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O relacionamento com o paciente também faz parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.

Dicas para promover o bom relacionamento e se beneficiar dele para atrair novos pacientes.

1| Conteúdos de oportunidade: Saiba identificar temas de oportunidade para estimular conversas em seus canais. Avaliar as dúvidas mais comuns dos seus pacientes no consultório e na Internet e transformá-las em conteúdo de interesse contribui para abrir novos diálogos em torno de você. Você pode gravar um vídeo, escrever um post ou mesmo enviar um e-mail para a sua base de dados.

2| Resposta às dúvidas: reserve tempo para dialogar com sua audiência na Internet, pois a opinião médica tem muito valor. “Ouça” o que os pacientes têm a dizer e participe dessas conversas, seja respondendo à perguntas pela Doctoralia, comentários em seu blog ou em suas redes sociais ou mesmo um e-mail.

3| Reverta as reclamações - saber converter críticas em oportunidades conta muitos pontos ao seu favor. Quando você recebe uma reclamação, o mais importante é mostrar sua preocupação em melhorar. Se o erro realmente existiu, apresente sempre uma solução para repará-lo. Caso ainda não tenha encontrado uma resolução para o problema, não deixe o paciente sem feedback. Responda com sinceridade, mas mostre que você está empenhado. Ao responder de forma educada às opiniões negativas você também contribui para passar uma boa imagem sobre a sua postura profissional.

4| Comentários positivos na Internet - a opinião de clientes satisfeitos são seu melhor marketing. Elas estimulam recomendações para novas consultas, visibilidade e até ajudam a melhorar o seu posicionamento nos buscadores, por isso:

  • Estimule-os! Muitos pacientes não escrevem uma avaliação sobre seu trabalho simplesmente por não saber onde fazê-lo, então, incentive-os! Quando uma consulta é marcada diretamente pelo seu perfil na Doctoralia, o usuário já receberá um e-mail depois do atendimento lembrando-o de deixar uma opinião em seu perfil. Se você não tem ativado esse recurso, avise-o dessa possibilidade na recepção depois da consulta, por exemplo.
  • Valorize-os! Agradeça sempre que o paciente deixar um comentário positivo em seus canais. Isso demonstra que você tem apreço e está aberto a escutá-los - o que é bem visto tanto pelos pacientes atuais, como por um possível paciente que te encontrou pela Internet.
  • Promova-os! Compartilhe as opiniões publicadas ao seu favor em seu site e redes sociais. Uma opção é inserir o Widget Doctoralia na sua homepage, assim pacientes poderão visualizar um resumo das avaliações deixadas no seu perfil.

Aumente os resultados do seu consultório oferecendo marcação de consultas pela Internet, envio automatizado de SMS, recordatório de opinião e mais exposição online.


5| Torne-se essencial - já dissemos aqui que o seu momento com o paciente é o mais importante. Faça a diferença como profissional sendo atencioso e escutando o que ele tem a dizer, seja transparente e assegure-se que ele saia da consulta sem dúvidas. Se você tiver possibilidades, seja acessível também depois da consulta oferecendo um canal de contato direto ao paciente em horário comercial, que pode ser gerenciado com a ajuda de sua secretária, por exemplo.