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Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.

A seguir falaremos sobre os principais deles e você verá porque é importante conhecê-los

KPI: a sigla em inglês Key Performance Indicators é usada no marketing para medir a eficiência de uma campanha ou ação. Na prática, te ajuda a avaliar se está atingindo suas metas, por meio de indicadores de performance que te ajudem a cumprir seus objetivos de negócio. Você pode estar interessado em elevar o tráfego de seu perfil na Doctoralia para atrair mais pacientes, enquanto outro profissional deseja aumentar as visualizações em seu canal no YouTube para melhorar a reputação, por exemplo. Esses indicadores variam de acordo com as prioridades de cada especialista, sendo de extrema importância defini-los para avaliar se o seu investimento está valendo à pena.

Conversão: como o próprio nome sugere, trata-se do quanto sua ação de marketing converteu, e explicaremos melhor com um exemplo: se o seu KPI é conseguir mais pacientes por meio do site, você deverá investir em mais publicidade e/ou conteúdo para este canal. No entanto, sua taxa de conversão não será o crescimento de visitas do site, mas sim quantas dessas visitas marcaram efetivamente a consulta. Abaixo falaremos mais sobre como melhorar sua conversão.

Landing Page: trata-se da página de destino de uma campanha, ou seja, para onde enviarei o Internauta impactado com meu anúncio para que possa convertê-lo em um paciente. Nestas páginas o design atrativo e a otimização devem ser pensados com o máximo de cuidado para melhorarmos os resultados. Exemplo: você quer conseguir mais pacientes pela Internet e fez um anúncio no Facebook. Ao clicar no anúncio, o usuário deve ser direcionado para uma página onde encontre facilmente seus contatos e qualificação profissional, a possibilidade de marcar a consulta direto pela Internet e também de enviar mensagens privadas para você em caso de dúvidas. Todo o conteúdo deve ser pensado para conversão.

Impressões: É o número de vezes que uma publicação ou anúncio aparece para os usuários - ainda que seja visualizada várias vezes pela mesma pessoa. Se você divulga seu consultório em um post no Instagram, por exemplo, o número de impressões corresponde à quantidade de vezes que esse conteúdo passou pela timeline da sua audiência.

CTR: outra sigla em inglês para calcular o Click-Throught Rate, ou seja, o número de clicks em relação às impressões. Para entendê-lo, voltemos ao exemplo do post no Facebook e imaginemos que ele teve 5.000 impressões e recebeu 80 clicks que levaram o internauta para sua landing page. Seu CTR será de 1,6%. É importante acompanhar este índice para medir a efetividade e atratividade dos seus conteúdos.

CPC: é uma unidade muito usada quando se investe em Google Adwords, pois indica o custo por clique (Cost per Click) de um anúncio, isto é: te ajuda a saber quanto custou cada visita para a sua landing page e calcular se o investimento valeu à pena. Suponhamos que você criou um anúncio para promover seu perfil na Doctoralia, e esse anúncio recebeu dois clicks, um a R$ 0,20 e outro a R$0,40, com um custo total de R$ 0,60. Ao dividir R$0,60 (custo total) entre 2 (número total de cliques) seu CPC médio seria de R$0,30.

CTA: é a sigla para chamada para ação (Call to Action), um elemento super importante do Marketing Digital. Como o próprio nome diz, chama o Internauta para realizar uma ação do seu interesse, como “Compre agora”, Entre em contato”, etc. O CTA é geralmente representado por um  botão para sua landing page ou canal de interesse e pode ser aplicado não só nos anúncios, mas também em e-mails e posts nas redes sociais.

SEO: Search Engine Optimization é um tema sobre o qual falamos muito no blog e é de extrema importância para definir a posição orgânica do seu site no Google, ou seja, desatrelada de anúncios. O SEO reúne uma série de práticas para ser mais eficaz e falamos sobre elas aqui.

Lead: faz referência a um usuário que mostrou interesse no serviço/produto que você oferece, atraído por suas ações de marketing na Internet. Suponhamos que você realizou uma transmissão ao vivo no Facebook para tirar dúvidas sobre um tema de sua especialidade e 50 usuários participaram da sessão. Cada um deles se converteu em lead, pois já demonstrou interesse por você e conheceu mais sobre o seu trabalho. Ele poderá se tornar um paciente futuro dependendo da maneira como você der continuidade ao contato e promover o relacionamento.


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