do consultório no ambiente online, gestão completa da agenda e interação com o público. Por meio de lembretes automáticos enviados via WhatsApp, você reduz o no-show em até 50% e consegue diminuir horários ociosos.

Agenda Doctoralia

Na Agenda Doctoralia, o profissional da saúde pode incluir todos os consultórios em que trabalha, diferenciar as visitas por local de atendimento e selecionar os dias e horários que deseja mostrar disponíveis aos pacientes, além de notificá-los a qualquer mudança. 


Quer conhecer mais detalhes sobre a Agenda Doctoralia? Clique aqui e descubra!


 

Seja um exemplo

Assim como em qualquer relacionamento, é preciso haver reciprocidade entre o profissional de saúde e o paciente. Portanto, não exija aquilo que não cumpre. Se você tem o hábito de atrasar ou desmarcar os atendimentos, o paciente pode se sentir no direito de fazer o mesmo. 

Cumprindo com os horários, você também fortalece o sentimento de comprometimento que citamos anteriormente.

Facilite a comunicação por diversos canais

Informe com clareza todas as formas de contato com o consultório e certifique-se de o atendimento é qualificado em todas elas. Caso o paciente sinta a necessidade de desmarcar a consulta, é imprescindível que isso possa ser feito com agilidade, facilidade e eficiência. 

Agenda Doctoralia - Automação de mensagens

Além disso, oriente o público para que sempre comuniquem a impossibilidade de comparecimento, mesmo que com pouco tempo de antecedência. Assim, o atendimento aos outros pacientes pode ser antecipado e cria-se a possibilidade de encaixe no final do dia.  

Com o software da Doctoralia, sua clínica ou consultório proporciona mais praticidade ao paciente no cancelamento ou reagendamento de consultas, que podem ser feitos online e em qualquer horário. Além disso, se um paciente solicitar uma mudança de última hora, uma mensagem automática é enviada aos demais para preencher a lacuna sem esforços.

Desenvolva uma relação de confiança

Pacientes novos são mais dispostos a faltar, já que ainda não criaram vínculos com o profissional. Durante o atendimento, é papel do doutor conquistar a confiança do paciente para que, assim, seja desenvolvida uma relação de compromisso mútuo.

Ao construir credibilidade, a clínica faz com que o cliente se sinta valorizado e acolhido. Em troca, ele se esforçará para cumprir com o combinado.

Divulgue informações completas sobre sua localização 

Facilite a vida do paciente informando o máximo de informações acerca da sua localização. 

Cadastre seu endereço nas ferramentas de busca – como o Google Meu Negócio –, informe os pontos de ônibus mais próximos e as linhas que circulam pela região, aponte referências e forneça um mapa detalhado, caso preciso. Atitudes como estas reduzem os atrasos, já que o trajeto será realizado com mais segurança.

Essas dicas foram úteis? Compartilhe! Dúvidas? Escreva para a gente :)