4 maneiras de manter a comunicacao com os pacientes durante a pandemia

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.

Por isso, pensamos em oferecer algumas dicas para gerenciar melhor essa comunicação durante a pandemia

Enviar informações confiáveis ​​e comprovadas

As crises dão lugar a muitas especulações e fake news, que podem causar confusão entre as pessoas e levá-las a seguir as recomendações erradas. Para ajudar a conter o caos, você pode aproveitar a situação atual e se posicionar como um ponto de referência para seus pacientes, enviando-os comunicados relevantes sobre a saúde.  Essa, certamente, é uma das formas mais potentes para fortalecer vínculos e construir uma relação de confiança com eles.

Você pode criar uma cadeia de mensagens (via e-mail, WhatsApp ou SMS) para manter os pacientes informados, acompanhando-os e ajudando-os a se sentirem menos vulneráveis nesse momento atípico da nossa história.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Se você tem pacientes em idade de risco, dê conselhos mais específicos para protegê-los;
  • Para aqueles que têm sintomas (ou presumem de) sintomas do COVID-19, você pode explicar como contatá-los e informar como você está disponível;
  • Comunique todos os números de emergência da saúde pública da sua região.

Abrir canais de comunicação entre paciente e especialista

Mais do que nunca, a figura do profissional de saúde se tornou símbolo de autoridade e confiança. Como médico, é necessário abrir espaços para interação com a população. 

Recomendamos que você escreva para seus pacientes - ou que incentive os especialistas da sua clínica a fazerem isso - com o intuito de descobrir como eles estão gerenciando este momento e para que saibam que têm seu apoio. Essa ação simples faz a diferença para que eles sintam-se apoiados e a admiração pelo seu trabalho só tende a crescer.

Um ponto importante: embora existam canais gratuitos para o envio de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, é altamente recomendável que você se concentre em uma solução exclusiva para o mercado sanitário para garantir mais segurança e privacidade de dados. 


A ferramenta de consultas à distância da Doctoralia permite a troca de mensagem entre médico-paciente respeitando protocolos de segurança da União Europeia e EUA. Todas as mensagens podem ser vistas no prontuário do paciente


 

Use as mídias sociais para comunicar mudanças

As mídias sociais também podem ser aliadas fiéis no contexto em que nos encontramos e seu consumo cresceu quase 40% durante a pandemia

Mais do que nunca, esses canais de comunicação estão sendo uma válvula de escape e,  graças à possibilidade de compartilhar mensagens para grupos inteiros, as mídias sociais podem ser usadas para atualizar pacientes sobre os protocolos de segurança durante a pandemia e seus novos horários e formas de atendimentos.

Recomendamos que use suas redes para postagens informativas e  também para envolvê-los no processo de retomada. 

Para criar interação e aumentar o envolvimento com o usuário, você pode optar fazer postagens em formato de perguntas. Após a publicação, não se esqueça de responder os comentários e agradecer àqueles que compartilham seu conteúdo: às vezes, um "curtir" é suficiente para demonstrar interação positiva! Além disso, você pode responder de maneira privada os pacientes que solicitarem informações mais específicas sobre os atendimentos. Mais dicas aqui.

Continuar a comunicar outros assuntos

gf-uroq-V5MV-mtyo_koronawirus-czy-twoj-telefon-zaraza-eksperci-tlumacza-1920x1080-nocropEmbora os comunicados de Proteção Civil atualizem o número diário de infecções e mortes, achamos muito importante ajudar os pacientes a manterem a máxima normalidade possível nesse período. Recomendamos que você envie comunicações e campanhas que possam facilitar a situação em que nos encontramos, como:

 

  • Mensagens de aniversário, 
  • Recomendações de podcasts e perfis confiáveis de saúde para seguir nas redes sociais
  • Lembretes de datas especiais (Páscoa, primavera, início do inverno ...)

Você pode organizar e enviar estas comunicações de maneira simples e rápida por softwares especializados, como é o caso da Agenda Doctoralia.

Por que se comunicar com os pacientes durante e após a pandemia?

O contato com os pacientes reforça a relação de confiança. Em um contexto pandêmico como o nosso, os hábitos dos pacientes mudaram e também a maneira de se comunicar com especialistas; e é preciso se adaptar a essas mudanças.

Claro que nada voltará a ser exatamente como antes. Mesmo no setor da saúde haverá a necessidade de simplificação e mais acesso a ferramentas que apoiam a medicina remota e mantém aberta a comunicação com os pacientes.