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As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

Realizamos diversas pesquisas entre os pacientes para saber como se comportam no âmbito da saúde on-line. 91% dos pesquisados reconheceram que procuraram médico na internet e a maioria começou a busca pelo Google. Quais critérios determinaram a escolha nos casos em que o médico foi encontrado on-line? Segundo o Relatório da Doctoralia sobre Saúde e Internet, mais da metade dos usuários considerou  importante consultar as opiniões de outros pacientes.

Além disso, de acordo com os dados do site europeu ZnanyLekarz.pl, os médicos que têm 10 ou mais opiniões tiveram, aproximadamente, cinco vezes mais consultas que os médicos com um número menor de opiniões. E aqueles que têm mais de 30 opiniões conseguiram nove vezes mais consultas que os perfis que tinham menos de 10 opiniões.

É importante salientar que poucas opiniões negativas isoladas não produzem impacto negativo na imagem do médico; pelo contrário. Segundo indica a análise dos dados de nosso serviço, mais de 60 % das consultas são feitas com médicos que têm, pelo menos, 1 opinião negativa. O perfil destes médicos tem mais credibilidade, e os leitores são perfeitamente capazes de valorizar corretamente cada opinião.  

Mas a final, por que as opiniões de outros pacientes são tão importantes?

Escolhemos aquilo que conhecemos, pois aceitamos, de forma automática, que o conhecido é melhor que o desconhecido. Os humanos sempre gostam de guiar-se pela opinião de outras pessoas na hora de escolher produtos e serviços, e raras vezes utilizam serviços fornecidos por profissionais sem referências. Escolhemos com mais frequência as ofertas que sabemos que atraiu previamente o interesse de outras pessoas.

Como mostrar ao paciente a importância de deixar uma opinião sobre seus serviços médicos

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É importante motivar seus pacientes a compartilhar uma opinião após a consulta, pois isso pode ser benéfico tanto para outros usuários que buscam um médico de sua especialidade, quanto para você, que poderá aprimorar seus serviços e sua reputação na internet. Mas como engajá-los nesse processo? A seguir, enumeramos diferentes formas de fazer isso:

1| Recepção e médicos. Seus funcionários podem informar diretamente aos pacientes sobre a possibilidade de publicar opiniões sobre o centro de saúde ou especialista; o assunto pode ser comentado com tranquilidade.

2| Widget Doctoralia: Você pode inseri-lo no site de seu consultório ou clínica de saúde para que os pacientes tenham acesso ao resumo das avaliações deixadas no seu perfil no Doctoralia. Ao clicar no link, o usuário será direcionado para seu perfil e terá acesso a todas as opiniões sobre seus serviços médicos.

3| Doctoralia. Esta plataforma é um lugar de intercâmbio natural de opiniões sobre médicos e especialistas. É importante saber que as opiniões devem seguir as normas de publicação e ser previamente aprovadas por um moderador. Para obter melhores resultados, é fundamental garantir que todos os médicos que trabalham no centro de saúde tenham seu perfil atualizado na plataforma, e que o perfil de toda equipe esteja  ligado ao perfil do centro de saúde. 


Se você quer mais informações sobre as soluções da Doctoralia, temos uma equipe para te ajudar. Deixe seus contatos aqui.

4| E-mail. Após a consulta, você pode informar ao paciente por e-mail ou mensagem no celular sobre a possibilidade de deixar uma avaliação sobre o serviço  médico recebido. Neste caso, deve-se incluir o link para o lugar no qual espera-se que a recomendação seja feita: o site do centro de saúde, o perfil da plataforma Doctoralia. Quando o paciente agenda um horário diretamente pelo calendário online da Doctoralia, a própria plataforma envia-lhe um e-mail após a consulta incentivando-o a deixar uma opinião.  

5| Cartão de visita e materiais de promoção. O paciente também pode ser informado sobre onde deixar e encontrar opiniões sobre você ou seu centro de saúde nos cartões de visitas e flayers promocionais. Inclua algumas indicações bem simples que os ajudarão a encontrar com facilidade os sites em que você mantém seu perfil e lembre-se sempre de buscar espaços confiáveis e com credibilidade.

6| SMS. Se dispomos do número de celular dos pacientes, poderemos enviar-lhes lembretes de consultas, ao mesmo tempo que lhes recordamos a possibilidade consultar e compartilhar opiniões, indicando-os o site disponível para que essas ações sejam executadas. Essas mensagens podem ser enviadas manualmente ou via ferramentas disponíveis para o envio automático (como SerwerSMS, TideMobile).  

Dúvidas? Não fique com elas!

Às vezes, os médicos resistem em pedir aos pacientes que compartilhem sua opinião temendo que considerem inapropriado. Porém, não tem nada de mal pedir a opinião de alguém, sempre que seja feito maneira clara, transparente e espontânea. O paciente satisfeito adorará recomendar seu médico para os outros.

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